BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

27 de maio de 2020

Por que os métodos ágeis não param de crescer?

Você certamente já ouviu falar dos métodos ágeis. Metodologias como o Scrum, OKR e diversas outras, têm sido cada vez mais adotadas por empresas de mais diversos setores.

Embora essas metodologias tenham nascido no setor de tecnologia, rapidamente cresceram para os mais diversos segmentos e empresas.

Mas você já parou para se perguntar por quê? O que existe de tão especial nos métodos ágeis que fazem com que eles não parem de crescer?

Então, se você tem esta curiosidade ou quer saber mais sobre o assunto, este post traz uma explicação do porquê os métodos ágeis são o futuro presente da gestão.

Como surgiram os métodos ágeis?

Antes de mais nada, é interessante entender como surgiram os métodos ágeis. Como mencionado acima, o manifesto ágil surgiu no desenvolvimento de softwares, no início dos anos 2000.

Porém, as metodologias ágeis já existiam desde antem do manifesto. A base do Scrum, por exemplo, foi concebida em 1986 por Takeuchi e Nonaka em um artigo na Harvard Business Review.

O manifesto chegou como uma forma de unificar os direcionamentos trazidos pelas novas  metodologias de gestão, conhecidas na época como “métodos leves”.

A ideia é que o desenvolvimento de softwares não fluía de uma maneira tão eficiente quanto poderia, especialmente seguindo os modelos mais tradicionais de gestão de projetos.

Portanto, 17 desenvolvedores que já praticavam algumas destas ideias de forma isolada se reuniram para criar o manifesto ágil. De lá para cá, o crescimento extrapolou o desenvolvimento de softwares.

Por que os métodos ágeis não param de crescer?

Ao parar para pensar na origem dos métodos ágeis, é simples entender por que eles não param de crescer. A resposta está no mundo em que vivemos hoje, o famoso Mundo VUCA,  e no fato de que estes métodos surgiram como uma solução mais adaptada para ele.

Afinal, o mundo corporativo atual pode ser definido em uma única palavra: mudança. Cada vez mais, independentemente da área em que você trabalhe, as mudanças acontecem praticamente todos os dias. Por isso, muitas empresas passam por um futuro que é incerto e imprevisível.

Esta característica coloca os gestores em uma posição muito delicada. Como você gerencia projetos, estratégias, metas e diversos outros aspectos de gestão, em um cenário tão volátil?

Vantagens dos métodos ágeis

É aí que entram as maiores vantagens dos métodos ágeis. Imagine que você está gerenciando um projeto, com projeções para daqui a 2, 3 ou 5 anos. Esta é uma prática extremamente comum em qualquer empresa.

Porém, é impossível entender como estará o mercado no futuro, mesmo que próximo. Basta olhar para como era o mundo há 5 anos, que fica claro como muda.

Uma empresa ágil responde a estas e diversas outras mudanças muito mais facilmente. Afinal, como vimos a partir de sua criação, eles se focam em certas características:

  • Adaptação;
  • Flexibilização;
  • Autonomia;
  • Melhoria contínua;
  • Rapidez na tomada de decisões.

Ao pensar nestas características e no mundo moderno, fica claro porque os métodos ágeis não param de crescer, nem devem parar. De acordo com o State of Scrum de 2017/2018, produzido pela Scrumalliance.org, 85% dos entrevistados pela pesquisa afirmam que o Scrum melhora a qualidade de vida no trabalho e 97% continuará trabalhando com a metodologia.

Por isso, os métodos ágeis apenas crescem, sem dar sinais de parar. Se você quiser saber mais sobre as metodologias ágeis e ficar preparado para esse mundo de mudanças, confira os materiais super completos que colocamos na Biblioteca IEEP sobre as principais metodologias!

Biblioteca IEEP

Veja Mais Artigos
Abrir chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é a Fernanda, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!