BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

5 de novembro de 2020

Qual a diferença entre Liderar e Gerenciar?

Dentro de toda a complexidade de cargos e funções que podem existir em um ambiente organizacional, é muito comum que as pessoas não saibam distinguir corretamente as competências de liderar e de gerenciar. Muitas vezes, inclusive, acreditam que liderança e gestão são conceitos que possuem o mesmo significado, isto é, sinônimos.

Porém, vale ressaltar que apesar dessas duas competências serem super importantes, e até mesmo complementares para o atingimento de resultados de uma organização, elas possuem significados bem diferentes. Afinal, você já parou para pensar qual a diferença entre elas?

O que é Liderar

Liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar pessoas a trabalhar entusiasticamente em prol de um objetivo comum. Falar de liderança é falar sobre a habilidade de se relacionar e de lidar com pessoas, de modo a entender suas necessidades e motivações internas.

Cada indivíduo é único, portanto, um líder deve saber identificar as especificidades e habilidades de cada colaborador. É por isso que costumamos comparar a liderança a um jogo de xadrez e não a um jogo de damas, uma vez que no xadrez cada peça se movimenta de uma forma diferente.

Além disso, o exercício da liderança independe do cargo que uma pessoa ocupa dentro da organização e é indispensável para que os colaboradores tenham uma visão compartilhada e que se envolvam com os valores da empresa.

Para entender mais leia também Liderança: o que é e como colocar em prática.

O significado de Gerenciar

Já quando falamos sobre gerenciar, estamos falando sobre recursos. Isso significa que o gerenciamento está ligado a definição de planos, metas e estratégias para o atingimento de resultados pela organização.

Essa competência também é essencial para as organizações, uma vez que permite que os processos internos ocorram da melhor forma possível, que os prazos sejam cumpridos e que as metas sejam alcançadas pelas equipes.

Entre as diversas formas e processos de gerenciamento existentes, vale destacar que os métodos ágeis tem ganhado bastante destaque nos últimos anos devido às intensas transformações e a necessidade de responder a elas de forma mais rápida e assertiva. Entre estes métodos podemos citar o Scrum, método voltado para a gestão de projetos e a OKR, método voltado para a gestão de metas.

Qual a diferença entre liderar e gerenciar?

Como você já pôde perceber ao longo do texto, a principal diferença está no fato de que liderar está relacionado a pessoas e gerenciar a recursos. Essa confusão entre estes significados tem trazido grande prejuízo, uma vez que muitas organizações tem gerenciado seus colaboradores ao invés de lidera-los, ignorando totalmente suas diferenças, sentimentos, desejos e aspirações.

Portanto, o bom gerente não é aquele que simplesmente faz com que as metas da equipe sejam alcançadas mas que também faz com que seus colaboradores se mantenham felizes e engajados. E, vale sempre lembrar, que liderança não é um dom de alguns poucos privilegiados mas sim uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Se interessou e quer saber mais? Então confira também nosso texto sobre RH Ágil: a nova Era dos Recursos Humanos.

Veja Mais Artigos
Abrir chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é a Fernanda, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!