BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

18 de junho de 2020

Quem é Jeff Sutherland? Conheça o “pai” do Scrum e sua trajetória

Você provavelmente já ouviu falar do Scrum, não é? Afinal, esta é uma das metodologias ágeis que “dominaram” o mundo. Mas, será que você já ouviu falar de Jeff Sutherland? Este, com certeza é uma das figuras mais importantes na história dessa metodologia. Ele é considerado um dos “pais” do Scrum por ser um dos criadores do método, fundador da Scrum Inc. e co-autor do manifesto ágil.

Não é exagero dizer que sua ideia revolucionou o mundo. Então, se você tem curiosidade de conhecer esta história, confira o post e descubra quem é Jeff Sutherland.

Foto Jeff Sutherland Scrum

Como foi pensado o Scrum?

Apesar de ser uma metodologia extremamente atual, o Scrum não é tão novo assim. Jeff, em conjunto com Ken Schwaber, criaram o Scrum em 1993, na Easel Corporation, com o intuito de mudar a forma como o desenvolvimento de Software era gerenciado. Porém, é importante ressaltar que, assim como em qualquer outra área de conhecimento, diversos outros profissionais também contribuíram para a metodologia chegar no ponto que está hoje.

Na verdade, a primeira base para o framework do Scrum foi mencionada em 1986, em um artigo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka publicado na Harvard Business Review. Em “O novo jogo de desenvolvimento de novos produtos” os autores compararam os processos de criação de produtos a esportes.

Segundo eles, o modelo anterior, criado pela NASA, se assemelhava a uma corrida de revezamento. Cada membro da equipe acaba a sua tarefa e passava o bastão para o próximo, o que tornava a ideia muito ineficiente, tendo em vista que se tratava do desenvolvimento de algo bastante complexo e mutável (softwares) em uma economia internacional altamente competitiva.

Para os autores, a comparação que fazia mais sentido para eles era o jogo de Rugby. O ideal era que toda a equipe jogasse ao mesmo tempo, passando as tarefas para frente ou para trás até que chegasse no objetivo.

Não é atoa essa nova metodologia de gestão ágil de projetos foi batiza de “Scrum”, um nome originado de uma das jogadas mais famosas de Rugby, na qual os jogadores reiniciam uma jogada estando todos juntos e se empurrando com o objetivo de retomar a posse de bola.

Scrum Rugby e Gestão de Projetos

Gostando do post? Então lembre-se de conferir o nosso blog para ler outros artigos e saber tudo sobre o Scrum! Você pode fazer isso clicando aqui.

Como Jeff Sutherland aplicou o Scrum?

Jeff e outros membros da sua equipe foram os primeiros a experimentar com o método de desenvolvimento de software através do Scrum, em 1993, como mencionamos acima. Segundo eles, o método foi um grande sucesso, se mostrando mais eficiente do que o clássico, conhecido como Waterfall.

Em 1995, Jeff, Ken Schwaber e outros parceiros, publicaram um artigo chamado SCRUM Development Process. Através dele, usando a base do framework do artigo anterior e a experiência do uso da metodologia, foi dada à luz ao método Scrum como visualizamos hoje.

De lá para cá, a metodologia apenas cresceu. De acordo com a Scrum.org, mais de 70% de empresas que usam metodologias ágeis, adotam o Scrum.

Sabia que o Scrum não é a única metodologia ágil? Conheça mais algumas no artigo: “Metodologias ágeis: o Scrum é apenas uma delas”.

Após fazer uma boa contextualização sobre essa metodologia, chegou a hora de responder a pergunta que intitula este artigo:

Quem é Jeff Sutherland?

Jeff começou sua carreira como piloto de caça na Força Aérea dos Estados Unidos, onde alcançou o status de Top Gun (uma patente alcançada após a conclusão de programa de treinamento para pilotos de super-elite) em 1967 e realizou 100 missões de combate no Vietnã do Norte.

Após 11 anos como piloto, ingressou na faculdade da Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, onde obteve seu doutorado. Como Professor Assistente de Radiologia, Biometria e Medicina Preventiva, co-fundou o Centro de Vitaminas e Pesquisa do Câncer sob o patrocínio do Prêmio Nobel Linus Pauling e por oito anos foi o Pesquisador Principal de uma bolsa de pesquisa do Centro Nacional de Câncer que executava todos os programas de TI e pesquisa para o Centro Regional de Câncer do Colorado.

Quem é Jeff Sutherland

Em 1983, ingressou em uma empresa bancária que operava 150 bancos em toda a América do Norte, onde foi vice-presidente de sistemas avançados e gerente geral de sua unidade de negócios em caixas eletrônicos. Observando que os processos em Waterfall (cascata) no banco não estavam funcionando, ele implementou o primeiro protótipo do Scrum em Escala (Scrum @ Scale) para a transformação organizacional de uma unidade de negócios.

Ele foi vice-presidente de engenharia e CTO ou CEO de 11 empresas de software. Nas quatro primeiras empresas, ele prototipou o Scrum e, em 1993, na quinta empresa criou o Scrum, agora o vemos usado em 74% das empresas de software Agile em mais de 100 países. Ele foi co-autor do Manifesto Ágil em 2001.

Em 2006, trabalhando como consultor sênior da OpenView Venture Partners e de suas empresas de portfólio, Sutherland estabeleceu sua própria empresa, Scrum, Inc., agora reconhecida como a principal fonte de treinamento em Scrum no mundo. Seu último livro, “Scrum: a arte de fazer o trabalho duas vezes na metade do tempo “, descreve como ele usou sua formação e experiência para criar a prática ágil mais amplamente usada na indústria hoje.

Atualmente, Jeff Sutherland é o CEO da Scrum Inc, presidente da Scrum Foundation e é agile coach da OpenView Venture Partners. De desenvolvedor de software, a carreira de Jeff mudou completamente.

Seu trabalho agora é praticamente totalmente voltado ao Scrum, trabalhando para usar a metodologia para transformar empresas, assim como empoderar desenvolvedores de software. Porém, o trabalho não se limita a isso, pois como você bem sabe, o Scrum se tornou uma metodologia mundial, extrapolando apenas este setor e atingindo sucesso em implementações nas mais diferentes áreas: como o Marketing, Vendas, Desenvolvimento, Treinamento, Finanças e Produção de Conteúdo.

A história de Jeff Sutherland é muito interessante, e mostra o poder do Scrum e sua adoção por todo o mundo. Então, se você quiser conhecer mais ou implementar esta tecnologia na sua empresa, confira o nosso material completo sobre o assunto e se torne também um especialista em Scrum.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!