BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

20 de agosto de 2020

3 Sinais de que a sua empresa precisa investir em uma Gestão Ágil

A forte concorrência no mundo dos negócios está fazendo com que muitas empresas busquem novas alternativas para alcançar o sucesso no mercado. Em vista desse cenário, é fundamental analisar e estar atento aos sinais de que a sua empresa precisa investir em uma gestão ágil.

Com o avanço da tecnologia, o ambiente corporativo sofreu diversas alterações. Métodos tradicionais foram substituídos por técnicas modernas e estratégias voltadas para atender as demandas atuais com maior êxito. Entre elas, está o conceito das metodologias ágeis, que visam garantir uma maior rapidez e assertividade nas entregas e adaptabilidade da organização às constantes mudanças.

Independente do setor ou porte, ninguém começa um empreendimento esperando que fracasse. Por isso, investir em uma gestão ágil pode ser uma ótima escolha para garantir bons resultados no futuro da organização.

No entanto, muitas empresas acabam deixando de lado o investimento em uma cultura ágil. Seja por não entenderem a importância ou por terem dúvidas sobre o assunto, o fato é que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do negócio no mercado competitivo.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a identificar os sinais de que a sua empresa precisa investir em uma gestão ágil. Realizar essa análise pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Confira também o nosso blog para entender o que é a transformação ágil e por que os métodos ágeis não param de crescer!

Planejamento estratégico a longo prazo

Por trás do sucesso de uma empresa, existe sempre um bom planejamento estratégico.  Esta ação é indispensável para todo negócio que deseja estar em constante crescimento no mercado.

Porém, vivemos em um mundo cada vez mais complexo e incerto, não sendo possível prever o futuro. Por isso, um planejamento estratégico a longo prazo não faz mais sentido e pode acabar engessando a sua organização.

Levando em consideração essa imprevisibilidade, a gestão ágil é baseada em ciclos mais curtos de validação e execução. Isto influencia na motivação dos colaboradores, uma vez que o objetivo final fica mais tangível, e permite que a organização se adapte melhor às mudanças.

Uma ótima alternativa para realizar um planejamento com ciclos mais curtos é através da metodologia OKR. Conheça nosso guia definitivo de como você pode implementá-la na sua organização.

Dificuldade de identificar e priorizar valor

Organizações que não sabem identificar e priorizar valor acabam querendo fazer tudo ao mesmo tempo, não sendo capazes de diferenciar o que é mais importante. Por isso, muitas vezes despendem tempo e dinheiro em tarefas secundárias, que não vão impactar de forma significativa o objetivo final.

Já negócios que adotam uma gestão ágil são orientados a valor, ou seja, sabem priorizar aquilo que gera mais valor para seus clientes e, a partir disso, conseguem ter foco no que mais importa. Assim, além de evitar desperdícios, realizam suas entregas de forma muito mais rápida e assertiva.

Uma ótima ferramenta que ajuda as equipes a focarem no que mais agrega valor e a fazerem entregas constantes é o Scrum, a metodologia de gestão ágil de projetos que mais cresce no mundo hoje.

Dificuldade em inovar

Atualmente, muito se fala sobre a necessidade de ser uma organização inovadora para se ter vantagem competitiva no mercado. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, a inovação não é algo que vem repentinamente de um “momento aha” de um colaborador criativo.

Para que inovações surjam no seu negócio é necessário que exista uma cultura e uma gestão capazes de responder de forma proativa e não só reativa as mudanças do mercado. Assim sendo, é necessário que se incentive o “fim da aversão ao erro” e a coragem.

Empresas inovadoras não são paralisadas pelo medo de errar e possuem coragem. Sim, coragem para tomar decisões difíceis, desistir daquilo que não faz mais sentido e mudar. Esta capacidade de experimentar coisas novas faz com que os negócios tenham uma cultura de inovação e se destaquem.

Entendeu quais são os sinais de que a sua empresa precisa investir em uma gestão ágil? Para saber mais, baixe o nosso e-book gratuito sobre Mentalidade Ágil e entenda como as práticas ágeis podem te ajudar a ter melhores resultados na sua empresa!

Banner Ebook Mentalidade Agil

Veja Mais Artigos
Abrir chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é a Fernanda, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!