Implementar uma metodologia ágil como o Scrum ou OKR é algo que pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Afinal, este modelo de gestão traz inúmeras vantagens para a organização, como por exemplo, uma resposta mais rápida às mudanças e a formação de equipes mais autônomas e engajadas.
Porém, como em qualquer mudança a ser feita na empresa, não é tão simples e nem direta assim.
Ao contrário do que se pensa, entender os conceitos ágeis não é a maior dificuldade. Então, se você quer conhecer qual é o maior desafio na implementação de uma metodologia ágil, confira o post e descubra como lidar com ele antes mesmo de começar.
Qual é o principal desafio na hora de implementar uma metodologia ágil na empresa?
A resposta para esta pergunta vem diretamente de um dos fundadores do Scrum e, embora, ele tenha falado especificamente sobre a metodologia de gestão ágil de projetos, essa afirmação também vale para as demais metodologias ágeis.
“O grande desafio não é iniciar a utilização de boas práticas do Scrum, mas sim deixar o time, cliente e a sua empresa prontos para as mudanças de paradigmas que a metodologia ágil traz” – Jeff Sutherland
Na verdade, o principal empecilho não está no conhecimento técnico sobre as metodologias, mas sim na mudança de paradigma na mente das pessoas, tanto dos colaboradores, como das lideranças.
Ou seja, o grande desafio em implementar um método ágil está nas pessoas. E quando falamos de influenciar a mudança de mentalidade das pessoas, estamos falando diretamente sobre liderança.
O ser humano tem um bloqueio natural sobre as mudanças, mesmo quando elas vêm para o bem. Afinal, a zona de conforto tem esse nome é não à toa. É confortável não mudar. Portanto, a mudança de um modelo de pensamento que está enraizado há bastante tempo para outro que ainda é desconhecido pode ser mais complexo do que parece.
O que deve mudar antes de implementar uma metodologia ágil?
Ser ágil é trabalhar em ciclos interativos e validar o que já foi feito para corrigir rapidamente o que for necessário. O propósito é a pessoa aceitar que não conhece a solução de tudo que irá fazer e que as coisas irão mudar.
Em outras palavras, um dos principais pilares da metodologia ágil é “errar cedo”. Ou seja, quanto antes você errar, mais cedo pode corrigir o erro e seguir em frente. Isto, por si só, já é um grande empecilho.
Primeiro porque afirma que errar é natural. Isso faz parte do processo e todo mundo vai errar em algum momento da vida. Logo, a equipe precisa perder o medo de errar. Além disso, deve estar pronta para receber o feedback, que nem sempre serão de elogios.
Em segundo lugar existe a questão de errar cedo. Também é natural que o ser humano queira postergar o erro, afinal, ninguém gosta de errar. Porém, o que é melhor? Errar no início do processo, quando existe tempo para corrigir, ou errar no final, quando as consequências tendem a ser bem piores?
Por isso é tão importante a validação contínua.
Essa é uma forma de garantir que todo o esforço dedicado para alguma entrega, seja no gerenciamento de projetos, no desenvolvimento de softwares e até em uma negociação de contrato, esteja canalizado na direção correta, já que no mundo em que vivemos a mudança é uma constante.
Basicamente, ser ágil é sobre estar constantemente (re)priorizando o trabalho e sendo uma pessoa flexível, ao mesmo tempo que busca sempre entender a sua equipe, o seu cliente (empatia) e formas de ser mais produtivo.
E isto, de fato, é um desafio para muitas pessoas.
Portanto, lhe pergunto:
• O quanto você e sua equipe são flexíveis?
• O quanto buscam receber um feedback sincero?
• O quanto são adaptáveis as mudanças do ambiente?
• O quanto são produtivos e empáticos?
• O quanto conseguem ser auto organizáveis?
Isso demanda um mudança de mentalidade forte, o que é um grande desafio de todo o processo. Se você quer ser ágil, avalie as pessoas primeiro.
Como lidar com o desafio de implementar a metodologia ágil?
Mas afinal de contas, como encarar este desafio?
No Mundo VUCA atual, aplicar métodos ágeis significa ter uma mentalidade de constante adaptação e flexibilidade na gestão de projetos.
Portanto, antes de entender o que é scrum, product owner, backlog e todos os outros conceitos, o trabalho é cultivar o espírito de aprendizado constante. Afinal, com o aprendizado, vem a mudança.
A liderança irá “pavimentar” todo o caminho para que uma transformação ágil aconteça, já que as pessoas são a parte mais importante da transformação. Só assim criaremos um time com pessoas realmente ágeis, ou seja, que não possuem medo de errar, testar, inovar e reunir tudo aquilo que foi aprendido com os inevitáveis erros para melhorar nos processos futuros.
Lembre-se: agilidade é um adjetivo, e não um substantivo. Você pode ser ágil, mas não pode ter ágil. A real agilidade não se garante por meio da implementação de metodologias, embora esse seja uma passo imprescindível para qualquer empresa que queira ser ágil.
Aprofunde no que é a agilidade de fato em nosso E-Book “Mentalidade Ágil” e entenda de uma vez por todas as características do profissional ágil, priorização, o que é ‘Accountability’ e muito mais!