Blog

A Lei do Cliente: Foco no Cliente

A Lei do Cliente: Ou você tem foco no cliente, ou seu cliente terá foco na concorrência

Você já parou para pensar sobre o que realmente diferencia empresas de sucesso das organizações estagnadas e decadentes nos dias de hoje? Trata-se de uma questão complexa com diferentes possíveis respostas, baseadas em diferentes teorias. Um fato, porém, chega a ser um consenso nesse tópico: os fatores de diferenciação que garantiam o sucesso de um negócio décadas atrás já não garantem o sucesso de empresas atualmente. Tais fatores mudaram significativamente.

O que é o Agile?

Assim como muitos outros empreendedores e pesquisadores, nós, do IEEP, acreditamos que, hoje, vários dos fatores que diferenciam as organizações de sucesso são os mesmos definem as organizações ágeis. O Agile não é sobre trabalhar mais ou rápido (não é sobre fazer o dobro do trabalho na metade do tempo), mas é, sim, sobre gerar mais valor a partir de menos trabalho. É sobre fazer melhor aquilo que é mais importante. Isso, porém, pode não ser tão simples quanto parece!

Uma das formas de clarear a descrição ampla de organizações ágeis pode ser encontrada no livro A Era Ágil, aclamada obra do autor Stephen Denning, que encontrou no Agile a resposta para a pergunta feita no início desse texto. Segundo ele, as organizações ágeis, que vêm se mostrando mais robustas e adaptáveis às crescentes incertezas do mercado, operam sobre três principais “leis”, bem distintas do sistema operacional mais velho das empresas tradicionais. As leis são: a Lei do Cliente, a Lei do Time Pequeno e a Lei das Redes.

Aqui, vamos explorar a primeira dessas e observar o quanto ela pode ser útil para o seu negócio de fato ter o tão falado “foco no cliente”.

O centro gravitacional do mercado

Denning afirma que o mundo dos negócios e da gestão passou e ainda está passando por uma mudança de paradigma semelhante àquela provocada por Nicolau Copérnico no mundo da ciência, no século XVI. Antes de Copérnico, o mundo confortavelmente se apoiava na ideia de que o sol girava em torno da terra. Copérnico, então, por meio de seus estudos, publica um artigo dizendo o contrário: na verdade, é a terra que gira em torno do sol. Inicialmente, sua ideia não foi mal recebida, astrônomos a enxergaram como uma forma mais intuitiva de enxergar os céus e calcular as trajetórias dos planetas; ela não foi entendida de forma literal.

Com o passar do tempo, porém, pessoas e organizações perceberam que a teoria de Copérnico não era apenas um novo modelo matemático para calcular o movimento dos planetas. Era uma visão de mundo diferente que estava prestes a abalar as premissas que garantiam a manutenção de poder de várias instituições, como muitos governos europeus e a própria Igreja Católica.

Logo, tais instituições passaram a abominar o fim da visão geocentrista do universo e tomar ações, como a Igreja Católica condenando pessoas que defendiam a ideia de Copérnico, tal qual Galileu Galilei, por heresia. Muito tempo se passou até que as ideias de Copérnico se tornassem amplamente aceitas. Elas não se tratavam apenas de astronomia; elas provocaram uma mudança de paradigma sistêmica.

A Lei do Cliente pode ser entendida como uma mudança de paradigma no jeito que organizações compreendem e interagem com o mundo. O universo dos negócios deixa um paradigma defasado em que posiciona as empresas no centro, com usuários e clientes gravitando ao seu redor para assumir um paradigma de foco no cliente com as empresas gravitando ao seu redor.

De um modo geral, a empresa do século XX operava com base na ideia de que ela oferecia certos produtos e serviços que os clientes poderiam ser induzidos, através de campanhas de marketing e vendas, a comprar. Elas tinham foco estrito nos produtos que ofereciam e tinham a geração de lucro como objetivo primordial.

