Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

12 de julho de 2019

Liderança: o que dirigir um carro e liderar uma equipe tem em comum?

Com o intuito de produzir conteúdos de qualidade e agregar mais valor para você, leitor do Blog IEEP, contaremos com participações de convidados mais que especiais, especialistas em Liderança ou Ágil, para compartilhar suas visões, experiências e estudos sobre essas áreas.

Para dar início a esse projeto, convidamos o Jeancarlle Carvalho, co-fundador do Movimento Journey e Especialista de Produtos na Google. Hoje, junto com a Journey, tem como propósito impactar o mundo através de lideres que transformam sonhos em realidade.


Liderança: o que dirigir um carro e liderar uma equipe tem em comum?

De 0 a 10, qual é a nota que você dá pra você mesmo como motorista?

Se você respondeu um número igual ou maior que sete, você tem a mesma percepção da maioria das pessoas.

Pesquisadores canadenses descobriram que a maioria das pessoas acham que são melhores motoristas que as outras. O grupo da Universidade de Ottawa entrevistou aproximadamente 400 motoristas, de todas as idades, perguntando como eles avaliam suas habilidades de direção em ambientes de chuva, congestionamento e outras situações adversas. Após isso, eles avaliaram as habilidades das outras pessoas. O resultado foi o mesmo para todas as idades, quase todos os entrevistados acreditam que são mais habilidosos do que as outras pessoas.

Esse pensamento de superioridade pode ser muito perigoso. Apesar de autoconfiança ser algo positivo, pode levar a consequências ruins. Por exemplo, uma pessoa pode agir de forma imprudente no trânsito, ao confiar demais em suas habilidades para fazer uma ultrapassagem arriscada, e assim, causar um acidente.

Mas o que isso tem a ver com liderança?

No nosso perfil do Instagram @movimentojourney, fizemos duas perguntas aos nossos seguidores: “Você se considera preparado para liderar uma equipe?” e “Você acha que a maioria das pessoas está preparada para liderar uma equipe?” e o resultado foi exatamente o mesmo da teoria que as pessoas se acham melhores motoristas que as outras.

Perguntas Instagram Journey

68% das pessoas se consideram preparadas para liderar uma equipe, e 92% acredita que a maioria das pessoas não estão preparadas para liderar uma equipe.

Habilidades Técnicas X Habilidades Pessoais

Com isso, recordei do meu trabalho de conclusão de curso para entender a percepção das pessoas com relação ao preparo das instituições de ensino para a vida profissional. O meu objetivo era descobrir se os alunos se sentem preparados para o mercado de trabalho após a faculdade, e também ver se os recrutadores e gerentes de empresa acreditam que esses alunos estão chegando ao mercado prontos para trabalhar.

Para os alunos de diversas instituições de ensino eu fiz a seguinte pergunta: ao terminar a graduação, você se sente preparado para cumprir as obrigações da sua profissão?

importancia da liderança para a inserção no mercado de trabalho

Já para os recrutadores e gerentes de algumas empresas, eu fiz a seguinte pergunta: durante os processos seletivos de contratação, qual é a sua percepção em relação ao nível dos candidatos?

Isso mostra uma certa divergência de percepções. Alunos acham que estão prontos para empresas, mas as empresas acham que eles não estão totalmente preparados.

Para as empresas entrevistadas, foi perguntado quais habilidades as pessoas têm mais dificuldade quando entram na organização e a resposta foi:

Habilidades tecnicas vs habilidades pessoais

Será que esse excesso de confiança e sentimento de que somos melhores do que os outros não reduz nossa vontade de nos desenvolvermos e aprendermos mais? Será que, assim como a situação dos motoristas que se sentem superconfiantes pode causar um acidente, o excesso de confiança para liderar uma equipe não pode trazer mais falhas e derrotas do que o normal?

Acho que o desafio aqui é pararmos para refletirmos constantemente sobre nossas ações e capacitações, e assim  encontrar a quantidade certa de confiança.

Uma dica para ajudar com essa questão de refletir sobre suas capacidades é a leitura do eBook do @movimentojourney chamado “Refletir Sobre Liderança”. Esse material gratuito está disponível no site https://www.movimentojourney.com/ebook-refletir irá fazer você aprender a refletir sobre sua capacidade de liderar pessoas e, principalmente, liderar a si mesmo.

Se quiser entender o que é liderança e como colocar em prática agora mesmo, confira esse post no Blog do IEEP.

Por Jeancarlle Carvalho – Co-Fundador do Movimento Journey e Especialista de Produtos na Google.

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by