BLOG

Os melhores artigos em Gestão Ágil e Liderança

29 de janeiro de 2019

Metodologia Ágil: 4 benefícios para sua empresa

Formação de times ágeis, foco em soluções criativas, simples e efetivas. Esses são os objetivos básicos de uma gestão que abre mão dos métodos tradicionais e passa a considerar Metodologia Ágil como forma de organizar seus processos e entregas. Apesar de ter se iniciado em empresas de TI, o Manifesto Ágil gera valor, de forma comprovada, para empresas de diversas atuações.

Esse Manifesto Ágil propõe uma forma de pensar muito mais flexível e menos burocrática. Apesar disso não se trata de uma forma de gestão que não documenta nenhum passo do processo e faz tudo na informalidade. Até porque uma de suas estratégias é ter tudo documentado para possibilitar uma visão geral do projeto.

As Metodologias Ágeis fazem parte das tendências de gestão para o século XXI justamente por causa das inúmeras mudanças que acontecem num período de tempo muito curto. Sabendo disso, listamos abaixo quatro dos principais benefícios que tornam essencial a implementação delas na sua empresa.

1. Valores definidos que fortalecem a empresa

Tudo que tem uma base bem estabelecida consegue progredir de maneira mais eficiente. Nesse sentido, o Manifesto Ágil possui quatro diretrizes que guiam os seus passos e vem dominando o mercado. Essas são altamente benéficas para as empresas que decidirem adotar a Metodologia Ágil como aliada. Isso porque conseguirá absorver toda a essência de funcionamento eficiente da empresa.

Esses valores levam em consideração pontos cruciais e definidores de sucesso de projetos, como podemos ver abaixo:

  1. “Indivíduos e interações” mais que “processos e ferramentas”: através desse valor reforçam o fato das pessoas precisarem estar em primeiro lugar dentro de qualquer planejamento ou estratégia.
  2. “Produto em funcionamento” mais que “documentação abrangente”: nesse caso o foco está em depositar tempo na execução valorizando uma entrega que funcione.
  3. “Responder à mudanças” mais que “seguir o plano”: valorizar a capacidade de observar os sinais de mudança e se adaptar facilmente. Isso é mais eficiente do que se prender a um plano que não funciona mais.
  4. “Colaboração com o cliente” mais que “negociação de contratos”: outra diretriz do Manifesto Ágil é gerar contato frequente com o cliente por meio de feedbacks constantes e, assim, gerar mais valor para o serviço.

Todos esses valores são benefícios para as organizações que trabalham com as Metodologias Ágeis. Isso porque conseguem pegar a essência do processo e implementá-la a partir dos frameworks mais familiares à empresa, como podemos ver abaixo.

2. Mais de uma forma de trabalhar a Metodologia Ágil

Quando falamos em métodos mais ágeis é comum que as pessoas associem ao Scrum. Acontece que existem outras formas de trabalhá-las. Isso faz com que as empresas sejam capazes de escolher qual a melhor forma de adaptá-las de acordo com suas necessidades dentro da empresa.

É claro que todas essas metodologias ágeis exigem uma identificação da empresa e sua equipe. Isto é, é preciso verificar a aceitação do processo. Algumas das alternativas para trabalhá-las são as seguintes:

  • Lean Startup;
  • Objective and Key Results (OKR);
  • Dynamic System Development Model (DSDM);
  • Microsoft Solutions Framework (MSF);
  • eXtreme Programming (XP);
  • Feature Driven Development (FDD);

Quer saber mais? Converse com nossos especialistas clicando aqui

3. Transparência e visibilidade

Como citado anteriormente, as metodologias ágeis valorizam o registro dos processos de forma “menos burocrática” que uma empresa tradicional. Porém, esse registro é indispensável para garantir a transparência e visibilidade, um dos benefícios gerados por esse modelo de gestão.

A partir da conquista dessas duas características a empresa começa a observar uma organização e um controle muito maior do andamento do seu projeto, além de ser capaz de se adaptar muito mais rápido às adversidades que possam surgir no meio do caminho.

4. Entrega de valor mais rápido ao cliente

Se você acha que “metodologias ágeis” se resumem a processos com entregas aceleradas você está com um pensamento muito superficial. Acontece que elas recebem o nome dessa categoria porque garantem estratégias de entrega de valor mais rápida ao cliente. Dessa forma a empresa consegue se mostrar mais presente e mais dedicada a gerar resultados positivos em um período de tempo que surpreenderá o cliente.

Mas para que isso funcione é preciso que toda a equipe esteja engajada o suficiente para seguir os passos estabelecidos. Mais do que isso, que sejam treinados para entenderem o seu funcionamento e o valor existente.

Para isso, vale contar com especialistas que possam auxiliar no desenvolvimento de habilidades no seu time. A partir de então você conseguirá obter resultados extraordinários com a implementação de uma metodologia ágil.

treinamento in company

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by