Com a passagem do tempo, ao invés de corporações gigantescas permanecerem como o centro sólido do mercado, ganhando dinheiro com consumidores passivos que flutuam e são manipulados ao seu redor, o cliente vivo com pensamentos e sentimentos próprios e mutáveis agora é o centro do universo comercial. O cliente é o sol, e organizações orbitam em torno dele. É uma revolução copernicana no mundo dos negócios.

Portanto, empresas ágeis não objetivam apenas satisfazer seus clientes, mas, sim, encantá-los. A Lei do Cliente diz que a entrega de valor instantânea, íntima e sem atrito para o cliente deixa de ser uma possibilidade e passa a ser uma necessidade.

A Lei do Cliente: O Cliente no Centro

Exercendo a Lei do Cliente

A mudança de paradigma não sugere mudanças pontuais nas empresas. Assim como as ideias de Copérnico, ela tem consequências sistêmicas e clama por uma reorientação geral de vários aspectos organizacionais. Vejamos algumas características de organizações ágeis que atuam de acordo com essa Lei, colocando seu foco no cliente:

  • Há um objetivo compartilhado de encantar os clientes

O papel de encantar o cliente é de todos os colaboradores na empresa. As pessoas compreendem os requisitos de performance para criar valor instantâneo, íntimo e sem atrito para o cliente e entendem como sua função contribui para essa performance.

  • Os líderes assumem responsabilidade em garantir o entusiasmo dos colaboradores em encantar os clientes

Os líderes devem ser apaixonados em gerar progresso na vida dos clientes da empresa e devem inspirar essa paixão no restante dos colaboradores. Eles assumem posições mais focadas no cliente e menos focadas no lucro e nos acionistas.

  • A empresa almeja ser a melhor no que faz

Em uma economia global, a concorrência é global. Empresas entendem que o cliente anseia pelo melhor, consegue descobrir qual é o melhor produto e quem o está entregando e tomam atitudes para adquiri-lo. Ter foco no cliente também é buscar fornecer o melhor produto e, consequentemente, não sucumbir à concorrência global.

  • Todos na organização têm uma linha de conexão clara com o cliente

Para o foco no cliente ser pleno, todos na organização devem enxergar como o seu trabalho está agregando valor ao cliente e usuário final. Caso não enxerguem, no novo paradigma, questiona-se se tal função deveria sequer existir.

  • A empresa garante que possui conhecimento profundo e preciso sobre o cliente

A empresa busca conhecer tudo o que é possível sobre seus clientes. Utilizar antropólogos para coletar esse conhecimento, contratar consumidores reais e assíduos dos produtos e utilizar da inteligência artificial e machine learning para que a empresa aprenda sozinha e nunca pare de aprender sobre os clientes são alguns dos caminhos adotados por organizações bem-sucedidas.

  • Colaboradores são empoderados para tomarem decisões

As decisões são empurradas para a base organizacional, onde os colaboradores sabem e escolhem o que mais encanta o cliente dentro de sua função, além de garantir um tempo de resposta menor do que esperar pela decisão subir por toda a cadeia hierárquica da organização.

  • A estrutura da empresa muda de acordo com o mercado

A organização se adapta em tempo real para assumir a forma que melhor e mais eficientemente pode gerar valor para o usuário. Esse foco no cliente é sempre mais importante que a mera manutenção da estrutura vigente.

  • Relacionamentos são interativos, vertical e horizontalmente, interna e externamente

Na Lei do Cliente, as fronteiras organizacionais são mais fluidas do que nunca e o fluxo de informação deixa de ser de cima para baixo e de dentro para fora e passa a ser multidirecional. Clientes e colaboradores da base tornam-se participantes ativos na criação de valor.

  • Funções de back-office são alinhadas para servir o cliente

Funções como gestão de pessoas, finanças, auditoria, contabilidade, entre outras, passam a ser conduzidas para gerar valor para o cliente. Se a linha de conexão entre as funções e a geração de valor ao cliente não for clara, vale o questionamento se a função deveria sequer existir.

  • Valor gerado para o cliente deve ser monetizável para a organização

O lucro da empresa deixa de ser um objetivo atingido por meio dos clientes e passa a ser um subproduto do objetivo final de gerar valor para os mesmos. É importante, porém, garantir que esse subproduto exista. Não é muito difícil atingir essa característica, pois uma empresa focada no cliente gera as melhores soluções pelas quais as pessoas estão dispostas a pagar e a pagar mais caro.

