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14 de abril de 2020

Como a gestão ágil ajuda no sucesso do Google? 

O que fez com que a Google atingisse o patamar de hoje? Você já parou para fazer esta pergunta? A Google é, sem dúvida, uma das maiores empresas do mundo e uma das faces do século XXI, sendo assim uma grande fonte de inspiração.

É claro que essa resposta não é simples: existem inúmeros fatores que contribuíram com o sucesso do Google.

Por exemplo, os fundadores foram os engenheiros que conseguiram otimizar a pesquisa na internet e também encontraram uma forma de monetizar sem perder a qualidade dos resultados. Encontrar este equilíbrio não é fácil.

Outro fator importantíssimo também foi o constante investimento em inovação, principalmente com foco no ambiente digital: Gmail, Android, Youtube, Google Chrome, Google Earth, Blogger são alguns dos mais variados produtos oferecidos pela empresa que você, bem provavelmente, já teve contato.

Mas para atingir essa escala de impacto, bem como conseguir manter se reinventando ao longo do tempo, a Google sempre deu bastante foco nas pessoas e nos processos de organização interna.

Não é atoa que uma das principais pesquisas que relacionam inovação com segurança psicológica foi realizada pelo Google’s People Operations (o RH da empresa) dentro das equipes internas. Também não podemos deixar de citar que o Google foi uma das organizações pioneiras a adotarem OKRs, contribuindo significativamente para a disseminação dessa metodologia.

Neste artigo iremos abordar outro fator que contribuiu e ainda contribui para o sucesso dos projetos do Google: a mentalidade ágil.

A importância da opinião dos usuários

Essa é uma característica importantíssima que demonstra o foco em agilidade da Google, afinal, o ágil pode ser entendido como um conjunto de metodologias, ferramentas e mentalidade que ajudam a empresa a dar foco no cliente.

E a Google dá aula no assunto: é uma das empresas mais fortes na análise da experiência do usuário e no uso do conhecimento do cliente para aprimorar as soluções internas.

A empresa trabalha com uma jornada muito focada na experiência do cliente, existindo até mesmo um processo em que é recolhido feedback de todos os usuários, chamado “stories”.

Além disso, existem equipes de testes internos, que também estão sempre trazendo novas informações para os Product Owners. Por isso, feedback é uma das maiores premissas do Google.

Como as equipes são divididas?

O Google é uma empresa enorme. São mais de 100.000 profissionais, sendo 10.000 trabalhando diretamente com produtos da Google. É um grande desafio organizar tanta gente.

Para se organizarem de uma forma mais eficiente, os profissionais se dividem em equipes de aproximadamente 12 pessoas, incluindo Product Owners, Scrum Masters e Agile Coaches (papéis que tem como objetivo garantir a execução focada no valor que deve ser gerado).

Essa organização em equipes mais enxutas, conhecida como Squad, facilita a troca de informações sobre feedbacks dos usuários, prioridades, organização do backlog e a definição das sprints semanais. Ou seja, uma forte comunicação entre os squads é considerado premissa.

O exemplo do desenvolvimento do Gmail

Para dar mais um exemplo de agilidade desta gigante, vamos ver como a Google aplicou o Scrum no desenvolvimento do Gmail.

De modo a colocar a ideia do Gmail em prática, foram criados vários times Scrum, para alcançar o objetivo final. A ideia é que seriam feitas sprints sincronizadas, com tarefas independentes. Ao final de cada ciclo, existia uma integração entre as equipes para coletar o tão precioso feedback do usuário e integrar as funcionalidades.

Então, existiam times independentes divididos por diversas funcionalidades. Por exemplo, uma equipe faz a função de spell check (correção gramatical), enquanto outra trabalha na busca e outro na composição de e-mails. Isso tudo, dentro do aplicativo de e-mail em si. Do outro lado, existem as funções do calendário, por exemplo, de criar e mostrar compromissos.

Ao final, existia um time separado, que apenas tem o objetivo de fazer a integração entre todas estas funcionalidades dentro de cada pacote. Então um time fazia a integração de todas as funcionalidades de e-mail e outro de calendário. Assim, era muito mais simples reunir todas as tarefas necessárias para o desenvolvimento do produto.

O que você acha? Esta é uma das formas de como a metodologia Scrum ajuda no sucesso do Google. Quer entender mais sobre o assunto e como aplicá-lo na sua empresa? Então baixe o E-Book completo e descubra!

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