BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

2 de março de 2020

Como funcionam os Squads no Scrum?

Squad é um dos aspectos mais interessantes do Scrum. Já que esta metodologia propõe uma maneira diferente de organizar os projetos, a própria construção da equipe também é repensada, de modo a aumentar a agilidade e a produtividade de todos.

Se você tem dúvida de o que é o squad, este post vai respondê-las. Confira:

  • O que é o Squad?
  • Como ele é construído?
  • Por que ele ajuda aumentar a agilidade na equipe?

Scrum Squad

O que é Squad?

Da maneira mais direta possível, o squad é a equipe que irá trabalhar no projeto. Ou seja, são os profissionais que vão executar as entregas propostas no Backlog.

Esta é uma definição bem normal, que pode identificar qualquer equipe, em praticamente qualquer projeto ou organização.

Mas, o que diferencia o squad no Scrum?

Como o Squad é construído?

O Squad do Scrum é construído de uma maneira diferente. Primeiramente, a equipe é mais “enxuta”. Ou seja, o número é mais limitado, entre 6 e 10 pessoas dentro de cada squad.

Dependendo da complexidade do projeto, pode ser que a equipe seja maior, sendo necessário vários squads. Neste caso, é feito uma espécie de “scrum de scrums”, em que um membro de cada squad, participa de uma daily scrum com um representante dos outros squads, para entender o processo geral.

Outra configuração de como o squad é construído é que não existe uma divisão mais tradicional em relação aos cargos ou papeis. Por exemplo, os membros não são classificados como redator, programador, designer, advogado ou qualquer outro cargo.

Todos são encarregados de fazer as tarefas, mas é claro que elas são escolhidas de acordo com sua habilidade. A diferença é que as tarefas mais “gerais” podem ser feitas por qualquer membro do squad.

Além disso, o time é multidisciplinar, não somente para trazer olhares diferentes, mas para ter um conjunto de habilidades que se complementam.

Como o Squad aumenta a agilidade da equipe?

Basta observar o modelo como o Squad é construído que fica claro como ele torna os processos mais ágeis. Primeiramente, com um grupo menor, é eliminada boa parte da burocracia que ocorre nos modelos mais tradicionais.

Mais um efeito claro é na comunicação. Como ela tende a ser restrita ao squad, também com menos pessoas, existem muito menos ruídos. Todo mundo entende claramente o que precisa ser feito, sem a necessidade de tantas reuniões intermináveis.

Também é uma grande vantagem que a equipe se sente mais engajada no projeto e no seu sucesso. A colaboração vai além das habilidades, o que significa que ninguém fica parado por não ter o que fazer. Isso, além de aumentar a agilidade na finalização das tarefas, ainda cria uma sensação de camaradagem e aproximação na equipe.

Por fim, o squad acaba conferindo aos profissionais uma sensação de dono. A remuneração ou premiação por conta da finalização do projeto faz parte, mas os profissionais entendem de forma mais clara que o sucesso ou fracasso do mesmo está nas suas mãos. Isso tem um enorme efeito na motivação do profissional.

O que você acha do squad? Se quiser conhecer mais sobre ele e sobre o Scrum, baixe o nosso material completo sobre o assunto!

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!