BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

2 de junho de 2020

As 5 Características das Equipes de Alta Performance: conheça e desenvolva

Quais são as características de uma equipe de alta performance? Esta é uma pergunta que sempre fica na mente de qualquer gestor ou líder que quer melhorar os resultados do seu time. O problema é que este é um ponto difícil de mensurar, embora seja embasado em alguns pilares bem claros.

Embora o gestor tenha diversas métricas de rendimento dentro do ambiente de trabalho, diversos estudos (inclusive um realizado internamente pela Google) mostram que essas características tangem mais um aspecto comportamental e interpessoal do que aspectos de produtividade e rendimento (apesar desses quesitos também serem de fundamental importância).

Visando clarear esse assunto um tanto quanto intangível, nós do IEEP desenvolvemos, através de numerosas pesquisas com as mais diversas equipes e com o que há de mais atual na literatura de gestão de equipes, as 5 características que compõem uma equipe de alta performance.

Se você quer entender como é o seu trabalho como líder e como você pode melhorar a performance do seu time, fique conosco até o final deste artigo e avalie quais das características seu time apresenta e qual você precisa de desenvolver.

1. Segurança Psicológica

A segurança psicológica é uma das mais importantes características de uma equipe de alta performance. Segundo a Dra. Amy C Edmondson, professora de liderança na Harvard Business School e uma das maiores especialistas no assunto do mundo, “Segurança Psicológica é a crença compartilhada que um time é seguro para tomar riscos pessoais”. Portanto, é algo que precisa fazer parte de todo o time, e não somente de um indivíduo.

Confira aqui nosso artigo no qual explicamos tudo sobre a Segurança Psicológica e como você pode desenvolvê-la na sua equipe.

Portanto, quando ela existe, todos têm a sensação de que as relações interpessoais não inibem ninguém. Em outras palavras, ninguém tem vergonha, medo, receio ou qualquer outra emoção negativa ao se posicionar.

Consequentemente, os colaboradores dão ideias, opiniões e até mesmo críticas, sempre que acharem necessário. O feedback não é focado nas pessoas, mas sim no trabalho. E esses são aspectos essenciais para que o próprio time tenha a autocrítica necessária para realizar entregas de grande valor e também para adotar soluções inovadoras na equipe.

Se quiser saber mais sobre um dos cases mais famosos de aplicação da Segurança Psicológica, recomendo muito que veja esse artigo no qual explicamos como a Pixar responsabiliza a adoção desse conceito como um dos fatores chave para o sucesso de grandes obras da empresa, como o Toy Story.

2. Propósito

O propósito é bem simples de entender, embora possa ser mais complexo de enxergar na prática. Cada vez mais os colaboradores se perguntam “Por que fazemos o que fazemos?”. Quando a resposta é apenas dinheiro, ou ela não existe, sua empresa pode ter colaboradores sem um propósito claro.

Especialmente a força de trabalho mais jovem, sente uma necessidade muito grande de ter um propósito em seu trabalho. Para a liderança, o ideal é encontrar uma forma de alinhar as métricas e metas com o motivo pelo qual os colaboradores estão realizando determinadas tarefas, lembrando sempre que esse propósito é uma aspiração interna e não pode ser “forçado” por fatores externos. 

Se quiser entender melhor o que são motivadores intrínsecos (internos), confira aqui o nosso texto sobre “Motivação no Trabalho”.

O ideal é que esse alinhamento de propósito seja feito desde o início da carreira da pessoa na empresa, para garantir que não haja um desencantamento ao longo do tempo. Além disso, é importante revisitar esse “porquê” de vez em quando, afinal de contas, podemos nos desconectar do nosso propósito com a rotina e com o tempo.

3. Engajamento Alto e Nivelado

Uma “equipe engajada” é o sonho de todo líder. Porém, o que muitas vezes passa despercebido, é a importância de ter um nivelamento deste engajamento. Sendo, muitas vezes, até mais importante do que ter grandes polos de engajamento heterogêneos. Como mostra a importante pesquisa do MIT, “The New Science of Building Great Teams”.

Características das equipes de alta performance

O estudo concluiu que as grandes equipes compartilham três importantes características:

A primeira é o nível de energia homogêneo. Nenhum colaborador se dedica ou se engaja muito mais ou muito menos dos que os outros; a energia é nivelada dentro do time.

A segunda característica diz respeito à comunicação interna do time. A comunicação das grandes equipes é fluida e constante, não sendo centralizada por nenhum dos membros.

Por último, as grandes equipes se preocupam em manter uma boa comunicação, também, entre os times. Os times sabem no que os outros estão trabalhando e como conseguem contribuir para que eles andem e avancem juntos.

4. Reconhecimento do Time

Outra das principais características de uma equipe de alta performance é o reconhecimento. Ele é capaz de modificar bastante o comportamento do colaborador, trazendo uma melhora clara no seu desempenho e no engajamento.

Uma vantagem do reconhecimento, é que gera um ciclo positivo. Ao ser reconhecido, o colaborador melhora seu desempenho. Por conta disso, tem um novo motivo para ser reconhecido, fazendo o ciclo se repetir.

Como diria Barry Posner e James Kouzes, autores do livro “O Desafio da Liderança”:

“Pessoas facilmente se cansam, frustram, se desencantam e são tentadas a desistir. Líderes devem encorajar seus corações. Líderes normalmente fazem reconhecimentos individuais e celebrações entre o grupo. Atos genuínos de cuidado estimulam pessoas a continuar a caminhada.”

5. Alinhamento de Acordos e Valores

A autonomia é uma das principais características de uma equipe de alta performance. Porém, depende de outra igualmente importante: o alinhamento. Esta relação existe, pois um é pré-requisito para o outro, como mostra essa tirinha traduzida livremente da cultura do Spotify.

Alinhamento e Autonomia

Quando existe alinhamento, todos estão caminhando para o mesmo objetivo, que é o propósito pelo qual a empresa existe. Afinal, não adianta ter autonomia se cada um está caminhando para um lado. No todo, a empresa acaba não saindo do lugar.

Então, estas são as principais características de uma equipe de alto desempenho, de acordo com as pesquisas do IEEP. Quer entender mais como alcançá-las dentro da sua empresa e obter ainda mais sucesso? Então, confira o nosso e-book “Liderança para Gestores” e veja como construir uma cultura de Segurança Psicológica na sua equipe!

Banner Ebook Lideranca para Gestores

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!