BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

11 de agosto de 2020

Quais as diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projetos?

Existe uma quantidade significativa de dúvidas quando o assunto é sobre quais são as diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projetos. Ainda que ambos possuam características diferentes, é possível, sim, notar algumas similaridades.

Entender de forma detalhada, porém simples, o que cada um significa e quais suas diferenças, pode auxiliar bastante a entender as dores da equipe e auxiliar a organização a seguir um rumo de maior sucesso, já que cada função tem seus prós e contras.

Que tal aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o Scrum antes de entender a diferença entre esses papeis? Clique aqui e acesse o artigo: “O que é Scrum: Desvendando de uma vez por todas”.

Gerente de Projetos

Um gestor por si só, possui uma presença de grande importância para o bom andamento de qualquer projeto dentro da corporação, principalmente aqueles que possuem maior complexidade. Dessa maneira, torna-se uma peça-chave para garantir a comunicação eficaz, desempenho adequado de todos os envolvidos e uma melhor alocação de recursos.

Logo, um Gerente de Projetos, conhecido também como GP, é o profissional responsável por garantir que todos os projetos serão implementados corretamente. Dessa maneira, torna-se o principal ativo para garantir a falha ou sucesso do projeto.

Além disso, esse profissional tem entre suas principais atividades como Gerente de Projeto:

  • Realizar o planejamento;
  • Acompanhar o andamento;
  • Observar as metas a serem batidas;
  • Acompanhar o prazo e as entregas.

Scrum Master

Diferente do Gerente de Projeto, o Scrum Master não é diretamente o responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto. No entanto, o Scrum Master é uma peça importante para:

– Auxiliar e motivar a equipe;

– Remover barreiras que impedem o sucesso e crescimento do projeto;

– Promover comunicação contínua;

– Garantir a aplicação dos rituais e artefatos do Scrum.

O papel do Scrum Master é garantir que o time esteja totalmente funcional e produtivo, além de assegurar que o processo como um todo esteja sendo seguido. Seu trabalho é facilitar as Daily Meetings, ou seja, pequenas reuniões diárias, de no máximo 15 minutos, em que a equipe fala sobre o andamento do projeto. Também é de sua responsabilidade contornar qualquer obstáculo que os profissionais mencionem nestas reuniões.

De forma resumida, o Scrum Master atua como uma ótima linha de apoio para a equipe, funcionando bastante como um líder desses profissionais. Além disso, é sua função garantir que o Scrum esteja sendo implementado de acordo com os acordos das equipes. Facilitando, por exemplo, as reuniões diárias (Daily Scrum) e ajudando a equipe a descobrir os melhores métodos de trabalho.

Também é importante que ele(a) permita que a equipe tenha alinhada à importância do projeto e, através da motivação e bom relacionamento, oferece transparência e segurança para sanar as possíveis necessidades, caso elas surjam.

Para isso é importante que o Scrum Master tenha um domínio sobre a metodologia Scrum.

Quer entender melhor este papel do Scrum e sua importância? Confira neste texto um descritivo completo sobre o assunto.

Diferença entre o Scrum Master e o Gerente de Projetos

Após entender que o Gerente de Projeto é um profissional de grande importância para determinar o sucesso ou falha do projeto e que o Scrum Master, em um ambiente ágil, organiza e facilita a equipe para o projeto, fica mais fácil de entender a diferença de fato entre ambos.

Logo, de maneira simplificada e descomplicada, o Scrum Master é o ponto de apoio principal da equipe Ágil, funcionando muito como um líder. Enquanto isso, o GP, ou Gerente de Projetos, é o centralizador do comando e de todas as decisões que envolverão o projeto.

Funções que se completam

Mesmo que o Scrum Master não compartilhe de todas as funções que o GP, a similaridade entre ambos está no foco do sucesso do projeto. Afinal, embora utilizem meios diferentes, ambos os profissionais almejam o mesmo fim: o Gerente de Projetos atuando como um controlador do processo, alocando recursos e planejando prazos, enquanto o Scrum Master foca na garantia das boas práticas do Scrum, na redução de impedimentos e em encontrar os melhores métodos de trabalho.

Cada projeto conta com suas particularidades e desafios. Consequentemente, não existe uma maneira única e universal pela qual todos os projetos devem ser geridos. Dessa maneira, entender as diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projetos, facilita a decisão de qual metodologia a equipe/organização irá aderir.

Tenha ainda mais clareza sobre qual caminho seguir lendo também o nosso E-Book Completo sobre o Scrum e adquira uma visão mais completa sobre o assunto.

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!