Ou você tem foco no cliente, ou o cliente vai ter foco na concorrência

A Lei do Cliente não é apenas sobre entender que o propósito da organização deve ser entregar o máximo de valor possível para o cliente. É sobre adaptar os sistemas, processos, estruturas, valores, hábitos, atitudes e cultura da organização para transformar essa ideia em realidade.

No seu contexto, o quanto a sua organização exerce a Lei do Cliente? Se você não se identificou com os atributos acima, é possível que os clientes de sua empresa enxerguem mais valor em soluções de outras empresas e passem a contratá-las.

É sempre bom lembrar do importante ensinamento de Sam Walton, fundador da Wal-Mart:

“Só existe um chefe: O CLIENTE. E ele pode demitir todo mundo na empresa desde o presidente até o servente, simplesmente escolhendo gastar o seu dinheiro em outro lugar”

No novo paradigma, nunca foi tão fácil e conveniente para clientes encontrarem “outros lugares” para gastar seu dinheiro. A Lei do Cliente se faz urgente.

Caso sinta que precisa de ajuda para desenvolver o foco no cliente nas equipes da sua organização, não deixe de entrar em contato conosco para entender como podemos te auxiliar!

slot gacor
slot resmi
toto slot
slot kamboja
slot gacor maxwin
slot thailand
toto slot
slot gacor gampang menang
slot resmi
slot gacor gampang menang
slot malaysia
slot gacor
slot resmi
toto slot
slot gacor
slot gacor
toto slot
slot gacor
slot gacor
toto slot
slot gacor maxwin
slot gacor gampang menang
slot gacor gampang menang
slot gacor maxwin
slot gacor gampang menang
slot gacor maxwin
slot gacor maxwin
slot gacor maxwin
kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News ini daftar 5 hp harga mid range terbaik 2025 siap libas rata kanan gates of olympus 5 laptop ini harganya 10 jutaan sang legenda olahraga billiard menjejal ke dunia scatter hitam fedor gorst bertarung mencoba kemampuannya kembali untuk menang di gates of olympus sembari menunggu hasil snbp keluar baiknya kita mencoba formula menang di starlight princess manfaat luar biasa sinar mentari pagi penuhi vitamin untukmu siap menangkan slot disini pintar memanfaatkan waktu sandy sukses meraup untung di permainan ini pertandingan dua raksasa paling ditakuti di zona asia jepang arab saudi misi harry kane dkk bertemu latvia di kualifikasi zona eropa jadwal buka puasa daerah jakarta dan sekitarnya cek di sboku99 scatter hitam bikin erick thohir angkat bicara begini annisa mahesa berbagi rejeki di idul fitri gates of olympus manfaatkan waktu luang dengan kegiatan yang menambah pundi pundi rahasia mendapatkan profit dikala banjir melanda jakarta intip ihsg hari ini rahasia dibalik pragmatic menjaga efektifitas rtp kim soo hyun selalu bermain di pgsoft saat luang aa raffi menghabiskan waktu sembari menunggu berbuka puasa Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News Farodigital Daily News situs slot gacor online situs slot gacor online situs slot gacor online situs slot gacor online situs slot gacor online situs slot gacor online farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online kasino online Aris Cahyadi Menang 8 Juta dari Mahjong Ways 2 Sugar Rush 1000 Pragmatic Play: Diam-Diam Menghanyutkan Kupas Tuntas Sweet Bonanza 1000 Dice Mahjong Wins 3 Juara Maret 2025 di MonggoJP Rumah Megah dan Mewah Wulan Gurino Mahjong Wins Bonus: Alternatif Menggiurkan dari Mahjong Ways 2 untuk Cuan Besar Menguak Misteri Museum Mystery PG Soft: Rahasia Samsudin Walaka Menang 88,5 Juta Kejutan Menang Saat Macet: Raditya dari Palembang