BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

13 de fevereiro de 2020

O que é um Scrum Master e qual o seu papel?

Antes de abordarmos o papel específico do Scrum Master, vamos entender o contexto no qual essa função se mostra necessária.

Especialistas chamam a era que estamos vivendo de “Era Ágil”. E não é por menos, afinal, o mundo atual muda em uma velocidade nunca vista antes.

Isso impacta diretamente na forma como fazemos nosso trabalho, lideramos pessoas, definimos a estratégia da nossa organização e nas diversas outras esferas da vida, como comprovam os dados abaixo:

  • As informações técnicas do mundo duplicam em menos de dois anosOrganizações Exponenciais
  • 2/3 das crianças matriculadas no ensino fundamental trabalharão em empregos que ainda não existemONU
  • 47% dos empregos terão desaparecido daqui a 25 anos – The Economist

P.S.: Você consegue ver a probabilidade de um “robô roubar o seu trabalho” no futuro através desse estudo realizado pela Universidade de Oxford (em inglês).

Nesse cenário, os projetos ágeis estão mudando a forma como o mercado e as organizações se organizam.

Este é um modelo novo, popularizado pelas empresas de tecnologia, mas que já é a realidade nos mais diversos tipos de empresa, como aponta um estudo publicado pela HSM, 71% das organizações já usam alguma abordagem ágil.

Mas, é claro que existem muitas dúvidas sobre o assunto. Por exemplo, o Scrum Master tem um papel ideal de organizar os projetos. Mas, qual é este papel exatamente?

Então, neste artigo, você vai entender isso. Vamos responder:

  • O que é o Scrum Master?
  • Qual é o papel do Scrum Master?
  • Como se tornar Scrum Master?

O que é Scrum Master

O que é um Scrum Master?

Primeiramente, o Scrum Master pode ser entendido como o gestor de projetos, de acordo com a metodologia Scrum de Projetos Ágeis, apesar de ele ter uma função diferente do gestor tradicional.

A ideia por trás deste método é trabalhar com ciclos mais curtos, variando de uma a seis semanas, conhecidos como Sprints. Todos estes sprints têm um ciclo de avaliação do histórico de outros sprints, implementação e avaliação de resultados.

papel do Scrum Master é garantir que o time esteja totalmente funcional e produtivo, além de assegurar que o processo como um todo esteja sendo seguido. Seu trabalho é facilitar as daily scrums, ou seja, pequenas reuniões diárias, de no máximo 15 minutos, em que a equipe fala sobre o andamento do projeto. Também é de sua responsabilidade contornar qualquer obstáculo que os profissionais mencionem nestas reuniões.

Qual é o papel do Scrum Master?

Portanto, sendo um pouco mais específico, o Scrum Master trabalhará na facilitação dos projetos ágeis em uma única equipe. É possível que ele trabalhe com mais de uma, se for necessário, mas o ideal é que ele trabalhe com apenas uma.

Na prática, o Scrum Master de projetos ágeis assume um papel misto de líder e de servidor. Ele precisa apresentar características de liderança, para garantir que a equipe está rumando no caminho certo, ou seja, está seguindo a sprint de acordo com a sua capacidade e as prioridades do projeto.

Porém, como dito acima, seu papel principal é atuar como um facilitador da equipe, garantindo sua capacidade de produção. O Scrum master não gerencia a equipe, pois uma das maiores características dos projetos ágeis é que a equipe seja “autogerenciável”. O papel deste profissional é garantir que todos tem o que precisam para fazer o seu trabalho, especificamente de acordo com o que é mencionado nas daily scrums.

Como se tornar um Scrum Master?

Umas das dúvidas mais comuns para empresas que procuram implementar uma metodologia ágil é por onde começar. Por exemplo, como se tornar um Scrum Master?

É uma pergunta simples de responder, visto que não é preciso nenhuma habilidade especial específica para ser Scrum Master. É um trabalho que foca na gestão da equipe, o que significa que o mais importante não é, necessariamente, o seu conhecimento técnico em relação ao assunto.

Em projetos ágeis, este profissional precisa ter a mentalidade ágil e implementá-la no projeto, além de ter características de líder e de gestão de pessoas. Portanto, qualquer profissional pode se dedicar em executar essa função.

É claro que, dependendo do desafio que você irá enfrentar, pode ser necessário um conhecimento maior sobre a função ou até uma experiência prévia mais robusta. Nesses casos, vale a pena pensar no investimento em uma certificação que garanta a bagagem técnica necessária para o desempenho da função, além da mesma servir como um “comprovante” dos seus estudos na área.

Se interessou sobre o assunto? Você pode começar conferindo o nosso e-book completo sobre o assunto. Faça o download do material abaixo.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!