BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

19 de maio de 2020

Treinamento de liderança: o que você está perdendo por não fazer?

Não é um segredo que o investimento na capacitação do time é de extrema importância para a organização. Afinal, como já falamos em outro texto, as pessoas são uma das partes mais importantes de qualquer empresa, então, faz muito sentido o investimento para a melhora da performance da equipe nas mais variadas esferas, como infraestrutura, benefícios e desenvolvimento de habilidades (sejam hard ou soft skills).

Tendo contato com diversas organizações ao longo da nossa história, percebemos que uma das áreas que os profissionais apresentam maior defasagem são as habilidades de liderança.

Se você parar para pensar, até que faz sentido!

Boa parte das formações em gestão não abordam essa área de conhecimento além de, algumas organizações, acreditarem ainda (mesmo que inconscientemente) que essas habilidades são um “dom”, ou seja, “ou você nasce líder, ou não tem essa habilidade”.

A boa notícia é que nós do IEEP não acreditamos nisso! Temos a crença de que liderança não é dom e, assim como um esporte ou qualquer outra habilidade, pode ser estudada, praticada e desenvolvida.

Fizemos até mesmo um artigo explicando cientificamente o porquê de ninguém “nascer líder”. Confira esse texto clicando aqui.

Confira neste post a importância do treinamento de liderança dentro das empresas e como acreditamos que esse deva ser feito.

O que é o treinamento de liderança?

Treinamento de liderança é um conjunto de ações cujo objetivo é desenvolver habilidades de quem está, ou estará, na frente da organização ou de uma equipe.

Nós do IEEP gostamos bastante da definição de liderança do livro “O monge e o executivo”:

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns. – James C. Hunter

Então, da mesma forma que em qualquer treinamento, o objetivo é garantir o acúmulo de conhecimentos, sobre si próprio e sobre o que é ser líder, de modo a cumprir esta função da melhor forma possível.

Em outras palavras, é desenvolver a habilidade de influenciar pessoas, criando equipes de alta performance que trabalham de forma engajada e alinhada em prol de um objetivo comum.

Por que o treinamento de liderança é importante?

O treinamento de liderança é importante porque, como já destacamos acima, liderança é uma habilidade (e uma habilidade importantíssima, diga-se de passagem). Portanto, temos que incentivar o desenvolvimento dessa habilidade das mais variadas formas possíveis e, sem dúvidas, a capacitação é uma forma consagrada de adquirir novos conhecimentos, se atualizar frente ao mercado, pegar uma perspectiva externa, valorizar os colaboradores e “quebrar um pouco da rotina” que ficamos inseridos.

E os resultados do desenvolvimento de lideranças são muito benéficos para a organização. Ele afeta diretamente a motivação, a retenção e aquisição de talentos e até mesmo os resultados financeiros da organização. Afinal, o seu trabalho envolve colocar os colaboradores na melhor posição para ter sucesso. Por isso, ele tem uma função crucial.

Porém, contraditoriamente, a realidade da performance dos líderes nas organizações não é muito animadora: 86% dos executivos apontam que liderança é a mais alta prioridade dentro de organizações, determinando como urgente ou muito importante, segundo estudo da Deloitte, e, ao mesmo tempo, 71% dos executivos brasileiros consideram que suas empresas não possuem boas lideranças, segundo pesquisa da HSM.

Se você quer entender como se tornar um líder melhor, confira o nosso blog com diversos artigos sobre o assunto.

Como funciona o treinamento de liderança?

Agora que ficou claro como o treinamento de liderança é importante, resta entender como é aplicado o treinamento de liderança. Existem diversas formas de fazer este treinamento, e nem sempre um modelo que funciona para uma organização vai funcionar para outra. Tudo depende das especificidades das equipes e do nível de conhecimento dos líderes.

Alguns, aprendem na prática, seguindo os conselhos de líderes anteriores, de como ser melhor neste trabalho. Porém, todas essas formas de aprendizado são complementares. O exercício de uma não impede a realização de outra.

Então, um bom ponto de partida sempre é a análise da situação atual. É importante que os consultores tenham um panorama de como as pessoas da organização performam em relação a esta habilidade. Para tornar essa análise mais próxima da realidade quanto possível e evitar “achismos”, um levantamento de dados se torna essencial.

Depois, é importante definir quais pontos serão abordados e de que forma isso será feito. Seria bem ingênuo da nossa parte acreditar que em um treinamento com uma carga horária pré-definida é possível abordar “tudo” sobre liderança. Essa é uma das ciências mais estudadas pela humanidade e mesmo assim não se tem uma definição universal do que o termo significa em suas mais diversas aplicações.

Para que essa definição do “que” e “como” será o treinamento seja efetiva, é importante que os próprios colaboradores da organização participem dessa construção. Assim, garantimos que o conteúdo e a abordagem estejam bem alinhados com a cultura da empresa e, consequentemente, asseguramos que o aprendizado seja o mais fluido possível.

Por fim, chega a hora do treinamento de fato, quando utilizamos as mais diversas técnicas de ensino para prezar pelo aprendizado dos mais diversos perfis de pessoas. Também é importante se atentar à experiência do aprendizado, criando um ambiente que favoreça a interação e o bem estar dos presentes.

Estes são alguns dos principais pontos para se atentar quando for realizar um treinamento de liderança. Se você quiser entender melhor como isso acontece na prática no IEEP, confira este artigo em que “dissecamos” um programa de desenvolvimento de líderes, apresentando algumas das ferramentas utilizadas e os resultados obtidos.

Se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, veja também o nosso E-Book “Liderança para Gestores: como criar uma equipe sem medo” e aprenda mais sobre liderança de uma forma didática e cheia de exemplos.

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by