BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

23 de março de 2020

Veja como e porque o Yahoo utiliza a metodologia Scrum

O Yahoo mudou muito ao longo dos anos. Saindo de uma empresa que começou no início do boom do “ponto com” para um mundo totalmente moderno, em que o digital e a internet fazem parte da vida de todos. Para ajudar nessa mudança de cenário em um ambiente tão mutável quanto o digital, o Yahoo usa a metodologia Scrum.

Dentro da empresa, são por volta de 200 times que vivem a cultura ágil para desenvolver produtos no mercado Web. Como este mercado está em constante desenvolvimento, como talvez nenhum outro, a agilidade é uma necessidade que beira a obrigação. Então, confira como o Yahoo usa a metodologia Scrum.

Por que o Yahoo usa o Scrum?

Scrum tem algumas vantagens que se encaixaram muito bem com o que o Yahoo procurava. Esta metodologia se baseia em um modelo de gestão mais simples, transparente e adaptável a mudanças. Além de poder ser implementada gradual e parcialmente gerando, ainda assim, impactos positivos nas equipes.

Por exemplo, nós do IEEP não seguimos ao pé da letra todos os papéis, eventos e artefatos do Scrum. Ao longo dos anos aplicando esta metodologia, percebemos algumas adaptações que dariam mais agilidade e retorno para as equipes. Afinal, ser ágil não é aplicar alguma metodologia específica.

Entenda melhor o que é ser ágil acessando aqui o texto “Mindset Ágil: mais importante que as metodologias é a mentalidade”.

O Scrum toma como fundamento, de maneira geral, a realização de testes e melhorias contínuas, encaixando-se muito bem na cultura do Yahoo. Algumas práticas como a cooperação, fazer o time trabalhar junto e ter uma prioridade muito bem definida, foram alguns dos maiores benefícios que a empresa percebeu.

Este último ponto, especificamente é onde o Scrum traz uma enorme vantagem. Tradicionalmente, as empresas têm enormes dificuldades em priorizar.

O Agile não é apenas Scrum

Mas, o Yahoo não fica restrito apenas ao Scrum. A empresa acredita que alguns dos benefícios do Scrum são imutáveis e podem ajudar qualquer negócio, como o daily scrum. Em contrapartida, também são aproveitados conceitos de Lean, emprestados de empresas como a Toyota. A ideia é adotar a ideia de produção “just in time” e diminuir o desperdício geral na organização.

Quer saber como outras empresas usam o Scrum e a metodologia ágil para potencializar seus resultados? Então confira outros posts no nosso blog e descubra.

Como o Scrum mantém a equipe do Yahoo unida?

Um dos maiores efeitos do Scrum dentro do Yahoo é como ele tem um impacto em manter a equipe unida. A empresa percebeu que grande parte dos desenvolvedores tinha uma tendência a trabalhar de forma isolada. Com uma maioria bem introvertida, eles tinham certa dificuldade em interagir e colaborar uns com os outros.

Por isso, o Scrum no Yahoo teve um efeito um pouco diferente do que é visto nas outras empresas. Enquanto é comum observar os efeitos do Scrum em relação aos processos mais fluidos, por exemplo, no Yahoo foi percebida uma enorme diferença na forma como as pessoas interagiam.

A empresa mudou a forma como eram feitos os projetos de desenvolvimento de software. Tradicionalmente, eles eram mais focados nas ferramentas e em processos mais complexos. Com isso, existia certa desmotivação por conta de toda a burocracia em controlar o processo.

Com o Scrum, existe uma ênfase em “auto-organização”. As equipes sabem quais são as tarefas, quais são as prioridades e podem se organizar de forma mais independente. Os gestores perceberam que as equipes se organizavam, de fato, de formas mais inteligentes.

Confira outros benefícios de se aplicar essa metodologia clicando aqui.

Existe uma diferença muito grande entre um gestor de projetos chegar para um colaborador e dizer “esta é sua tarefa: em quanto tempo ela está pronta?”, para dizer para a equipe “estas são as entregas necessárias, se organizem”. Com esta metodologia, as equipes realmente se organizavam e se ajudavam, mesmo os desenvolvedores mais introvertidos.

Entender como o Yahoo usa o Scrum é interessante, pois tem um foco maior nas pessoas. Então, se você quiser entender como o Scrum pode afetar os processos e as pessoas, confira o nosso e-book completo sobre o assunto.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by