BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

17 de fevereiro de 2020

Saiba o que é e o que faz um Agile Coach

Quando falamos em Agile Coach, estamos nos referindo a uma das carreiras mais promissoras do mercado na atualidade. Apesar de o termo ser relativamente novo no Brasil, pois passou a ser mais conhecido por aqui em meados de 2015, segundo dados do Google Trends, a demanda por profissionais da área tem crescido de forma exponencial, impulsionada pelo aumento de empresas que entendem o impacto de uma cultura ágil para a competitividade.

Mas, o que significa isso na prática?

Ao investir na implementação de uma cultura ágil, as organizações buscam maximizar resultados por meio de práticas ágeis, da evolução de pessoas e da melhoria dos processos. O Agile Coach é justamente o profissional que vai conduzir essa jornada de transformação rumo a excelência.

Confira também o nosso post sobre os benefícios da metodologia ágil para empresas.

Entre as suas competências estão o treinamento de equipes na metodologia ágil e a supervisão do desenvolvimento desses times para assegurar resultados eficazes. Em outras palavras, é o Agile Coach quem irá fornecer o conhecimento, as ferramentas e as capacitações necessárias para criar ambientes colaborativos e centrados em equipes ágeis e auto gerenciáveis.

Quais são as principais responsabilidades de um Agile Coach?

Treinar equipes na metodologia ágil, integrar metodologias relacionadas, e desenvolver padrões e requisitos para o processo ágil estão na lista das responsabilidades mais comuns de um Agile Coach.

Além delas, também merecem destaque: fornecer treinamento aos colaboradores sobre o processo ágil, ajudar equipes a usar ferramentas e softwares ágeis e incentivar a adesão de funcionários e partes interessadas.

Essa última talvez seja a parte mais difícil do processo. É comum haver certa resistência por parte das lideranças em relação à agilidade. Isso, porque eles entendem que a metodologia Agile desafia o poder, o controle e a autoridade dos mesmos.

Por isso, ter uma boa comunicação, ser paciente e desenvolver habilidades interpessoais é essencial para quem atua na área, conduzindo líderes e funcionários no desenvolvimento de uma mentalidade ágil.

E o que é preciso para ser um Agile Coach?

Vamos lá: ter uma formação em “coach” não é exatamente necessário, mas sim valorizado pelo mercado na hora de contratar.

No geral, para se tornar um Agile Coach é importante ser graduado em alguma área de conhecimento relevante e acumular experiência (bagagem conta e muito!), atuando como um Scrum master ou gerente de projeto, por exemplo.

Existem diversos cursos, tanto online quanto presenciais, voltados à formação e ao desenvolvimento das habilidades necessárias para quem desejar trabalhar na área.

Certificações específicas em Agile Coach, a exemplo da Scrum Alliance Certified Enterprise Coach, também são “vistas com bons olhos” pelo mercado e ajudam validar as habilidades do profissional. Invista nelas!

Como funciona o mercado de trabalho?

Um Agile coach pode trabalhar com uma empresa que oferece serviços de treinamento ágil, ser contratado diretamente por uma organização ou mesmo prestar consultoria para diversos clientes. As possibilidades são muitas, assim como os desafios e as conquistas que envolvem e motivam quem abraça a profissão.

Ficou ainda mais interessado no assunto? No site do IEEP, você tem acesso a e-books gratuitos relacionados à metodologia e mentalidade ágil. Baixe agora mesmo!

Biblioteca IEEP

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!