O método OKR (Objective and Key Results que, traduzido para o português, significa Objetivos e Resultados-Chave) é um modelo eficaz de trabalhar a gestão de objetivos das empresas de maneira objetiva, clara e focada, podendo ser usado em diversas áreas, como no Marketing, RH ou Vendas, por exemplo.
Entre suas vantagens, o método de gestão OKR possui uma sistemática flexível e simples, que favorece o maior engajamento da equipe. Uma das características que favorece esse engajamento é a forma como as metas são definidas: além existirem objetivos estratégicos definidos pelos cargos “mais altos”, as próprias e equipes e colaboradores participam ativamente na construção de seus próprios objetivos e metas, o que resulta em um senso de identificação e autonomia muito maior.
Entenda como funciona esse processo de definição de metas horizontalmente dentro das OKRs, conhecido como “Top Down e Bottom Up”. Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse assunto.
Neste artigo, vamos abordar exemplos de OKR para Marketing, a fim de que você perceba como esse método pode ser aplicado nessa área vital para os resultados da organização como um todo.
Veja também os principais erros na implementação desse modelo de gestão.
Como funciona o sistema OKR?
De maneira geral, a metodologia OKR tem dois componentes básicos: objetivos (O) e resultados-chave (KR).
- Objetivo: Representam a direção que a empresa almeja seguir. Deve ser descrito de forma clara, para que todos possam compreender, a fim de manter a equipe engajada na missão de conquistar o alvo determinado.
- Resultados-Chave: São as metas elaboradas para alcançar os objetivos propostos, medidos de forma quantitativa.
Entendendo que os objetivos são uma forma de priorização, é importante observar que os objetivos precisam ser baseados em análises estratégicas da corporação para guiar um crescimento na direção certa. Da mesma maneira, os resultados-chave devem ser pautados em resultados palpáveis, não subjetivos, de forma que o progresso possa ser medido em números.
Se quiser entender um pouco mais sobre OKRs e como você pode implementá-las na sua organização de uma forma mais geral, clique aqui e confira nosso artigo sobre o assunto.
A seguir, veja alguns exemplos de OKR de marketing.
Exemplos de OKR para Marketing
O objetivo desses exemplos de OKR é mostrar como é possível traçar metas claras de uma forma eficaz para mensurar resultados na área de marketing da empresa. Veja abaixo:
Exemplo 1 – Foco no Fortalecimento de Marca:
Objetivo: Tornar a marca referência no mercado.
Resultados-Chave:
- Conseguir 1000 avaliações positivas no Google;
- Conseguir 500 backlinks para o site;
- Aumentar em 30% o número de curtidas das redes sociais.
Exemplo 2 – Foco na Geração de Leads:
Objetivo: Criar um banco de leads massivo.
Resultados-Chave:
- Aumentar em 20% a taxa de conversão em landing pages;
- Coletar 30.000 e-mails;
- Fechar 5 parcerias de produção de conteúdo rico.
Exemplo 3 – Foco na Presença Digital:
Objetivo: Conquistar presença online.
Resultados-Chave:
- Classificar o site na primeira página do Google para a palavra-chave X;
- Criar 30 novos conteúdos utilizando técnicas de SEO;
- Crescer em 30% o número de visitas do site;
- Conseguir 10 mil seguidores no Instagram;
- Conseguir 20 mil assinantes da Newsletter;
Exemplo 4 – Foco em Autoridade:
Objetivo: Posicionar a marca como autoridade no assunto.
Resultados-Chave:
- Aparecer em cinco matérias de jornais;
- Aparecer em dez perfis de influenciadores;
- Realizar um webinário com especialistas no segmento;
- Criar 3 e-books sobre o segmento principal da marca.
Com base nos exemplos de OKR de Marketing acima, é possível observar como esse modelo facilita para que todos tenham uma visão clara do caminho que a marca precisa percorrer e quais os meios de chegar ao resultado.
Nem todas as KRs exemplificadas acima estão medindo diretamente resultados, confira:
- KR de Resultado: “Aumentar em 20% a taxa de conversão em landing pages”
- KR de Esforço: “Criar 3 e-books sobre o segmento principal da marca”
Isso é um ponto de atenção! Quando estamos utilizando KRs para metrificar esforços, podemos garantir que o esforço foi executado, mas não garantimos que o resultado foi atingido.
Nós recomendamos fortemente que os Resultados-Chave sejam usados para mensurar resultados. Assim, definimos “onde” a equipe quer chegar e deixamos o “como” por conta dos colaboradores.
Porém, entendemos que nem em todos os casos é possível a equipe criar apenas Resultados-Chave estritamente ligados a resultados e muitas vezes algumas KRs de esforço irão compor as OKRs de Marketing, ou de qualquer outra área da organização.
Nesses casos, recomendamos uma análise redobrada para garantir que os esforços a serem executados estão realmente alinhados com a estratégia da organização.
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