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26 de julho de 2019

Competências de um líder: todos precisam ter as mesmas?

Para responder essa pergunta, vamos refletir um pouco. Um líder que encabeça a equipe de gerentes da Microsoft necessita das mesmas competências de um líder em uma pequena empresa local? E será que estas são as mesmas características que um líder de uma ONG precisa? Pense nas lideranças que você teve ou conhece, nas situações em que essas pessoas lideraram, elas necessitavam exatamente das mesmas competências?

A resposta para estas perguntas é não. Isso porque quando você considera que pessoas diferentes trabalham em situações diferentes, com culturas organizacionais igualmente distintas, logo pode-se perceber que suas necessidades serão divergentes também. Nesse sentido, um passo importante para se tornar um grande líder é entender que cada situação necessita de uma liderança diferente.

Uma pesquisa feita pela consultoria Hay/McBer com uma amostragem aleatória de quase quatro mil pessoas, selecionadas a partir de uma base de dados de mais de 20 mil executivos de todo o planeta, revelou que existem 6 tipos diferentes de liderança que, são oriundos de componentes diferentes da inteligência emocional. O mais interessante deste estudo é que ele aponta para o fato de que os líderes que apresentavam melhores resultados, exerciam estilos de liderança diferentes ao longo de uma semana de trabalho, dependendo da situação que vivenciavam.

Quer conhecer qual seu estilo de liderança predominante? Não deixe fazer nosso teste sobre Os 6 estilos de liderança.

Competências de um líder

Mas como saber qual liderança necessitamos ser em cada momento? A resposta é simples: conhecendo a sua equipe e seu contexto. Marcus Buckingham afirma, após realizar uma pesquisa pela Gallup com 80 mil gestores, que grandes gestores conhecem e valorizam as aptidões que são singulares em sua equipe.

Como líder, você precisará conhecer a fundo com quem estará se relacionando. Deve conhecer o que os motiva, o que gostam de fazer, o que os impede de ter um desempenho melhor. A questão aqui é saber que você deverá abusar das perguntas e explorar a realidade dos seus liderados para entender, na sua realidade, as competências de um líder.

Buckingham apresenta três táticas que podem ajudar nesse processo de conhecimento de sua equipe, são essas:

  • Ajuste continuamente as funções para capitalizar as melhores qualidades de cada um;
  • Acione o gatilho que ativas as melhores qualidades de cada um em sua equipe; 
  • Modele sua liderança segundo o estilo de aprendizado de cada um.

Conhecendo mais a fundo as qualidades de sua equipe, ela assume a responsabilidade de melhorar suas próprias aptidões e você “economiza tempo” para continuar se aprimorando pela busca das competências de um líder.

Criando uma conexão autêntica

No entanto, criar uma conexão genuína para de fato conhecer sua equipe não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário. O segredo para conhecer uma pessoa é criar uma conexão autêntica com ela. Isto é, um relacionamento forte e de confiança. Somente assim existirá a criação de um laço emocional, fundamental para entender quais as necessidades da outra pessoa, pois ela ficará à vontade para se abrir com o seu líder.

Para se criar uma conexão autêntica é necessário passar segurança para seus liderados. Uma pessoa que se encontra em constante posição de defesa, não se sente segura para se conectar com quem se relaciona em uma equipe. 

A ideia de segurança é fundamental para o crescimento individual e coletivo no ambiente de trabalho. Um bom líder está sempre pensando no desenvolvimento das habilidades de sua equipe e criando uma sensação de segurança para a mesma.

Três focos da empatia

Uma dica importante para conhecer mais as pessoas e criar relacionamentos de confiança é aprimorar sua habilidade de empatia. Por definição, empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, e é exatamente o que queremos aqui para entender, de fato, os nossos liderados.

Nesse sentido, a empatia pode ser destrinchada em três focos por uma pessoa que quer desenvolver as competências de um líder. São eles:

  1. Empatia cognitiva: capacidade de sentir como o seu liderado pensa. É essencial entender o que passa na cabeça dele para você conseguir saber como motivá-lo, como lidar com ele e explorar o seu melhor.
  2. Empatia emocional: habilidade de entender as emoções do outro. É igualmente importante ter o feeling da outra pessoa. Isso porque o que move, de fato, as pessoas é o seu lado emocional.
  3. Preocupação empática: habilidade de ser sensível às necessidades da sua equipe. Como líder, você deve saber o que a sua equipe precisa. Isso é um processo contínuo, pois as necessidades mudam.

Tendo isso em vista, podemos perceber que a empatia é a chave para a criação da conexão autêntica. É você mostrando para o seu liderado que se preocupa com ele. A partir disso, então, conseguimos explorar a nossa equipe e entender como, de fato, liderá-los.

Como dito, precisamos saber o que pensam, o que sentem e quais as suas necessidades. Cada ser humano e cada equipe é única; e o conhecimento sobre cada um deles, possibilita o líder saber em qual comportamento e qual competência ele mais precisa para tirar o melhor daquela situação.

 

 “Apenas se conectando que você consegue orientar, inspirar, ouvir, comunicar, motivar ou influenciar, em outras palavras, liderar. ” 

 Daniel Goleman

 

Portanto, a principal dica é: não tente generalizar liderança. O que fez sentido para uma situação nem sempre será o que a sua equipe mais precisa. Logicamente, existem princípios básicos de liderança que fazem diferença em todas as situações. Mas se você quer ter competências de um líder de altíssimo desempenho, você deve conhecer as particularidades do seu time. E então desenvolver o estilo de liderança que é mais adequado. Com as competências certas para o contexto os resultados virão naturalmente.

O desafio na maioria das vezes consiste em refletirmos constantemente sobre nossas ações e nossas capacitações a fim de enxergarmos se realmente temos as competências de um líder, e dessa forma trilhar um caminho de aprendizado constante sobre si e sobre sua equipe.

Quer viver uma experiência cada vez melhor com sua equipe? Entenda porque a mudança deve começar por você.

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