Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

29 de abril de 2019

Metodologia IEEP: Por que nossas soluções geram resultados no dia seguinte?

O Instituto de Educação por Experiência e Prática – IEEP é uma escola inovadora movida por facilitar o aprendizado das organizações para que gerem resultados, por meio de métodos ativos e práticos que constroem soluções de liderança e ágil que valorizam as pessoas e o trabalho em equipe.

O nosso “por quê” está em transformar organizações; é para isso que trabalhamos todos os dias.

O nosso “como” são os métodos ativos e práticos, que envolvem as pessoas durante todo o processo de aprendizado, em compartilhamentos e construções conjuntas; potencializamos as mudanças através da valorização de todos os envolvidos.

O nosso “o quê” são os produtos que oferecemos, soluções em liderança e agilidade organizacional; acreditamos que essas soluções são a chave para um trabalho mais inspirador e de maior produtividade.

Nesse texto queremos falar sobre o nosso “como”: a nossa metodologia de ensino.

Por que uma metodologia diferente?

É sabido que nossas instituições são um reflexo do período em que foram criadas. O design tradicional de salas de aula e os predominantemente passivos métodos de ensino aos quais estamos acostumados são atributos de instituições criadas a mais de 150 anos atrás!

Tais instituições (e suas características inerentes) são um reflexo não do mundo atual, mas de um passado distante. Em um mundo onde a única certeza é a mudança constante, nós do IEEP questionamos o tradicional, e o modelo tradicional de ensino nos deixa inconformados.

“Toda educação genuína acontece através da experiência” – John Dewey

Nós conhecemos algum grande músico que atingiu a maestria apenas lendo partituras e assistindo concertos? Nós conhecemos algum grande atleta que atingiu o sucesso apenas observando outros atletas e elaborando estratégias para seu esporte? A resposta é um retumbante “não”.

Então, por que para algumas habilidades e competências enxergamos o treino e a prática como premissas para o sucesso e para outras os enxergamos como algo facultativo?

Nós do IEEP temos total ciência: ninguém atinge a excelência em habilidades gerenciais e de liderança lendo biografias de CEOs e cases de empresas da Fortune 100; a excelência é atingida pela prática!

Alguns estudos demonstram isso, como por exemplo, o estudo da Center for Creative Leadership, que mostra que o nosso aprendizado vem predominantemente da atividade prática e do compartilhamento de ideias.

Por isso, em todos os nossos produtos, nós nos preocupamos não apenas em trazer conteúdo de ponta, mas também em garantir a sua compreensão e aplicação.

Sabemos que não conseguimos promover as transformações organizacionais que queremos produzindo certificados e documentos que vão parar na gaveta.

Como funciona na prática?

 

A metodologia IEEP consiste em 50% de prática, 30% de troca de experiências e 20% de teoria

Em nossos cursos, os alunos passam 50% do tempo praticando: Fazemos simulações, construímos ferramentas e prototipamos a aplicação das metodologias na realidade da empresa.

Ainda, 30% do tempo é dedicado a discussões e compartilhamento. Os alunos chegam a uma situação instrucional com uma coleção robusta de crenças, ideias e experiências anteriores.

Essas, por meio de discussões, são integradas ao conteúdo ensinado, construindo as conexões para o conhecimento duradouro.

O exercício de entender qual parte do conteúdo é mais aplicável para promover mudanças não fica para depois, é feito na hora.

Levamos a mesma lógica para nossos programas: aplicamos métodos ativos, envolvendo as pessoas, para garantir que as mudanças sejam profundamente implementadas.

Como fazemos isso? Por meio do contato contínuo e da co-construção.

Os resultados de nossas ferramentas poderosas de diagnóstico são compartilhados e discutidos para que, em conjunto, as verdadeiras causas-raízes dos problemas percebidos sejam encontradas e priorizadas.

Também não entregamos planos de ação prontos para tratarem tais causas, mas co-construímos soluções personalizadas, levando em conta os argumentos e sentimentos dos colaboradores que vão implementá-las. Tampouco deixamos que as ações pensadas permaneçam no mundo das ideias, mas facilitamos a implementação das mesmas de forma acompanhada.

Não queremos que nossos clientes passem pelas frustrações de cursos e consultorias tradicionais, muito semelhantes àquelas que sofríamos em sala de aula.

Queremos não só satisfazê-los, mas encantá-los; queremos ver transformações acontecerem.

Criamos nosso próprio método, que é melhorado constantemente: a cada curso e a cada programa, para garantir que elas aconteçam.

Leve o IEEP para a sua empresa

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by