BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

20 de maio de 2020

Como começar a aplicar o Scrum? Confira os 7 primeiros passos

Muitas empresas estão procurando aplicar o scrum, de modo a otimizar a sua gestão de projetos e rotina. Afinal, em um mundo em constante mudança, ser ágil é praticamente um requisito para o sucesso.

Por outro lado, muitas empresas ainda têm certa dificuldade em implementar esta metodologia. É claro que este processo não é tão fácil, visto que muda algo enraizado nas empresas.

Portanto, se você quer implementar o Scrum na sua empresa, mas não sabe por onde começar, fique tranquilo. Este post traz os 7 primeiros passos para aplicar o Scrum. Esta lista é baseada na experiência do IEEP e na metodologia apresentada por Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum.

OBS: Caso você tenha dificuldade em entender alguns dos termos usados, visite também o artigo “O que é Scrum: Desvendando de uma vez por todas” para garantir que estaremos na mesma página.

Os 7 Primeiros Passos para Aplicar o Scrum

1 – Escolha o Product Owner

Product Owner, também conhecido como PO, é uma das principais figuras do Scrum. É o profissional que pensa nos objetivos gerais do projeto. Em outras palavras, faz a ligação entre os stakeholders e a equipe, focando sempre na entrega de valor.

Vale lembrar que, quanto ao stakeholder, este pode ser interno ou externo. Pode ser um cliente que contratou o serviço, ou a diretoria da empresa em que você trabalha.

2 – Defina o Scrum Master e a equipe

O próximo passo, segundo a metodologia Scrum, é definir quem será o Scrum Master. Este é o profissional que mais se aproxima do gestor de projetos, e seu trabalho é eliminar os obstáculos que surgem no dia a dia da equipe.

Quanto à Equipe Scrum o ideal é que não seja muito grande e que seja o mais multidisciplinar possível. Assim, garantimos que o Squad terá autonomia para tomar as próprias decisões e executar na totalidade os requisitos do projeto.

3 – Comece a trabalhar no Product Backlog

backlog do produto é um resumo de todas as entregas que devem ser feitas. O nível de detalhamento aqui não precisa ser tão alto, sendo apenas algo um pouco mais introdutório.

Geralmente, esta é uma função do PO, pois ele que conversa com os stakeholders e sabe o que deve ser feito. Portanto, também é seu trabalho definir as prioridades das entregas e fazer as aprovações.

4 – Defina o tamanho da sprint

sprint, é o horizonte de planejamento do projeto dentro do Scrum. Assim como as demais metodologias ágeis, o Scrum também prega por ciclos curtos de execução/planejamento, o que torna as sprints curtas, de 1 a 6 semanas.

O objetivo é fazer entregas contínuas. Além disso, é claro que é essencial considerar a complexidade das tarefas para dimensionar as sprints.

É importante manter o tamanho da Sprint regular ao longo de todo o projeto. Assim você consegue fazer comparativos de produtividade ao longo do projeto.

5 – Planeje as tarefas da sprint

Em seguida, é hora de começar a definir a primeira sprint. Primeiramente, foque nas maiores prioridades do backlog e divida as tarefas entre todos os membros da equipe. Como a capacidade produtiva da equipe é crucial para a sprint, ela deve fazer parte do processo de decisão.

6 – Execute as tarefas implementando as daily meetings

Uma vez que as tarefas estejam distribuídas, é o momento de começar a execução do projeto.

Tão importante quanto a execução, são os momentos de alinhamento e inspeção. Esses ritos garantem a agilidade na execução e a retirada de impedimentos, permitindo que a equipe trabalhe com mais produtividade.

Portanto, quando for iniciar o projeto, não se esqueça de já definir quando serão as Daily Meetings, as famosas reuniões diárias ou, ainda, Daily Scrum.

7 – Revisão ao final de cada sprint

Por último, ao final de cada sprint a equipe faz uma revisão de tudo que foi feito e como foi o processo. O PO valida às entregas e as leva ao cliente, e a equipe faz uma retrospectiva para aprender como organizar a próxima sprint ainda melhor.

E estes são os 7 primeiros passos para aplicar o Scrum e aproveitar as vantagens desta metodologia. E se quiser aprender mais, no nosso e-book completo você encontra tudo sobre o Scrum.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!