BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

18 de fevereiro de 2020

O que é o mundo VUCA e como ele impacta na sua vida?

Você já ouviu falar no mundo VUCA? Este termo está extremamente em alta, e mesmo que você não o conheça, certamente já o viveu na prática. As características deste novo mundo, diferente de tudo que já vimos, afeta diretamente nossas vidas e exige que estejamos preparados para lidar com ele.

Se você não conhece o mundo vuca ou se quer saber mais sobre ele, este artigo vai trazer algumas explicações, como:

  • O que é o mundo vuca?
  • Como ele afeta nossa realidade?
  • Como estar preparado para ele?

O que é o Mundo Vuca?

O termo VUCA, não é novidade. Ele foi criado na década de 1990, em um cenário pós-guerra fria. Ele surge de um acrônimo das palavras em inglês: Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Ou seja, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Mundo Vuca: votatil, incerto, complexo e ambíguo

Ele representa exatamente as características do mundo que vivemos hoje, podendo ser interpretado como dificuldades para as organizações ou mesmo como novas oportunidades.

Em resumo, podemos entender que o pensamento linear, quadrado, perfeccionista e altamente detalhado não cabe em muitos dos cenários que vivemos hoje. E quando olhamos para o futuro a tendência é que isso aumente mais ainda.

Como ele impacta a sua vida?

Para entender um pouco melhor como o mundo vuca impacta sua vida, basta observar cada uma de suas características que compõem o acrônimo.

volatilidade surge da velocidade das mudanças no mundo empresarial. São inúmeros exemplos de empresas que surgiram e mudaram totalmente o mercado do qual fazem parte. Isso significa que é preciso que os negócios tenham um mindset ágil, de contornar estas mudanças e estarem preparados para elas.

Já a incerteza surge da própria volatilidade. Se tudo muda o tempo todo, fica cada vez mais difícil prever os resultados futuros, mesmo quando existem muitos dados a disposição. Por mais que pareça certo, nunca se sabe as mudanças que podem surgir.

A próxima característica é a complexidade, que surge por conta da conectividade e interdependência de todos os fatores, criando uma teia de aranha extremamente complexa. Uma única ação, pode ter enormes consequências.

Por fim, a ambiguidade significa que é difícil se planejar, por conta de uma falta de clareza e uma relação direta entre certas características.

Como se preparar para um mundo VUCA?

Portanto, mesmo se você não soubesse o que é exatamente o mundo VUCA, certamente já se deparou com estas características no dia a dia da sua empresa. Portanto, uma pergunta que a maior parte das empresas se veem obrigadas a responder é como se preparar para este novo mundo?

Como o mundo apresenta estas características, é preciso que a sua empresa apresente outras, de modo a saber como lidar com elas. Por exemplo, se o mundo é volátil e incerto, significa que está sempre passando por mudanças. Logo, isso demanda que a empresa seja ágil e flexível. É preciso que as empresas possam se adaptar mais rapidamente às mudanças, sendo mais flexível quanto ao seu trabalho.

Outra característica fundamental é ser multidisciplinar. Se o cenário é complexo, ter uma equipe com diversos olhares sobre um mesmo assunto, com perspectivas e conhecimentos diferentes, é essencial para navegar por ele.

O mundo VUCA é parte da nossa realidade. Sabendo ou não o que significa, você faz parte dele. Por isso, a melhor forma de se preparar para isso é conhecer tudo sobre ele. Então, confira o nosso material sobre a principal competência do Século XXI: Adaptabilidade.

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by