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24 de julho de 2019

Os 6 Estilos de Liderança: Identifique, entenda e adapte-se

O papel singular do líder é gerar resultados junto a sua equipe e buscar constantemente melhorar o desempenho da mesma com este objetivo. Porém, isso não é uma tarefa fácil. Para isso, a liderança precisa de pessoas qualificadas e motivadas.

Partindo do entendimento que liderar é influenciar pessoas, é importante entender que:

1) as pessoas são influenciadas de formas diferentes para que elas deem o melhor de si;

2) cada situação e contexto da organização e equipe exige estilos de liderança diferentes, que impactam de forma diferente no clima.

Grandes líderes são flexíveis e adaptáveis, dado que cada equipe, situação, resultados a serem alcançados e cenário da empresa mudam constantemente. Portanto, você, como líder, terá que trabalhar diferentes atitudes e estilos de liderança em prol de gerar resultados.

Os 6 estilos de liderança

Diante disso, o especialista em inteligência emocional, Daniel Goleman, traz em seu livro: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso, uma pesquisa baseada em uma amostra aleatória de quase 4 mil executivos do mundo inteiro, que identificou seis estilos de liderança que devem ser usados em situações diversas, de acordo com as pessoas que você trabalha, posição na empresa, onde você pretende chegar e cenário atual.

O mais importante é que: os líderes com os melhores resultados NÃO dependem de apenas UM estilo de liderança. Eles usam muitos em uma determinada semana. Vamos entender melhor quais são eles.

Os seis estilos de liderança são: Visionário, Coaching, Afiliativo, Democrático, Marcador de Ritmo e Coercivo. Entenda agora como você tem aplicado cada um deles na sua realidade hoje, acessando nosso teste.  Vamos explanar abaixo o que marca cada estilo:

Líder Visionário

O primeiro estilo de liderança é o visionário, que se trata do líder que tem uma visão clara de onde quer chegar no futuro e é entusiasmado com o futuro. Ele motiva as pessoas deixando claro como o trabalho delas se enquadra na visão maior da organização.

Pessoas que trabalham com este líder, entendem porque fazem o que fazem e como o trabalho delas importa para uma visão vibrante e entusiástica. Ele possui um padrão de sucesso claro, ao mesmo tempo que flexibiliza o meio, isto é, o caminho que cada um fará para atingir o resultado esperado.

Dentre os demais estilos de liderança, este foi apontado, pela pesquisa, como o mais eficaz quando aplicado constantemente.

Líder Coaching

O segundo trata-se do líder coaching, que é a pessoa que está preocupada com o desenvolvimento máximo de cada um de seus liderados e os ajuda a enxergar fraquezas e forças e vincula isso aos sonhos de cada um.

Esse jeito de lidar com pessoas está disposto a superar o fracasso e estimula o aprendizado a longo prazo de todos; para isso está tendenciado a fazer sempre mais perguntas do que fornecer respostas, dão feedbacks abundantes.

Dão tarefas desafiadoras mesmo que isso signifique que as tarefas não serão realizadas de forma rápida. Seu impacto no clima é positivo e funciona bem em equipes já dispostas a mudar e evoluir.

Quando deparado com funcionários resistentes a esta abordagem, não funciona muito bem.

Líder Afiliativo

O terceiro é o Afiliativo, aquele que valoriza mais o indivíduo e suas emoções, mais que processos e metas. Ele estimula que as pessoas compartilhem inspirações, ideias e formem vínculos emocionais. Está preocupado com o lado humano da equipe e em criar um forte relacionamento com todos.

Este líder sempre compartilha ideias e tenta criar um sentimento de pertencimento e confiança, convidando as pessoas para atividades extraprofissionais, como uma refeição ou happy hour um a um para se aproximar e entender cada um.

Este estilo de liderança também tem um impacto positivo quando aplicado constantemente, pois impacta em uma melhor comunicação e ambiente de segurança psicológica.

Deve se atentar e criar o hábito de dar feedbacks também construtivos, pois não é algo natural e isso pode fazer com que as pessoas não saibam onde precisam melhorar para alcançar melhores resultados.

Líder Democrático

O quarto é o estilo democrático, que é aquele que dedica seu tempo para ouvir as pessoas e obter adesão e compreensão de todos em praticamente todas os assuntos, isto é, envolve os seus liderados nas decisões das metas e das atividades, pois acredita que deve forma ele terá maior engajamento de sua equipe (uma preocupação constante desse estilo de liderança).

Dessa forma, o democrático procura sempre novas ideias de como atingir seus objetivos e todos os envolvidos sente-se importante por fazer parte da decisão.

Ele é melhor aplicado quando o líder está inseguro e precisa da orientação de funcionários capazes.

Este estilo não faz sentido quando os funcionários não são capacitados e informados e nem em tempos de crise, onde o consenso é um equívoco.

Líder Marcador de Ritmo

O penúltimo estilo de liderança é o marcador de ritmo: aquele que fixa padrões altos de desempenho e foca totalmente na rotina de trabalho de cada pessoa.

Geralmente ele exemplifica pessoalmente o que cada um deve fazer, objetivando a excelência na execução de cada tarefa.

O foco é no microgerenciamento das atividades e consequentemente ele consegue garantir que tudo saia de acordo com o planejado, e pode ser que as pessoas sintam-se sem autonomia para o trabalho.

Geralmente, quando algo não é entregue, ao invés de orientar, ele assume a realização. O que pode não gerar o desenvolvimento das pessoas e gerar desmotivação.

Então é essencial entender quando realmente o marcador de ritmo é necessário. O funcionário não pode se sentir esmagado pelas exigências desse líder, portanto a aplicação deste estilo deve ser cuidadosa.

Líder Coercivo

O útimo é o estilo coercivo de liderar, isto é, a pessoa que toma decisões duras e provoca um reinado de “faça a atividade, pois estou o pagando para isso” com todos. Com isso, preza por exigir as atividades, sem perguntar a opinião do outro, utilizando-se sempre do seu poder hierárquico para mandar nos outros.

Dessa forma, muita das vezes o líder consegue que as pessoas façam a atividade que ele deseja até porque ele utiliza de frases do tipo: “Faz isso ou será mandado embora”.

Este estilo destrói o clima se aplicado sempre.

Deve ser utilizado em pouquíssimas situações e em um breve período de tempo, principalmente em crises.

E você? Qual o seu estilo de liderança principal?

Qual estilo de liderança você mais pratica? Qual você tem menos afinidade? E qual o seu trabalho demanda que você tenha?

Todos os estilos citados acima possuem pontos fortes e fracos e devem ser usados com cautela de acordo com o momento que você está vivendo.

A habilidade de saber usar cada estilo em seu momento apropriado é uma das principais caraterísticas da inteligência emocional. Descubra aqui qual você mais tem usado e reflita o que sua equipe realmente precisa.

Além disso, nesse momento é importante deixar claro que um líder de sucesso, portanto, deve apresentar características de mais de 1 estilo e deve saber alternar o estilo de acordo com a situação.

Para facilitar o entendimento, montamos uma tabela com base no livro Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso, de Daniel Goleman, psicólogo pela Harvard.

Tabela contendo os 6 estilos de liderança, segundo Daniel Goleman

Nicolas Giffoni, co-fundador do IEEP

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