BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

21 de fevereiro de 2020

Sprint Review: O que é e por que você deveria começar a fazer

Você já teve dificuldade em concluir objetivos e metas na sua empresa? Executar projetos com excelência é uma tarefa trabalhosa que pode dar errado na hora de torná-los reais. E é por isso que muitos empreendedores adotam metodologia ágeis para otimizar tempo no desenvolvimento das ideias. O Scrum – e a revisão de seus sprints – é uma delas.

Colocar as ideias no papel é um processo que exige muita concentração e organização, principalmente em uma empresa. Entretanto, muitas vezes, essa é a parte fácil. Conseguir integrar todos os pilares de um negócio, para estimular uma transformação ágil, requer uma estratégia de planejamento eficiente.

É pensando nisso que a metodologia ágil Scrum tem como princípio básico o desenvolvimento de projetos com eficiência e que geram mais valor para o cliente final, seja ele externo ou interno. Só que, mais do que apenas manter uma rotina específica de produção, também é fundamental revisar o resultado final.

Muitas vezes ignorada, a revisão de sprint (Sprint Review), também conhecida como “Demonstração do Produto”, é um ponto essencial para verificação do produto.

Revisar a situação do projeto no final de cada sprint é um passo muito importante para analisar o que já foi feito até aquele momento e como prosseguir adiante. Portanto, confira a seguir as principais vantagens da Sprint Review!

Scrum Framework Sprint Review

Revisar para analisar

No Scrum, nós temos 4 reuniões principais:

  • Reunião de Planejamento da Sprint (Planning);
  • Reunião Diária (Daily);
  • Reunião de Revisão da Sprint, ou Demonstração do Produto (Sprint Review);
  • Reunião de Retrospectiva.

Nesse artigo iremos abordar mais profundamente o terceiro item dessa lista.

O principal objetivo da revisão de sprint (Sprint Review) é validar as entregas da equipe e verificar se os critérios estabelecidos no planejamento foram executados. É o momento de coletar os feedbacks do que a equipe construiu.

Em outras palavras, esse objetivo pode ser entendido como uma conversa entre a equipe e as partes interessadas sobre como melhorar o produto.

As pautas da reunião são:

  • Apresentação das entregas pela equipe;
  • Feedback do Product Owner;
  • Validação se a entrega foi concluída ou não.

A reunião em si deve ser rigorosamente marcada para não mais de uma hora por semana de Sprint, sendo realizada 1 vez por Sprint. Assim, uma Sprint de duas semanas teria uma revisão de duas horas, enquanto uma sprint de uma semana teria uma revisão de uma hora.

Quem participa da Sprint Review:

  • Todos da equipe que executam as entregas da sprint ;
  • quem valida (geralmente Product Owner).

Revisar é fundamental para que todos tenham uma visão geral de como está o procedimento do projeto e o que precisa ser melhorado ou não para seguirem em frente.

Outro aspecto importante, mas muitas vezes negligenciado, da Review é ter uma entrega funcional. O objetivo da revisão é obter feedback do cliente e do usuário final. Se a entrega não for passível de feedback, não é possível iniciar esse ciclo de revisão importante. Lembre-se, a revisão inclui uma demonstração, mas o foco deve ser uma conversa.

Exemplo: Podemos pensar em como uma entrega passível de feedback a capa de uma apostila do IEEP. Se no dia da revisão de sprint a equipe responsável entregar apenas o esboço da arte, não será possível ter uma discussão tão rica quanto seria caso fosse entregue um exemplo de capa impressa.

Quer saber mais sobre como os processos de transformação ágil podem ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso? Então, descubra quais são os benefícios do Scrum!

O projeto agradou ou não: eis a questão

Depois que os colaboradores compartilham os avanços durante o sprint, chega o momento de decidir se o projeto vai ser adotado ou não.

A discussão de ideias nesse momento é essencial para que todos analisem se estão felizes com o resultado da execução do projeto. Encontrar o melhor direcionamento é fundamental para o sucesso, logo é importante que existam sugestões e críticas durante o processo.

Caso a ideia não for aprovada, seja por problemas de funcionamento ou outros, não é motivo para desânimo. Isso é importante para equipe rever seus conceitos iniciais e modificar aquilo que está dando errado no momento. Assim, os colaboradores garantem o sucesso pleno do projeto desenvolvido.

Revisar também é aprender

Os seres humanos são movidos ao aprendizado constante. E é errando que aprendemos com nossas falhas. Para a metodologia do Scrum não é diferente: é cometendo erros durante o desenvolvimento de uma ideia que a equipe aprende a melhorar e crescer gradativamente.

Alinhar as expectativas iniciais do projeto com a sua execução é uma tarefa que exige muito esforço e dedicação da equipe envolvida, portanto revisar é a chave para organizar as ideias e frear nos momentos de indecisão ou erros na execução.

Para alcançar o objetivo desejado é preciso errar e aprender com erro, caminhando em direção ao sucesso que a empresa tanto sonha.

Gostou de conhecer as vantagens da Sprint Review dos seus projetos? Baixe o nosso ebook sobre o Scrum para conhecer essa metodologia de desenvolvimento ágil que vai revolucionar a sua empresa!

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Abrir chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é a Fernanda, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!