BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

26 de agosto de 2019

Benefícios do Scrum: O que você está perdendo por não utilizar?

O mundo está mudando muito rápido.

Essa frase te assusta ou te conforta?

Apesar de ser um termo que atualmente entrou em pauta, o VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade)  é estudado desde a década de 90 no ambiente militar. Essas 4 letras quando juntas representam o ambiente de instabilidade que vivemos hoje. 

Para saber mais sobre o mundo VUCA, clique aqui.

Mundo Vuca: votatil, incerto, complexo e ambíguo

Mas o que isso tem a ver com Scrum?

O Scrum é uma metodologia ágil que conta com entregas parciais constantes, alta adaptabilidade e uma alta necessidade de confiança entre o time. 

Se quiser saber mais sobre o Scrum, confira esse artigo no Blog IEEP:
“O que é Scrum: Desvendando de uma vez por todas”

No Mundo Ágil assumimos não saber de tudo (nossa única certeza é que o futuro é incerto) e montamos ciclos iterativos para lidar melhor com instabilidades e volatilidades, além disso criamos rituais, eventos e artefatos para que isso aconteça de forma estruturada a fim de evitar quaisquer ambiguidades. 

Frente à este contexto, os prazos são cada vez mais apertados e os clientes mais exigentes nas entregas, o Scrum divide suas entregas em pequenos prazos e com isso consegue espalhar a energia de tensão e deixar o time mais focado.

Quando você não se abre para o Mundo Ágil e para metodologias como o Scrum pode estar perdendo diversos benefícios e deixando de se posicionar melhor frente à um mundo complexo, se você ainda não está convencido, vou deixar alguns motivos para você aplicar o Scrum agora mesmo:

Adaptabilidade

Os times frequentemente tem a autonomia de repriorizar e redefinir suas entregas no Product Backlog para se alinhar a expectativa do cliente, momento do time ou mesmo um contexto da empresa. Diferente das metodologias tradicionais, o scrum tem seu escopo variado e o tempo e o custo constantes.

Nas metodologias tradicionais, acontece basicamente o contrário, em que o escopo muitas vezes é seguido a risca e o tempo e escopo frequentemente mudam. Isso tudo incentiva o time a inovar e estar sempre pensando em como entregar mais valor e adaptar o escopo.

Transparência

No Scrum os clientes (internos e/ou externos) têm a oportunidade de se envolver nos projetos e participando de entregas constantes e parciais do produto e com isso tem a possibilidade de priorizar junto com a equipe, aplicar melhorias em próximas sprints e analisar constantemente os novos requisitos.

Além disso, o próprio time, através do artefatos conseguem ser transparentes entre si, dividindo tarefas por maior interesse e competência, por exemplo.

Colaboração

Uma das principais ferramentas para o funcionamento do Scrum são os artefatos, como a Daily Scrum, que promovem inspeção e verificação do produto e dos impedimentos frequentemente e assim, garantem a qualidade do produto antes mesmo de ser finalizado.

Além disso, conta com alta colaboração do time, sempre reavaliando  a competência e engajamento do time para completar as Sprints e entregar o produto.

Foco no cliente (ou usuário)

A cada iteração do Scrum são validados os requisitos e o progresso da Sprint, no Scrum o foco não é no componente, e sim na usabilidade do que está sendo construído.

O cliente é parte do projeto e está sempre presente e próximo da construção e consolidação.

Entregas rápidas e previsíveis

Utilizando as Sprints de 1-4 semanas a equipe está desenvolvemento e entregando com o alto grau de previsibilidade no curto prazo.

Isso ajuda a deixar a moral da equipe elevada, por que a sensação de entrega não vem só no final do projeto, muito pelo contrário. E como já falamos acima, o cliente também é beneficiado ao receber tais entregas constantes.

Autogerenciamento

No Scrum os times são incentivados a produzirem e se organizarem de forma autônoma, sem muitas vezes, depender de tantas interfaces com outras áreas, além disso, a figura do Product Owner não é enxergada como de chefia, pelo contrário, sendo assim disseminado o senso de auto-responsabilidade e entrega do Time de Desenvolvimento do Scrum muito mais genuíno e independente.

Entenda como burocracias excessivas podem prejudicar sua organização nos dias de hoje, neste outro post do Blog IEEP.

Times mais felizes

O envolvimento ativo, cooperação e colaboração dos times de Scrum fazem com que o ambiente seja mais fluído e que muitas vezes as pessoas aproveitem mais o espaço do trabalho.

Com a transparência vista nos times de Scrum, as pessoas costumam a realizar atividades que gostam mais, o que são mais competentes e isso com frequência, além de aumentar os resultados das organizações, deixa as pessoas mais satisfeitas, eficientes e felizes.

Times que tomam mais riscos

Com a confiança desenvolvida entre time e o autogerenciamento da equipe, muitas vezes são criados times que arriscam mais e que se posicionam  com uma postura muito mais inovativa.

A capacidade de inspecionar e corrigir rapidamente faz com que os times tenham coragem de tomar mais riscos e frequentemente entreguem resultados com mais qualidade.


Bom, o Scrum não é um botão que as equipes apertam e se tornam altamente produtivas e eficientes, no entanto é uma metodologia que cresce exponencialmente e que quando implementada pode trazer resultados expressivos.

Isso tudo por que permite uma rápida e frequente avaliação de sucessos e fracassos.

Sim, fracassos. 

O Scrum não evita que os times fracassem, muito pelo contrário, permite que estes,  que são inevitáveis, aconteçam logo e que o time trabalhe para consertá-los.

Conheça também os benefícios de se aplicar as demais Metodologia Ágeis na sua organização neste post.

 


Ingrid Coutinho

Ingrid, ou Ingri(diz) pros mais íntimos, faz parte da equipe de Produto do IEEP apaixonada por disseminar a inovação e intraempreendedorismo nas organizações, vem atuando na área de gestão estratégica e consultoria, com amplo contato com ecossistemas de inovação, sendo, ainda, CEO da Estonteco, startup que, em Março/2019 foi até a Malásia disputar um prêmio internacional. Adora filosofar sobre a vida e é teimosa e sonhadora na mesma medida (imagina?).

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!