Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

25 de julho de 2018

O que é Scrum, qual a importância e como implementar

Muitas empresas buscam por um modelo de gestão que seja mais eficaz e que gere resultados mais ágeis. Uma das melhores formas de trabalhar nesse tipo de gestão é adotando o Scrum. Adotado primeiramente nas empresas de Tecnologia da Informação, ele é hoje uma tendência mundial. Por isso, reservamos algumas dicas para você ficar, de uma vez por todas, entender o que é o Scrum e ficar por dentro dessa metodologia.

o que é scrum

O que é Scrum?

O método surgiu em um contexto de atraso de entregas de projetos e pouco valor gerado por esses. Dessa forma, ele trouxe muitas soluções para melhorar essa situação em diversas áreas, setores e departamentos. Por isso o Scrum é muito bem aceito em todas as suas formas de aplicação.

Simples e ágil, a metodologia é utilizada por empreendedores e startups e tem um entendimento muito natural. Esse é um dos motivos pelos quais as pessoas podem, inclusive, aplicá-la na sua vida pessoal. Dessa forma, gerir a própria vida através do Scrum.

Entender o que é o Scrum ajuda às pessoas descobrirem novas formas de superar os principais desafios dentro dos projetos de atuação e a fazer com que eles comecem a alcançar melhores resultados.

Como entender o Scrum

O Scrum ordena a execução de atividades de acordo com  prioridades, ou seja, foca em planejamentos mais curtos e práticos para que seja dada a importância para as coisas certas.

Para entender, de fato, como o Scrum acontece na prática é preciso internalizar informações sobre os modelos tradicionais de gestão. Isto é, para mudar o modo com que fazemos hoje precisamos entender o que não repetir daqui para frente.

A verdade dos primórdios do Scrum é que ele nasceu para ser uma organização que proporcionasse o bem coletivo a partir da participação de cada membro do time. Ou seja, para alcançar um processo de funcionamento ágil e de entregas de valor, é necessário que todos estejam de acordo com suas tarefas e entregas.

Leia também:

Entendemos o que é o Scrum, mas como implementar?

Uma das principais perguntas sobre o Scrum é “como implementar essa metodologia na minha empresa/vida?”. Mas antes de começar a colocar o Scrum em prática é preciso entender como está o cenário da sua empresa. Isso porque a partir desse diagnóstico você conseguirá entender necessidades e dores para serem apontadas no Scrum.

O primeiro passo do Scrum

Comece por etapas. Isto é, não adianta ir com muita vontade e implementar o Scrum em todas as áreas da empresa de uma só vez. O primeiro passo, inclusive, pode ser aplicado em um projeto específico para, a partir de então, aprender com os erros e com a convivência do Scrum.

Quando você implementar em um projeto terá dados reais para apresentar as mudanças para a equipe. Além disso, já estará familiarizado para implementá-lo em todas as equipes da empresa.

Para entender o Scrum por completo

Todo gestor que trabalhar com a metodologia de Scrum precisa entendê-lo por completo. Para isso, o Scrum para iniciantes precisa abordar temas como:

  • Product Backlog
  • Sprint
  • Sprint Backlog
  • Reuniões diárias (Daily Scrum)
  • Reuniões Scrum
  • Incremento no produto
  • Equipe Scrum e seus papéis
  • Como gerenciar o Scrum

Para ajudá-lo a entender todos esses passos e outros, o IEEP oferece um curso prático e totalmente voltado para o entendimento completo dos processos por Scrum. Para saber mais é só clicar aqui. Além disso, você pode falar com um de nossos especialistas sobre o tema clicando aqui

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by