Um líder precisa buscar, constantemente, atingir um estilo de liderança que ajude a melhorar o desempenho de cada membro da sua equipe.
O papel singular desse líder é conquistar resultados em conjunto com a sua equipe.
Porém, exercer esse papel não é uma tarefa fácil.
A liderança precisa partir de pessoas qualificadas, motivadas e que estejam alinhadas com todos os colaboradores presentes em seu ambiente de trabalho.
Liderar é influenciar pessoas!
Partindo do entendimento que liderar é influenciar pessoas, é importante entender que:
- As pessoas são influenciadas de formas diferentes para que elas deem o melhor de si;
- Cada situação, contexto da organização e equipe vai exigir tipos de liderança diferentes que impactam de forma diferente no clima.
Um grande líder deve ser flexível e adaptável, compreendendo que cada equipe e resultados a serem alcançados dentro do cenário da empresa mudam constantemente. Portanto, você, como líder, terá que trabalhar diferentes atitudes e estilos de liderança em prol de gerar resultados.
Antes de começar o texto, você sabe a diferença entre liderar e gerenciar? Se ficou na dúvida, veja aqui.
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Estilo de liderança: aprenda os 6 principais!
Diante disso, o especialista em inteligência emocional, Daniel Goleman, traz em seu livro: “A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso“, uma pesquisa baseada em uma amostra aleatória de quase 4 mil executivos do mundo inteiro.
Entre essas pessoas, ele identificou seis tipos de liderança que devem ser usados em situações diversas, de acordo com as pessoas que você trabalha, a posição na empresa, onde você pretende chegar e o cenário atual.
O mais importante é que os líderes com os melhores resultados NÃO dependem de apenas UM tipo de liderança. Eles usam muitos em uma determinada semana. São eles: Visionário, Coaching, Afiliativo, Democrático, Marcador de Ritmo e Coercivo.
A seguir, vamos entender melhor como eles funcionam.
1) Líder Visionário
Trata-se daquele líder que tem uma visão clara de onde quer chegar e é entusiasmado com o futuro. Ele motiva as pessoas, deixando claro como o trabalho delas se enquadra na visão maior da organização.
Pessoas que trabalham com esse líder entendem porque fazem o que fazem e como o trabalho delas importa para uma visão vibrante e entusiástica.
Ele possui um padrão de sucesso claro, ao mesmo tempo que flexibiliza o meio. Ou seja, o caminho que cada um fará para atingir o resultado esperado.
Dentre os demais tipos de liderança, a pesquisa apontou que este é o mais eficaz quando aplicado constantemente em uma equipe.
2) Líder Coaching
O segundo tipo de liderança é o líder coaching. É a pessoa que está preocupada com o desenvolvimento máximo de cada um de seus liderados e os ajuda a enxergar fraquezas e forças, vinculando isso aos sonhos de cada um.
Esse jeito de lidar com pessoas mostra que está disposto a superar o fracasso e estimula o aprendizado a longo prazo. Para isso, está tendenciado a fazer sempre mais perguntas do que fornecer respostas, dando feedbacks abundantes.
Esse tipo de líder dá tarefas desafiadoras à sua equipe, mesmo que isso signifique que as mesmas não serão realizadas de forma rápida. Seu impacto no clima é positivo e funciona bem em equipes já dispostas a mudar e a evoluir.
Porém, quando se depara com funcionários resistentes à abordagem, este líder não funciona muito bem.
3) Líder Afiliativo
O terceiro é o Afiliativo, aquele que valoriza mais o indivíduo e suas emoções do que processos e metas. Ele estimula que as pessoas compartilhem inspirações, ideias e formem vínculos emocionais e está preocupado com o lado humano da equipe, criando um forte relacionamento com todos.
Esse líder sempre compartilha ideias e tenta criar um sentimento de pertencimento e confiança, convidando as pessoas para atividades extraprofissionais, como uma refeição ou happy hour para se aproximar e entender cada uma delas.
Esse estilo de liderança também tem um impacto positivo quando aplicado constantemente, pois resulta em uma melhor comunicação e ambiente de segurança psicológica.
No entanto, esse líder deve ficar atento e criar o hábito de dar feedbacks também construtivos, pois não é algo natural e isso pode fazer com que as pessoas não saibam onde precisam melhorar para alcançar melhores resultados.
4) Líder Democrático
O quarto tipo é a liderança democrática, que é quando o líder dedica seu tempo a ouvir as pessoas e conquistar adesão e compreensão de todos em praticamente todas os assuntos. Ele envolve os seus liderados nas decisões das metas e das atividades, pois acredita que, dessa forma, terá maior engajamento de sua equipe – uma preocupação constante desse estilo de liderança.
Assim, o líder democrático procura sempre novas ideias de como atingir seus objetivos e todos os envolvidos sentem-se importantes por fazerem parte da decisão.
Esse estilo não faz sentido quando os funcionários não são capacitados e informados e nem em tempos de crise, em que o consenso é um equívoco.
5) Líder Marcador de Ritmo
O penúltimo estilo de liderança é o líder marcador de ritmo: aquele que fixa padrões altos de desempenho e foca totalmente na rotina de trabalho de cada pessoa.
Geralmente ele exemplifica pessoalmente o que cada um deve fazer, objetivando a excelência na execução de cada tarefa.
O foco é no microgerenciamento das atividades e, consequentemente, em garantir que tudo saia de acordo com o planejado. Porém, pode ser que as pessoas se sintam sem autonomia para o trabalho.
Quando algo não é entregue, ao invés de orientar, ele assume a realização, o que pode não gerar o desenvolvimento das pessoas, mas sim a desmotivação.
Então, é essencial entender quando realmente o marcador de ritmo é necessário. O funcionário não pode se sentir esmagado pelas exigências desse líder, portanto, a aplicação deste estilo deve ser cuidadosa.
6) Líder Coercivo
O último da lista é o estilo coercivo de liderar, isto é, a pessoa que toma decisões duras e provoca um reinado de “faça a atividade, pois estou o pagando para isso” com todos. Com isso, preza por exigir as atividades, sem perguntar a opinião do outro, utilizando-se sempre do seu poder hierárquico para mandar.
Dessa forma, o líder até consegue que as pessoas façam a atividade que ele deseja, mas sempre utilizando frases do tipo: “faça isso ou será mandado embora”.
Este estilo destrói o clima se for aplicado sempre.
Deve ser utilizado em pouquíssimas situações e em um breve período de tempo, principalmente em crises.
Qual o seu estilo de liderança principal?
Qual estilo de liderança você mais pratica? Qual você tem menos afinidade? E qual o seu trabalho demanda que você tenha?
Está em dúvida? Descubra aqui.
Todos os estilos citados acima possuem pontos fortes e fracos e devem ser usados com cautela de acordo com o momento que você está vivendo.
A habilidade de saber usar cada estilo em seu momento apropriado é uma das principais caraterísticas da inteligência emocional.
Além disso, nesse momento, é importante deixar claro que um líder de sucesso deve, portanto, apresentar características de mais de um estilo e deve saber alterná-los de acordo com a situação.
Para facilitar o entendimento, montamos uma tabela com base no livro Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso, de Daniel Goleman, psicólogo pela Harvard.
Por agora, obrigada pela leitura!
Esperamos que este artigo te ajude a ser um l´íder melhor, que leve impacto para a sua equipe.
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