Acreditamos que liderar é a arte do relacionamento, afinal, liderança está mais relacionada com habilidades interpessoais do que de gerenciamento.
Não que estas últimas não sejam importantes, mas se estamos falando de inspirar e influenciar as pessoas, estamos falando de aspectos humanos mais do que técnicos.
Várias referências e estudos reforçam a importância do relacionamento e conexões autênticas para o sucesso das equipes. Em seu livro Os 5 Desafios das Equipes, Patrick Lencioni elenca como a primeira e uma das principais disfunções das equipes a falta de confiança, que desencadeia outras:
- Medo do conflito;
- Ausência de comprometimento;
- Fuga da responsabilidade;
- Falta de orientação aos resultados, afinal, as pessoas gastam mais energia gerenciando conflitos interpessoais do que focadas nos objetivos comuns.
Com base nisso, elencamos algumas dicas práticas de como construir confiança e relacionamento nos times enquanto líder:
1) Julgamentos e Relacionamento: Uma combinação que não dá certo
Retire os julgamentos do seu dia a dia.
É impossível construir conexões de confiança e, consequentemente, um relacionamento genuíno em uma equipe quando há julgamento.
Neste cenário, as pessoas ficam mais preocupadas com como serão interpretadas e se serão julgadas pelos seus pensamentos e ações do que com a honestidade.
Entender como as pessoas realmente pensam é essencial para que líderes possam influenciá-las positivamente.
E para que a equipe seja vulnerável, então, é essencial que você, enquanto líder, não faça suposições ou julgamentos das ações.
Grandes líderes estão preocupados em fazer boas perguntas, se conectar e entender o mindset da sua equipe, ao invés de dar significados por conta própria que às vezes nem existem à ação das pessoas: “o que você quer dizer com essa ideia?”; “o que te levou a construir essa entrega dessa forma?”
Pergunte na hora certa e busque genuinamente entender.
2) Encoraje o aprendizado e mantenha a calma mesmo no estresse
George Kohlrieser, ex negociador de reféns e grande especialista em relacionamento interpessoal e confiança, classifica como um dos principais papéis do líder ser uma base de segurança.
Como assim? Para que as pessoas possam explorar e criar, elas precisam se sentir seguras. Afinal, as pessoas não resistem a mudanças. Elas resistem aos medos da mudança. Para que façam mais e diferente, precisam se sentir seguras pra isso.
Como construir uma equipe que se sinta segura se o líder não tem controle sobre o que sente e, consequentemente, externaliza sensações negativas em situações difíceis?
É característica de grandes líderes superar rápido os erros e momentos de estresse e mais: auxiliar com que as outras pessoas superem também.
3) Veja o potencial em cada um: mesmo que a própria pessoa não enxergue
Como um desenvolvedor de talentos, líderes estão o tempo todo preocupados em estimular as pessoas ao redor e isso cria um ambiente de trabalho favorável ao alcance de resultados.
Assim, se relacionando e conhecendo as pessoas, os líderes veem o potencial em cada um e buscam constantemente incentivar que os liderados explorem esse potencial, demonstrando que confia que ele pode encarar mais desafios dentro do que é de fato bom.
4) Construa diálogos verdadeiros com empatia e conexão
Um líder deve ser condizente com suas palavras e ações. Entender que quando se comunica, transmite suas emoções junto.
Para a resolução de um conflito, é essencial que o diálogo seja focado em resolver a situação e construir uma verdade maior, ao invés do líder tentar impor a sua verdade.
Deve-se falar de forma clara, direta mas sempre mantendo a postura propositiva e flexível, afinal, o objetivo é construir a melhor solução para todos. E isso se dá através da vulnerabilidade, empatia e conexão, mesmo em conversas difíceis.
Leia também: Gestão de Conflitos nas Equipes: como fazer?
5) Seja acessível
É comum ouvirmos líderes dizerem que não tem tempo para estarem próximos e acessíveis para a equipe.
Todos temos as mesmas 24h, porque alguns líderes conseguem e outros não?
A resposta é simples: a gestão do tempo, na verdade, é a gestão de prioridades.
Grandes líderes entendem que faz parte das suas prioridades estarem presentes para suas equipes, como apoio e estímulo constante. Cada vez que dizemos “sim” para um compromisso, estamos dizendo “não” para todos os outros.
Você, enquanto líder, tem dito sim para o que é importante para a sua equipe?
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Acreditamos que líderes devem constantemente demonstrar interesse e se importar com as pessoas.
Então, toda vez que ouvir uma ideia, seja o advogado do anjo e não do diabo: acrescente, elabore e apoie.
Crie ambientes positivos e enérgicos. Estreite o relacionamento da equipe. Entenda que liderança é uma jornada e que essa jornada deve ser repleta de aprendizados conjuntos e nenhum líder é um(a) herói(na) solitário(a).
Maria Carla Rubio
Gerente de Produto e Sócia do IEEP