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29 de maio de 2018

O que é liderança e como colocar em prática agora mesmo

O que é liderança?

Liderança é uma relação humana que envolve pessoas, emoções e relacionamento. Essa é a grande diferença que define a gerência de uma organização da liderança da mesma. Por isso, vamos ver um pouco mais sobre a essência da liderança no texto a seguir.

Essência da liderança

Quando falamos nas habilidades de gerenciar, estamos descrevendo a habilidade de planejar, executar, ordenar, organizar, coordenar e/ou controlar TAREFAS.
Enquanto isso, “a habilidade de liderar é muito diferente da habilidade de gerenciar. Pessoas não se gere, se lidera”, afirma Ross Perot.

Ao falarmos sobre a essência da liderança nós estamos descrevendo a habilidade humana de lidar com pessoas e influenciá-las. James Hunter, autor do livro o Monge e o Executivo, define liderança como:

“A habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns.”

Portanto, a essência da liderança não está no cargo em que se ocupa, mas na habilidade de influenciar as pessoas. E logicamente, sabemos que influenciar pessoas é sempre um grande desafio e, então, devemos no perguntar o seguinte.

Como influenciamos outras pessoas?

Para entender o que é liderança, temos primeiro de entender essa pergunta: todas as pessoas são influenciadas da mesma forma? Todas elas continuam motivadas pelo mesmo fator durante o ano inteiro?

Nós, no IEEP, acreditamos que não. A motivação muda constantemente e depende de cada um.

Então, como saberemos como motivar as pessoas, se a motivação muda a todo momento?

Apesar de ser um grande desafio, a resposta para essa pergunta é simples: por meio de um relacionamento próximo, criação de um laço emocional forte e uma grande habilidade de empatia.

Na alma e essência da liderança percebemos que o papel do líder é exatamente promover uma conexão emocional tão forte que será capaz tanto de entender as necessidades das pessoas (empatia) quanto criar a confiança necessária no liderado para ele se abrir.

George Kohlrieser, mega especialista em liderança diz: “Se você criar um laço emocional e entender as necessidades das pessoas, você é capaz de mudar o mindset dela”.

Então, eu te pergunto: o quanto você é conectado com o seu time? O quanto você conhece os seus liderados?

Sem uma conexão autêntica, não temos um relacionamento bom. Sem um relacionamento bom, não temos a confiança necessária para compartilhar o que sentimos. Dessa forma, sem a confiança, não há segurança psicológica para o time realmente ser unido. E assim, não há como criar uma equipe que tenha a alta performance.

Portanto, é importante que você como um líder esteja a todo momento praticando a sua habilidade de empatia de sempre se colocar no lugar do outro. Para isso, Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional, destrincha a empatia em três focos, sendo todos extremamente importantes:

  1. Empatia cognitiva: capacidade de sentir como o seu liderado pensa. É essencial entender o que passa na cabeça dele para você conseguir saber como motivá-lo, como lidar com ele e explorar o seu melhor.
  2. Empatia emocional: habilidade de sentirmos em nós as emoções do outro. É igualmente importante ter o feeling da outra pessoa, pois o que move, de fato, as pessoas é o seu lado emocional.
  3. Preocupação empática: habilidade de ser sensível as necessidades da sua equipe. Como líder, você deve saber o que a sua equipe precisa. Isso é um processo contínuo, pois as necessidades mudam.

Colocar-se no lugar do outro é a chave para a criação da conexão autêntica, que é a base da influência.

Leia também: Para ser um grande líder mude sua forma de pensar

Tendo isso em vista, sabemos que o foco do líder para fortalecer relacionamentos na equipe é importante. Por isso, no IEEP, nossa prática mostra que essa atitude traz um aumento muito relevante no clima organizacional. Isto é, no conjunto de percepções, sentimentos e pensamos positivos em um certo momento.

E sabe qual é o resultado da melhoria do clima organizacional?

Segundo o psicólogo de Harvard David McClelland: “O clima organizacional é responsável por cerca de um terço do sucesso financeiro de uma empresa”.

Isto é: mais relacionamento, traz mais confiança, que gera mais resultados e mais lucro. Portanto, não deixe nunca de focar no lado humano, pois ele traz muito resultado.

E aí, que tal chamar seus liderados e sua equipe para tomar um café hoje?

Nicolas Giffoni, co-fundador do IEEP

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