BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

6 de maio de 2020

5 Dicas de Livros sobre Gestão Ágil para você se tornar um especialista

A Gestão Ágil está mudando a maneira como as empresas atuam. E nessa imensidão de conteúdo disponível, às vezes podemos ficar um pouco perdidos em como nos desenvolver nesse modelo de gestão tão atual. Pensando justamente em te ajudar, elaboramos uma lista com ótimas dicas de livros sobre gestão ágil para quem quer dominar tudo sobre o assunto e não ficar de fora desde novo mundo.

Um dos maiores objetivos dos gestores é liderar a sua equipe rumo ao sucesso, embora a definição de sucesso varie para cada organização. Porém, ainda mais volátil do que a definição de sucesso é o caminho para esse objetivo.

Como já abordamos aqui no Blog IEEP, o mundo que estamos inseridos hoje, o Mundo VUCA, é marcado por incertezas. E em um contexto em que ajustes de rota se tornam cada vez mais necessários, a Agilidade entra como uma grande ajuda para as organizações que querem ser mais adaptáveis e entregar o máximo de valor.

Então, se você está pronto para mergulhar de cabeça no assunto e se tornar um verdadeiro expert, confira estas 5 dicas de livros sobre gestão ágil curadas pelo IEEP.

1 – Age of Agile – Stephen Denning

Livro Gestão Ágil - The Age of Agile

Uma das principais dicas de livros sobre gestão ágil é uma das maiores referências no assunto. O Age of Agile é um livro extremamente novo (lançado em 2018) e fala sobre a revolução nos negócios pelo qual o mundo está passando. Segundo o livro, o movimento ágil ajuda as empresas a se conectarem com tudo e todos, o tempo inteiro, como uma forma de permitir a adaptação em tempos onde essa característica é vital.

Stephen Denning faz uma verdadeira obra de arte sobre o Ágil, abordando os conceitos das três leis do Ágil (a Lei do Cliente, a Lei do Time Pequeno e a Lei das Redes), dando exemplos ricos de adaptação para os mais diferentes setores e tamanhos de empresa e ainda defende a ideia de que as organizações não precisam ter nascido ágeis para adotar essa filosofia.

Embora ainda não tenha versão em português, esse livro é uma das bibliografias mais importantes dos produtos de ágil do IEEP. Super recomendamos a leitura!

2 – Reinventando As Organizações – Frederic Laloux

Livro Gestão Ágil - Reinventando as Organizações

Mais uma das dicas de livros sobre gestão ágil, o Reinventando as Organizações, foca na revolução do mercado de trabalho que já está acontecendo!

O autor acredita que a humanidade está pronta para alcançar o próximo estágio da consciência humana. Segundo ele, esta revolução vai mudar a forma como os negócios devem se comportar e, para ilustrar como, traz exemplos com histórias de organizações pioneiras nessa revolução.

Aclamado por profissionais e especialistas em gestão, o livro é muito indicado para aquelas pessoas que se sentem limitadas e incomodadas com os modelos de gestão tradicionais, marcados por uma hierarquia bem definida, resistência a mudanças e padronização excessiva. Frederic ainda traz a ideia (que, por sinal, também acreditamos no IEEP) de que colaboradores não são recursos ou máquinas, mas sim pessoas. Dotadas de sentimentos, ambições, valores e necessidades.

3 – Gestão do Amanhã – José Salibi Neto e Sandro Magaldi

Livro Gestão Ágil - Gestão do Amanhã

Como o nome deixa claro, o Gestão do Amanhã se propõe a responder uma pergunta muito difícil: como será o futuro da gestão? Para isso, os autores olham para o passado. Eles trazem como exemplo algumas empresas que revolucionaram setores da economia que, até então, tinham verdades que pareciam imutáveis, como a Netflix, Uber e AirBnb.

Sandro Magaldi e José Salibi são dois dos maiores especialistas em gestão do Brasil e possuem toda a propriedade para discutir sobre as mudanças necessárias nas organizações a fim de se adaptarem melhor à 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla revolução da história.

Essa é uma das dicas de livros sobre gestão ágil mais interessantes. Ao mesmo tempo em que dá uma passada pela história, foca no mais recente, acompanhando diversas práticas. Tudo isso com uma leitura super prazerosa, clara e com infográficos e esquemas que ajudam no entendimento do tema.

4 – Tempo, talento, energia – Michael Mankins, Eric Garton

Livro Gestão Ágil - Tempo, Talento e Energia

Líderes de negócio sabem que a chave para o sucesso de uma organização está no gerenciamento eficiente dos recursos mais escassos. Durante muito tempo o recurso financeiro era o mais importante para uma empresa. Porém, neste livro de bastante relevância para o entendimento da gestão ágil, os autores defendem que, atualmente, o capital é “barato” e não tem a mesma importância que antes. Nos dias de hoje, os recursos realmente escassos são o tempo, talento e energia das pessoas da organização.

Os autores trazem uma visão que está cada vez mais em voga nos negócios: a importância e atenção ao capital humano em uma organização como diferencial competitivo. Eles traduzem esse foco em três principais recursos que uma empresa tem e que também dão nome ao livro. Na obra, você encontra conselhos de como gerenciá-los com o intuito de otimizar o poder produtivo do time.

Assinada por Mankins e Garton, especialistas da Bain & Company em design e eficácia organizacional, acreditamos ser uma leitura essencial para líderes de negócio que buscam levar sua organização para a longevidade e sucesso em um mundo onde as “regras do jogo” mudam constantemente.

5 – The Fearless Organization – Amy C. Edmondson

Livro Gestão Ágil - The Fearless Organization

Fechando nossas dicas de livros sobre gestão ágil, o The Fearless Organization fala sobre um assunto que consideramos vital para as equipes: a segurança psicológica. Nesta obra, são discutidos os desafios das organizações para ter sucesso na economia moderna e uma das principais ações para esse fim é criar um ambiente seguro para seus colaboradores.

Você pode estar se perguntando: “mas o que Segurança Psicológica tem a ver com a gestão ágil?”. E eu te respondo: tudo! Do que adianta buscarmos contratar os melhores talentos se essas pessoas não se sentem seguras o suficiente para falar o que pensam? A ausência desse conceito prejudica severamente a criatividade, performance e inovação de uma equipe.

A autora, a Dra. Amy C. Edmondson, é professora de Liderança na Universidade de Harvard e é uma das maiores especialistas no tema de segurança psicológica. Neste livro ela aborda de forma bem completa o que é a cultura da segurança psicológica e fornece direcionamentos bem sólidos para a construção deste aspecto nos times.

 

Com estas dicas de livros sobre gestão ágil, você vai entender muito mais sobre o assunto. E se quiser um material complementar para se aprofundar ainda mais, confira o nosso e-Book completo sobre a Mentalidade Ágil e entenda de uma vez por todas o que significa SER Ágil.

Banner Ebook Mentalidade Agil

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!