BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

17 de março de 2020

Sprint Planning: o que é e como planejar as entregas da sua equipe

Para garantir um bom alinhamento em todas as etapas de um projeto e usar a metodologia da maneira mais eficiente, o Scrum é munido de alguns eventos e, dentre esses, quatro reuniões. Sendo elas:

Embora, para olhares inexperientes, tais reuniões possam parecer um investimento de tempo “desnecessário”, são esses eventos que garantem a autonomia da equipe, um alinhamento entre os profissionais, redução de impedimentos no percurso, aumento de produtividade e uma série de outros benefícios para as equipes.

Ao mesmo tempo, a adoção de tais práticas sem uma avaliação da sua utilidade para a equipe pode ser igualmente prejudicial. A realização de reuniões desnecessárias consome tempo produtivo do time, ao mesmo tempo que gera uma desmotivação pela falta de utilidade prática do momento, o que pode gerar descrédito com a metodologia.

No IEEP, acreditamos que a adoção de metodologias (sejam ágeis, ou não) varia de acordo com a organização em questão. Para algumas empresas, pode ser mais benéfica a utilização do Scrum “ao pé da letra”,  enquanto para outras faria mais sentido a adaptação das práticas desta metodologia. Para, ainda, um terceiro grupo de empresas, a melhor recomendação pode ser a adoção de metodologias tradicionais.

Confira, nesse artigo, dicas por onde começar e como fazer o planejamento da Sprint (Sprint Planning) para obter melhores resultados no seu empreendimento.

O que é uma Sprint?

Para a realização do Scrum, os projetos são divididos em ciclos curtos chamados Sprints.

A Sprint é um espaço de tempo no qual determinadas atividades pré-determinadas devem ser executadas.

Segundo o guia do Scrum, uma sprint deve possuir uma duração entre 1-4 semanas. O que percebemos na prática é que a grande maioria das equipes preferem sprints mais curtas, optando por períodos de uma ou duas semanas.

O que é o Sprint Planning (Planejamento da Sprint)?

O Sprint Planning é o evento que abre um novo ciclo de execução, a Sprint. De maneira simples, ele é responsável pela priorização das atividades que serão executadas dentro da Sprint recém iniciada.

O Dono do Produto (P.O.) discute o objetivo deste ciclo com a Equipe e com o Scrum Master. Eles então colaboram para alcançar um entendimento mútuo do objetivo da sprint e do trabalho necessário para alcançá-lo.

Em seguida, a equipe estima todos os itens do Backlog do Produto que ainda não foram executados ou novos itens que surgiram durante a discussão do objetivo da Sprint (o time pode precisar dividir grandes entregas do Backlog do Produto em peças de trabalho menores e mais gerenciáveis).

A equipe, então, “puxa” da parte superior do Backlog do Produto, a quantidade de trabalho que eles prevêem que pode ser concluída dentro daquela Sprint. A capacidade da equipe, que quase sempre varia de semana para semana, também precisa ser levada em conta.

A previsão de entrega da equipe agora se torna o Sprint Backlog.

É importante para a equipe decidir o quanto de trabalho que é possível ser feito na próxima Sprint e não ser pressionado por alguém de fora da equipe para fazer mais. Uma das principais ideias do Scrum é que apenas as pessoas que estão diretamente envolvidas no projeto tem o real conhecimento da quantidade de esforço que é necessária para cada entrega.

Dicas para a realização da Sprint Planning

1) Como todos os eventos do Scrum, a reunião de Sprint Planning (Planejamento da Sprint) é realizada dentro de um período de tempo pré-determinado. Não se deve demorar mais do que duas horas por semana de duração da Sprint para a realização desta reunião.

2) Se você está procurando formas de reduzir o tempo investido para essa reunião, recomendamos o refinamento regular e efetivo do Backlog. Esta ação reduzirá drasticamente o tempo gasto no Planejamento da Sprint.

3) É muito comum sentirmos o desejo de incluir mais entregas do que o time é capaz de executar durante a Sprint Planning. Porém, o Sprint Backlog é a priorização das ações a serem feitas dentro da próxima Sprint. Temos de entender que o nosso tempo é limitado e, consequentemente, não conseguimos entregar “tudo”. Seja realista na sua previsão.

 “As pessoas estão deixando de ser seletivas, elas tentam fazer um pouco de tudo. O resultado é que elas sentem que estão sempre trabalhando, mas que também estão sempre atrasadas.” – McKeown em Essencialismo

Para integrar estratégias inovadoras para o seu projeto, acesse a Biblioteca IEEP e baixe gratuitamente os materiais disponíveis para aumentar a produtividade da sua equipe.

Biblioteca IEEP

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!