BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

3 de março de 2020

Por que a Retrospectiva da Sprint é essencial? (mesmo se você não usa o Scrum)

Retrospectiva da Sprint no Scrum (ou em inglês: Sprint Retrospective) é um dos pontos mais interessantes e importantes dessa metodologia ágil.

É uma ideia totalmente alinhada aos objetivos de melhoria constante dentro das Sprints, um dos pilares do movimento ágil.

Então, se você quer saber mais sobre a Retrospectiva da Sprint, este post irá trazer:

  • O que é a Retrospectiva da Sprint no Scrum?
  • Por que a Retrospectiva da Sprint é tão importante no Scrum?
  • Como fazer a Retrospectiva da Sprint?

Retrospectiva Scrum

O que é a Retrospectiva da Sprint?

A retrospectiva é a última cerimônia da Sprint e, como o nome já diz, é uma reunião de retrospectiva que busca olhar para o passado e fazer uma revisão da Sprint. Então, ao final de cada sprint, o time scrum faz uma reunião para discutir sobre o projeto, fazer uma inspeção e adaptação daquilo que deu certo, do que não deu tanto assim e o que pode ser melhorado.

É por isso que, como dito acima, é uma ideia totalmente alinhada com o objetivo de melhoria constante nos ciclos, o maior ponto positivo do Scrum. Isso significa que cada sprint deve ser um pouco melhor do que o anterior, visto que ele reúne os conhecimentos dos outros, para melhorar o próximo.

As perguntas da Retrospectiva da Sprint

No IEEP, acreditamos muito no poder desta cerimônia e a executamos tanto no fechamento das Sprints, quanto após algumas entregas estratégicas da empresa como um todo. Geralmente, fazemos a reunião a partir de 4 perguntas norteadoras:

  1. O que fizemos bem?
  2. O que fizemos que pode melhorar?
  3. O que aprendemos na Sprint?
  4. O que faremos diferente?

Uma dúvida que muitas pessoas apresentam para nós é a diferença prática entre a terceira e a quarta pergunta.

A princípio elas podem parecer bastante similares, afinal, o que aprendemos é o que faremos de diferente na próxima Sprint.

Porém, o interessante de realizar essas duas perguntas é que ela ajudam a tangilibizar em ações claras quais serão as mudanças para a próxima Sprint, aumentando a produtividade e o valor gerado já na próxima entrega.

Por que a Retrospectiva da Sprint é importante?

Por que é uma oportunidade para o time scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima sprint.

Ou seja, inspecionar e adaptar para melhorar o processo de trabalho.

Os membros da equipe sentam e conversam sobre o que deu certo, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser melhorado no próximo Sprint.

O objetivo é descobrir a única melhoria em seu próprio processo que, como equipe, podem implementar imediatamente.

Após entender um pouco melhor o que é a retrospectiva, fica claro porque este é um processo essencial. É possível apenas melhorar se você conhece o que existe de errado.

Isso significa que quem participa da reunião entende que ela é essencial para entender os pontos mais fracos e mais fortes de cada sprint. Somente assim é possível criar o ambiente de melhoria constante.

Leia também: O que o Super Bowl pode te ensinar sobre o Scrum?

Como implementar uma Retrospectiva da Sprint com eficiência?

O primeiro passo para implementar este aspecto crucial, é criar um ambiente comunicativo e de confiança. O objetivo não é transformar as reuniões em uma “culpa disso ou daquilo”. A ideia é discutir o que deu certo e errado, sem a preocupação com culpa.

Também é importante ter um planejamento do tempo a ser dedicado para essa cerimônia. O recomendado é que a reunião tenha um tempo limitado a não mais do que uma hora por semana de duração do Sprint (ou seja, se a Sprint teve duração de duas semanas, a reunião terá duração de duas horas).

Seguindo a mesma linha da daily scrum, a Retrospectiva da Sprint é um processo que deve ser feito rapidamente, sem enrolar ou focar em pontos não importantes.

Por fim, o mais importante da reunião é ter foco. Ao sentar para conversar e debater a sprint, é provável que a sua equipe encontre dezenas de pontos de melhoria.

É impossível resolver tudo de uma única vez, por isso é preciso que todos decidam, em conjunto, qual é a maior prioridade. Para isso, recomendamos que o Scrum Master facilite a reunião, com o intuito de mantê-la no caminho certo, focada e dentro do prazo estabelecido.

Uma vez que seja encontrado o problema a ser debatido, é importante chegar até a sua raiz. Pergunte quantos “porquês” forem necessários, até encontrar qual é o real motivo para aquele problema.

Retrospectiva Scrum é um dos processos mais essenciais do mindset ágil. Por conta da pressão que a equipe sofre, é natural pensar que conversar sobre um assunto significa que existe trabalho não sendo feito. Porém, este tempo é um investimento. Qualquer minuto gasto na reunião, significa mais eficiência na próxima sprint.

O que você acha da retrospectiva da sprint e desta metodologia ágil? Se quiser conhecer mais sobre ela, baixe o nosso guia do Scrum e veja como como implementá-lo na sua empresa.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos