BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

24 de março de 2020

Como a Locaweb aplica Metodologias Ágeis em seus projetos

Se você já se perguntou como grandes empresas utilizam metodologias ágeis para aumentarem a entrega de valor de seus projetos, você está no lugar certo! Neste artigo, iremos compartilhar como a Locaweb aplica as metodologias Scrum e XP em seus projetos.

Locaweb é uma empresa brasileira de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, tendo sido premiada como líder no Brasil e na América Latina no seu segmento. Reconhecida como uma empresa ágil, é um exemplo de referência no assunto e uma ótima fonte de inspiração. Então, se você busca conhecer como implementar estas metodologias ágeis na sua empresa. Confira!

Como a Locaweb começou a implementar o XP (Extreme Programming)?

A Locaweb aproveitou muito bem o cenário interno na aplicação do XP.

A primeira iniciativa aconteceu em 2006, no desenvolvimento do produto PABX Virtual. Existiam duas grandes vantagens que permitiram testar essa nova abordagem e avaliar os resultados mais facilmente: a equipe era bem pequena e trabalhava de forma relativamente isolada das outras equipes de desenvolvimento.

Estas características permitiram empregar o XP em um projeto piloto e os resultados foram muito positivos. O produto foi lançado em oito meses, com uma evolução eficiente de funcionalidades, já que o time conseguiu trazer uma nova a cada duas semanas.

A partir dos bons resultados desta experiência, a empresa aproveitou para tentar disseminar o XP por todo o negócio.

Quer conhecer outras metodologias ágeis? Neste outro artigo explicamos o que é e quais são as principais metodologias ágeis de hoje.

Quais são as práticas de Scrum e XP mais usadas pela Locaweb?

A Locaweb percebeu, muito astutamente, que não necessariamente um modelo ou certas práticas que funcionam para uma equipe vão funcionar para outras.

Como a empresa é composta por uma área de tecnologia bem diversificada, cada time tem os seus próprios desafios, o que significa que é preciso de respostas específicas para cada um deles. Por isso, cada equipe tem certa liberdade para adotar as práticas que mais fazem sentido para a tarefa e o setor no qual eles trabalham.

Mas, por exemplo, a empresa encontrou um grande desafio. O XP é uma metodologia que funciona muito bem para times pequenos. Os resultados são ótimos, o clima é descontraído e os produtos são entregues rapidamente. Porém, existe uma dificuldade em escalar os resultados.

A empresa percebeu que existia uma grande dificuldade em integrar os times. Por isso, o grande desafio é implementar a cultura ágil por toda a empresa, de modo que ela não fique restrita apenas ao desenvolvimento.

Portanto, a empresa não se limitou a encarar o desafio sozinha. Foram contratadas algumas consultorias ao longo dos anos, para ajudar a empregar a metodologia ágil dentro do negócio. A cooperação também é um dos fatores mais importantes no mundo ágil.

Como é o desenvolvimento na Locaweb hoje?

Atualmente, a Locaweb passa pelos mesmos desafios que qualquer empresa passa quando quer escalar suas operações. No momento em que o negócio cresce, o Scrum e o XP, assim como qualquer outra metodologia, passam a não ser mais suficientes por si só e é necessária uma organização maior que integre os times e os oriente para os objetivos da empresa.

É claro que essas metodologias ainda fazem parte da empresa, assim como algumas ideias de lean, mas o maior segredo do sucesso é combinar os fatores mais relevantes e trazer um modelo próprio, que faça sentido para as características da empresa.

O que torna a Locaweb ágil não é a adoção de uma ou outra metodologia específica, mas sim o desenvolvimento da mentalidade ágil nos profissionais da organização. Desafios diferentes e imprevistos sempre irão acontecer, mas essa mentalidade garante que as equipes consigam se reinventar rápido o suficiente para conseguir continuar entregando valor.

Se você quiser saber tudo sobre a mentalidade ágil, confira o nosso e-book e descubra o que é ser ágil de verdade.

Banner Ebook Mentalidade Agil

Veja Mais Artigos
Abrir chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é a Fernanda, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!