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4 de maio de 2018

Os 5 papéis principais do líder no desenvolvimento de pessoas

Como você tem trabalhado o desenvolvimento de pessoas na sua empresa?

 

Essa simples pergunta pode levar a muitas reflexões sobre como um líder deve agir para obter êxito em suas atitudes e decisões.

 

Mas, independentemente do estilo de liderança que segue, um líder de sucesso possui cinco papéis principais no desenvolvimento de pessoas dentro de uma organização.

 

Confira cada um deles neste post e entenda por que eles são tão importantes!

1. Desafiar os liderados a fazerem mais

O desenvolvimento de pessoas dentro de uma organização só acontece quando cada membro da equipe se sente desafiado a fazer mais e trabalhar melhor em suas tarefas.

 

Por isso, o líder tem a responsabilidade de incentivar o grupo a aprender, constantemente, com as situações vivenciadas dentro da empresa.

 

Quando um líder não estimula os colaboradores e não proporciona meios para que eles cresçam, ele está dificultando o desenvolvimento contínuo de cada um.

 

Portanto, ao desafiar a equipe, ele possibilita que todos aprendam juntos, se envolvam nos objetivos que pretendem alcançar e aumentem a qualidade do trabalho que realizam.

 

2. Fornecer autonomia para cada membro da equipe

Um líder não trabalha sozinho e entender isso é essencial. Por isso, mais que desafiar a equipe, ele precisa dar poder e responsabilidade para conquistar o melhor de todos os membros.

 

Essa autonomia é fundamental para o desenvolvimento de pessoas, pois gera autoconfiança para que elas tenham um bom desempenho em suas atividades.

 

Afinal, todos do grupo devem se sentir confortáveis para dar ideias, executar tarefas e contribuir com seus colegas no dia a dia.

 

3. Deixar o canal aberto para a comunicação

Ter um excelente relacionamento com a equipe é muito importante para que o líder consiga desenvolver as pessoas.

 

Mas, para que isso aconteça, é preciso que ele preze pela boa comunicação e se disponha a conhecer cada membro do grupo.

 

Quando mantém uma comunicação direta com a equipe, o líder entende quais são suas forças e fraquezas, abre portas para o diálogo e desenvolve a confiança.

 

Muito além da delegação de tarefas, ele estará disponível para ajudar com as dúvidas e, com isso, facilitará o crescimento dos colaboradores dentro da organização.

 

4. Fornecer feedbacks com foco no desenvolvimento de pessoas

Da mesma forma que deve saber ouvir seus colaboradores e responder suas perguntas, o líder também deve estar disposto a dar feedbacks constantes.

 

Oferecer um retorno para os liderados sobre o trabalho que eles desenvolvem é essencial para que eles consigam aprimorar os serviços e crescer na empresa.

 

Cada um possui um ritmo e um desempenho diferente. Portanto, cabe ao líder saber avaliar isso junto ao conhecimento prévio que tem sobre eles para tentar auxiliar da melhor forma possível.

 

5. Desenvolver a moral do grupo

O desenvolvimento de pessoas em uma empresa também precisa de reconhecimento e motivação.

 

Todos os líderes têm como dever a demonstração de gratidão pela excelência do grupo com o qual trabalha e de cada indivíduo que o compõe.

 

Por meio do reconhecimento e do envolvimento em um propósito comum, há a criação de um senso de identidade e o aumento da motivação dentro da equipe.

 

Mas, para criar essa conexão, o líder deve estar sempre atento a todos os papéis que lhe cabem.

 

Afinal, a construção de uma liderança de sucesso não depende apenas do esforço individual de quem está à frente da equipe. Ela resulta do incentivo ao bom desempenho de todos os colaboradores que fazem parte do grupo.

 

Se você gostou do nosso post sobre desenvolvimento de pessoas, que tal conferir o nosso texto sobre os quatro erros que não podem ser cometidos na gestão de equipes?

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