Se você não está implementando estruturas organizacionais que promovem adaptabilidade e agilidade frente às mudanças do mercado, provavelmente sua empresa está ficando para trás. Neste cenário, o Business Agility pode te ajudar nessa adaptação, gerando maiores chances de sucesso para o seu negócio.
Business Agility é uma forma de atuação organizacional que promove maior adaptabilidade às empresas, possibilitando que estas tenham uma atuação mais competitiva e bem-sucedida no mercado. O Business Agility envolve flexibilidade, rapidez de resposta e a habilidade de antecipar mudanças. Além de promover uma cultura de inovação contínua.
No mundo dinâmico em que vivemos, a incerteza é um elemento que deve ser considerado, já que elas podem influenciar diretamente no comportamento dos consumidores.
Além disso, levando-se em consideração as expectativas cada vez mais altas dos clientes em relação ao produto/serviço, é preciso que as empresas consigam se adaptar de maneira ágil, a fim de acompanhar as demandas do mercado de forma sustentável e rápida.
Por isso, a implementação do Business Agility pode auxiliar nesse processo por meio da implementação, por exemplo, de metodologias ágeis, como Scrum e Kanban. Além disso, a o Business Agility pode colaborar em mudanças culturais e organizacionais profundas, as quais irão auxiliar no suporte dessa nova maneira de operar.
Os 5 Domínios do Business Agility
De acordo com o Business Agility Institute, existem 5 domínios do Business Agility que são um guia para sua jornada ágil. Neste sentido, os seguintes elementos compõem os 5 domínios principais:
- Cultura Engajada;
- Foco no cliente;
- Liderança que prioriza as pessoas;
- Operações flexíveis;
- Entrega baseada em valor;
Assim, por meio da combinação destes 5 domínios do Business Agility, o seu negócio estará mais propício a executar as demandas de maneira eficaz.
Vamos falar mais sobre os 5 domínios?
Domínio 1 – Cultura engajada
Uma cultura organizacional engajada é aquela em que as pessoas que compõem a empresa se sentem motivadas, valorizadas e conectadas com a missão e os valores da companhia. Dessa forma, a sinergia cria raízes profundas entre o time, a partir da qual os integrantes se sentem parte da cultura.
No entanto, uma cultura engajada não é simples de desenvolver e de sustentar. Por isso, é necessário que os líderes e os colaboradores compartilhem os mesmos propósitos, ofereçam feedbacks construtivos e tomem medidas eficazes para manter a cultura viva.
Domínio 2 – Foco no Cliente
À medida que as necessidades e expectativas dos clientes mudam e evoluem, as organizações devem ser suficientemente ágeis para permanecerem relevantes no mercado.
Por isso, quando uma organização coloca as necessidades e expectativas dos clientes no centro de todas as decisões e ações da empresa, ela é capaz de antecipar as necessidades dos seus próprios clientes. Este princípio é fundamental para alcançar a Business Agility, pois garante que a empresa permaneça relevante e competitiva ao adaptar-se rapidamente às mudanças demandadas pelos clientes.
Logo, direcionar liderança, estratégias, processos e pessoas para atender tais necessidades, permite que a agilidade dos negócios se desenvolvam na organização.
Domínio 3 – Liderança que prioriza as pessoas
A liderança que prioriza as pessoas reconhece que o trabalho do líder é fazer o que for necessário para que as pessoas tenham sucesso, prosperem e encantem o cliente. Por isso, um bom líder promove a comunicação aberta e a colaboração, compartilhando informações, comunicando-se de forma transparente e distribuindo responsabilidades.
A liderança que prioriza as pessoas coloca o bem-estar, o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores no centro das suas estratégias e práticas, promovendo confiança na organização.
Dessa forma, uma liderança focada no time pode trazer diversos benefícios para organização como engajamento, aumento da produtividade e retenção de talentos. Fatores que são muito relevantes para a manutenção do Business Agility.
Domínio 4 – Operações flexíveis
As organizações com operações flexíveis estão melhor posicionadas para atender às necessidades em evolução e aproveitar as oportunidades emergentes, conforme preceitua o Business Agility.
Por isso, a estruturação da empresa de maneira que ela possa se reorganizar rapidamente em resposta a mudanças no mercado é essencial para que a organização consiga se manter competitiva.
Neste cenário, ressalta-se também a importância de a empresa estar sempre atenta às novas necessidades dos clientes, as quais irão impactar diretamente na operação.
Domínio 5 – Entrega baseada em valor
Por fim, para criar valor para os clientes, as organizações devem entregar o trabalho da maneira esperada e com agilidade, adaptando-se de acordo com as suas necessidades. Contudo, à medida que as expectativas dos seus clientes se modificam, a organização precisa estar disposta a tomar decisões para priorizar a entrega de valor.
Dessa forma, quando os sistemas de entrega de valor são otimizados, as organizações podem se concentrar de forma mais eficaz e encantar seus clientes de forma consistente, indo ao encontro da adaptabilidade proposta pelo Business Agility.
E como aplicar, então, o Business Agility na empresa?
Para aplicar o Business Agility a empresa precisará pensar sobre toda a sua cadeia produtiva, e analisar se está colocando o cliente no topo. Dessa forma, poderá reorganizar os processos, de modo a promover mais satisfação e entrega de valor.
Além disso, é importante que a mentalidade ágil esteja presente em todos os níveis da empresa, pois quando se trabalha a mentalidade ágil em apenas em uma parte do time, o resultado gera processos desconexos.
Para evitar este cenário, treinar a equipe, e muni-la de ferramentas aplicáveis no dia a dia auxilia no desenvolvimento de uma mentalidade mais ágil e fluida. As pessoas precisam saber que agilidade é diferente de rapidez. Por isso, o líder é uma peça chave de orientação e monitoramento dos processos até que todos estejam em sintonia.
Além disso, é importante desenvolver pessoas de negócios. Os colaboradores precisam de uma boa visão no que tange o mercado em que a empresa está inserida. Em outras palavras, os talentos devem ser desenvolvidos a partir do ponto de vista da corporação, com mentalidade empreendedora e estratégica.
Por fim, a partir do momento em que todos os setores da empresa estiverem alinhados, levando-se em consideração as características do Business Agility, os colaboradores perdem o medo de errar, e começam a pensar no que beneficia o negócio, impulsionando os resultados a partir da geração de valor.
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