Desenvolver uma demanda complexa é uma tarefa bastante desafiadora. Por isso, fica a seguinte pergunta: você domina essa arte de fatiar, descartar e priorizar (FDP) para organizar entregas? Seguindo essa prática, você pode organizar tarefas de forma mais eficiente, aumentando as chances de sucesso.
A Organização
Gerir projetos de forma eficaz requer uma combinação de planejamento, organização, liderança e monitoramento. Por isso, um direcionamento efetivo, no qual é possível identificar o que se deve executar, priorizar e descartar, torna a rotina de trabalho mais produtiva e ajuda a organizar entregas de maneira eficiente.
Neste sentido, é preciso que os objetivos da execução sejam claros e bem definidos. Para que isso ocorra, é muito importante que o time esteja alinhado quanto ao planejamento do projeto, principalmente, em relação aos entregáveis, garantindo assim a organização das entregas.
Uma das práticas que auxiliam neste processo é dividir o projeto em partes menores e gerenciáveis, possibilitando maior monitoramento dos responsáveis pelo projeto. Dessa forma, torna-se mais garantido que as entregas do projeto atendam aos padrões de qualidade definidos, além de entregar mais valor ao cliente.
Neste cenário, com o objetivo de facilitar a atuação dos envolvidos na execução, pode-se utilizar a técnica FDP (Fatiar, Descartar e Priorizar). Essa técnica é uma forma de manter o trabalho organizado, priorizado e focado, auxiliando diretamente na organização das entregas, sobre a qual trataremos a seguir.
O Método FDP
Agora, iremos discorrer acerca das características da sigla FDP (fatiar, descartar e priorizar) para organizar entregas.
F de Fatiar:
Frequentemente, as empresas cometem o erro de tentar executar “tudo” para garantir entregas perfeitas desde o início. Por isso, quando “fatiamos a execução” de uma tarefa ou processo, geralmente consegue-se dividir um trabalho maior em partes menores e mais gerenciáveis.
A partir do fatiamento dos itens do backlog, pode-se diminuir a complexidade das entregas e garantir uma melhor gestão dos riscos da entrega em questão. Logo, não se trata de entregar tudo, mas sim de desenvolver e entregar o que é de fato relevante para o cliente.
Ao fatiar os itens do backlog, asseguramos a entrega e minimizamos os riscos. Já que, quanto menor o item, menores são as chances de erro. E, em caso de ocorrer um erro, mais rápido será o processo de correção e aprendizado da equipe responsável. Dessa forma, para fatiar de forma efetiva, responda a seguinte pergunta:
- “Qual é a parte mais importante, do problema mais importante, do usuário mais importante?”
D de Descartar:
A agilidade reforça que a simplicidade é a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado. Por isso, assim como é importante saber o que deve ser feito pelo time, também é essencial saber o que não deve ser feito. Neste sentido, Steve Jobs diz que “Inovação não é dizer sim a tudo. É dizer não a tudo, menos aos recursos mais essenciais”
No início de um projeto, as ideias frequentemente se expandem rapidamente, e a visão original pode se perder. Por isso, é importante que o responsável pelas entregas classifique os itens do backlog de acordo com seu valor, urgência e dependências. Assim, garantindo que os itens mais importantes sejam executados primeiro.
Dessa forma, descartar realmente significa excluir o item. Se algum dia ele se tornar importante novamente, ele ressurgirá na lista de demandas do time. Por isso, recomendamos a análise dos pontos fortes que devem ser mantidos, e os pontos que podem ser descartados da execução.
O mesmo vale para um projeto em andamento: mantenha a ideia central do produto em foco e descarte tudo o que não contribuir para ele a curto ou longo prazo.
P de Priorizar:
Quando falamos de priorização, precisamos considerar o tempo e os recursos disponíveis para a execução. Por isso, a priorização de demandas é uma etapa essencial no gerenciamento de projetos e produtos, que envolve decidir quais tarefas, funcionalidades ou características devem ser prioridade.
Neste cenário, Rodrigo de Toledo diz que “Toda lista com dois ou mais itens precisa ser priorizada“. As demandas costumam ser maiores do que nossa capacidade, e com tantas mudanças no mercado, tudo parece urgente e importante. Contudo, lembre-se, nós devemos sempre priorizar levando-se em consideração o valor que tal prioridade irá agregar para a entrega ao cliente.
Por fim, para te ajudar a alcançar produtos mais rentáveis, contendo somente características essenciais, faça a seguinte pergunta:
- “Quantos clientes serão impactados por essa ideia e quais oportunidades ela traz para a entrega?” Se a resposta não for significativa, o ideal seria descartar e seguir em frente.
Conclusão
Por fim, no encerramento do projeto, o responsável pela supervisão da execução deve estar atento para assegurar a conclusão de todas as entregas. Além disso, é importante avaliar se as escolhas feitas ao fatiar, descartar e priorizar foram condizentes com o proposto no início do planejamento, garantindo assim que você possa organizar entregas.
Logo, fatiar, descartar e priorizar pode auxiliá-lo(a) ainda mais na busca pela excelência na execução do seu time e na organização das entregas.
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