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11 de maio de 2018

O que você precisa saber sobre o gerenciamento de projetos

 

O gerenciamento de projetos é uma prática essencial para que as organizações consigam desenvolver suas atividades de forma produtiva e com qualidade.

 

Mas, muito além do que é idealizado em sua teoria, existem algumas dicas que são extremamente importantes para quem deseja planejar e executar seus projetos com foco nos resultados que o cliente espera.

 

Separamos três delas para que você evite alguns erros e garanta um bom desempenho ao longo do processo, sem se desviar do objetivo principal.

 

Confira agora o que você precisa saber para realizar um gerenciamento de projetos eficaz junto à sua equipe!

No gerenciamento de projetos, o planejado é diferente do executado

 

O primeiro ponto que deve ser entendido em um gerenciamento de projetos é que um planejamento bem feito não é garantia de um projeto de sucesso.

 

Portanto, as mudanças sempre serão parte da trajetória e tanto o gestor quanto a equipe devem estar preparados para responder rapidamente a elas.

 

O projeto precisa se adaptar ao replanejamento com facilidade, mantendo o foco em entender o que o cliente deseja, quais são seus objetivos e os requisitos, para que, dessa forma, as entregas sejam feitas de acordo com os resultados que ele espera.

 

O plano nem sempre é certo e segui-lo cegamente pode levar a equipe para erros que vão distanciá-la do objetivo final e gerar atrasos nas entregas.

 

Por isso, as metodologias ágeis de gestão de projetos, como o Scrum, têm cada vez mais destaque no mercado.

 

Por ser adaptável a mudanças, esse método ganhou a confiança das equipes pela flexibilidade no planejamento de suas atividades, sem deixar de priorizar o alinhamento às expectativas do cliente.

Culturalmente, não somos bons em planejar e adoramos o “fazejamento”

 

Em contraponto ao tópico anterior, o brasileiro peca (e muito) no planejamento. Não gostamos de planejar e isso faz com que a pressa para executar seja a nossa pior aliada.

 

Pode parecer confuso, mas a etapa de planejamento é muito importante para o andamento do projeto, mesmo tendo a certeza de que mudanças irão ocorrer ao longo do caminho.

 

Replanejamento, retrabalhos, erros e riscos são problemas que assombram aqueles que focam em um plano básico e uma execução cheia de improvisos.

 

Com isso, os orçamentos são excedidos e muitos projetos fracassam por motivos que poderiam ter sido evitados ou mitigados por meio de um planejamento detalhado.

 

O gerenciamento de projetos envolve habilidades sociais e interpessoais

No gerenciamento de projetos, um dos principais papéis do líder é ter um excelente relacionamento com a equipe para conseguir integrar o time e desenvolver as pessoas.

 

A falta de foco no relacionamento entre os membros é um dos grandes erros que devem ser evitados na gestão de equipes, uma vez que isso pode afetar o desempenho de todos nas atividades planejadas.

 

Portanto, muito mais que habilidades técnicas, os gerentes devem prezar pelo bom convívio no grupo e pela comunicação.

 

Só ela é capaz de desenvolver a confiança dentro do time, permitindo que as pessoas se conheçam e trabalhem de maneira harmoniosa.

 

Além disso, também possibilita que o líder saiba quais são as forças e fraquezas dos colaboradores, mantenha o canal aberto para auxiliar em cada projeto e promova o alinhamento da equipe.

 

Afinal, um gerenciamento de projetos só é eficaz quando há comprometimento por parte de todos, acesso ao aprendizado contínuo e motivação para o alcance de um propósito comum.

Quer saber outras informações sobre gerenciamento de projetos? Então vale a pena conferir as nossas dicas para ir além do conceito e realizar uma gestão de sucesso na prática!

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