BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

28 de julho de 2020

Como construir uma cultura de inovação?

Para entender como podemos construir uma cultura inovadora; precisamos entender o que é cultura organizacional. Em sua definição mais simples possível, cultura é aquilo que as pessoas fazem no dia a dia.

Você entende a cultura de uma organização ao entender os comportamentos que as pessoas exercem em sua rotina. Isto é, trata-se do jeito de ser uma organização.

A cultura da inovação acontece, portanto, quando existem elementos que favorecem para que as pessoas ajam realmente de forma inovadora. Esses elementos vão desde a identidade da empresa, suas crenças, valores, tomadas de decisão e pressupostos básicos até como os líderes se compartam no dia a dia. Tudo deve culminar em sistema cuja consequência é a inovação.

E para criar esta cultura precisamos entender alguns dos pontos chaves que a possibilita.

Passos para a criação de uma cultura inovadora:

  1. Tenha um norte e uma visão muito clara. A inovação efetiva tem direcionamentos muito bem definidos, pois possibilitam que as pessoas façam as perguntas certas. Ou seja, o primeiro passo é responder: queremos inovar em que exatamente?
  2. Quando pensamos em inovação, imaginamos Einstein tendo um momento “Eureca!”, mas todos sabemos que isso não existe. Inovação não tem a ver com genialidade solitária e sim com genialidade coletiva. É sobre colaboração assertiva. Portanto, coloque as pessoas certas para resolver os principais desafios da organização. Quando você coloca bons colaboradores colaborando com um norte claro, tende a sair coisa boa;
  3. Incentive as pessoas a agirem e a testarem coisas novas. É chave que sua equipe seja capaz de testar e refinar o portfólio de ideias através da busca rápida, reflexão e ajuste. É uma descoberta guiada para a aprendizagem onde você age, em vez de planejar o seu caminho para o futuro. Inovação real é acompanhada de agilidade organizacional;
  4. Além disso, é importante que as pessoas tenham liberdade, autonomia e sintam-se seguras para arriscar. Um ambiente onde não existe segurança, não tem inovação. Garanta que a sua equipe possua uma boa segurança psicológica. Para isso acontecer é provável que você precise mudar a sua abordagem;
  5. Por fim, tenha métricas claras para mensurar se as ideias que estão sendo colocadas em prática estão realmente trazendo benefícios para a visão da empresa e sobretudo para o cliente.

Nós acreditamos que uma equipe boa, empoderada, com liberdade e segurança para agir e que colabora para colocar boas ideias em prática são equipes altamente inovadores. Cabe a você avaliar o quanto isso está sendo colocado em prática na sua empresa.

Quer outras dicas para incentivar a inovação na sua organização? Então confira o nosso E-Book sobre Jobs To Be Done e entenda como essa filosofia pode ajudar no entendimento das reais necessidades do seu cliente e como sua organização pode inovar para atende-las.

E-Book Jobs To Be Done - Baixe Agora

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!