Raih 8 Juta Kejutan Menang Saat Macet: Raditya dari Palembang Raih 8 Juta farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news farodigital daily news karma baik selalu datang waldy jackpot 200 juta scatter hitam emas hadiah dari mahjong ways rizal menang jackpot starlight princess 1000 kisah diana dapat jackpot senilai rumah 2 lantai yoga berhasil menang ratusan juta di mahjong ways 2 rahasia ahmad bagikan 5 tanda maxwin sweet bonanza himbauan willie saliman bagi jackpot di sboku99 rendang hilang karena sibuk bagi bonus mahjong ways sindiran pedas dari dani korbujir tentang rendang hilang jackpot dikala gempa thailand mengguncang rekomendasi permainan penyelamat liburan alda https://cejesfduan.ao/ https://fcth.com.pk/ https://alzahranicontracting.com/ https://colocate.com.au/ https://hmclachlan.com/ https://www.opusmakina.com/ https://it-laws.com/ https://uniqueinworld.com/ https://poleramis.com/ https://famousintheworld.com/ https://www.bayramci.com/ https://www.tukangalumunium.com/ https://clinicaperezdelolmo.com/ https://lukaluformpjinjacity.com/ https://eko-development.com/ https://anesthesiaproviders.com/ https://videoinformationproducer.com/ https://barbosa-stern.org/ https://sebinoengineering.it/ https://dbdoc.org/ https://apkfyp.org/ https://onepoundhospital.org.uk/ https://gnkf.org/ https://mountstratusresort.com/ https://www.blackstudiosnetwork.com/ https://eliadtours.co.tz/ https://rugsofanatolia.com/ https://assieco.it/ https://ozdoganmadeniyag.com/ https://www.teachyourself.pk/ https://www.elixirschool.com.ng/ https://matungu-ngcdf.org/ https://coinmachinvestment.com/ https://www.gentleheartsmn.com/ https://mjholidayresort.com/ https://bet2africa.com/ https://copierbangladesh.com/ https://cmcguigan.com/ https://digitallflix.org/ https://benholroyd.co.uk/ https://marearosa.mx/ https://karabest.com/ https://jacknilan.com/ kujangbet 168 pacutoto 99 pacutoto 99 login pacutoto99 link alternatif pacutoto99 login sabung ayam pacutoto99 pacutoto99 slot pacutoto99 gacor pacutoto99 togel pacutoto99 slot
metroartschool widyanataarchitect mirecomendadotienda inspiredgardenideas afroskin mediaedukasiborneo darknetbills ellacoffeemall mauiislandportraits lesechecsdelareussite rumahbintang centrovirginia mitramedikasolo sloveniaonbike ioautonews beritakampus naijasportnews salvagegaming lamorenetaeventos thefullfitness programlarindir rastama walangsari bearrockfoods bikersonweb feelwellforever projectparadisegame sciencebookprizes hotelristorantevittoria oaklandpolicebeat atxukale ilesvanille tutelaeucarestia arting.mx global-history travelnewseditor fleeknews worldnewswave lettica.org noahs wish greenrivernetwork autoexpertproducts healthcarelawsuit sportmuseumcuracao beef cattle assurecontrols hospitalnearme arquidiocesisdgo coinsmonedas cirebonpost coronameter shiftorbit icdiss makalu2004 platye kingkong bola minweb
sophiadruidhills meghantius heathergeisler nhcarnivalshop highlandermarket escortwide sankalpanews wanyismart beccariacbd wszgk capespindj dachenggerui healthezi guanbingjd cdlosbiciosos betteboutik jaroshdi ivermectinnoprescription asiannuclearenergy karsmodels casateconelplaneta zamboostwp-login.php mmmcommentaries conlosnanos dnmurals lesfousdebassan piraterfbonline hoganoutletoscarpe clomidsale.online ciprocfx.online animationdesoireekaraoke anjaniflorist movewingame askmeyp justjewellry simplashop expedistaap freewuxiaonline boin boin globallearningsolutionsltd abamoxicillin megaoraksil thewebgacor pulsajuragan
plugins premium WordPress