BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

30 de junho de 2020

Conheça as principais certificações em Scrum

Certificações em Scrum podem fazer uma grande diferença para sua carreira, afinal, este é um passo bastante importante para profissionais que querem se especializar na área ou buscar oportunidades em equipes que exijam tais comprovações.

É importante deixarmos claro que nós do IEEP acreditamos sim na importância de certificações como uma “garantia de proficiência”, porém, também acreditamos que boa parte do conhecimento vem da experiência e da prática. O que significa que uma bagagem robusta de experiências na área pode ser mais agregador para os resultados da equipe do que uma certificação específica e, dependendo da equipe, até mais valorizado.

Com tantos cursos e certificações no mercado, como saber as mais valiosas? É isso que vamos mostrar neste post.

Confira as principais certificações em Scrum:

Professional Scrum Master (PSM I) – Scrum.org

Este é o nível inicial de certificação emitido pela Scrum.org. Como se trata de algo básico, é preciso demonstrar apenas certos conhecimentos fundamentais sobre a metodologia.

Apesar disso, o material não é fácil e é possível ser reprovado, a menos que exista bastante estudo sobre o assunto. Para qualquer certificado da Scrum.org, é recomendado fazer um curso preparatório.

Além deste, existem diversas outras certificações em Scrum que você pode fazer na Scrum.org. O ideal é fazer os testes conforme o seu conhecimento cresce, e refazê-los com uma certa frequência, para se manter atualizado.

A Scrum.org é a instituição mais “oficial” de todas, pois é quem mantém o guia oficial do Scrum. Além disso, é um teste que pode ser difícil para quem não tem familiaridade com o inglês, pois existe apenas nesta língua.

Para complementar, este teste custa U$ 150, podendo ser comprado diretamente no site da Scrum.org.

Certified Scrum Master – Scrum Alliance

A Scrum Alliance, junto com o instituto anterior, é o outro grande nome do Scrum no mercado. Portanto, suas certificações são igualmente respeitadas e agregam bastante ao currículo.

A CSM, é a mais comum da instituição, mas assim como o Scrum.org, existem testes de diferentes níveis.

Os testes do Alliance tendem a ser mais conhecidos pelo mercado brasileiro, com muitos cursos e treinadores, além de opções em português. Também tem outra vantagem de ser um teste relativamente mais simples.

Contudo, é um teste que só pode ser feito após receber um treinamento oficial, que pode chegar a custar R$ 2.000, e é preciso pagar uma taxa para renovar o certificado.

Agile Scrum Foundation – Exin

A Exin é uma organização independente, que apenas recentemente começou a oferecer certificações em Scrum. Porém, o ASF é uma certificação que tem um bom peso, especialmente no Brasil.

Primeiramente, o teste pode ser feito em português. Além disso, é acessível, por não ser um investimento tão caro e ter um nível satisfatório de avaliação do conhecimento.

PMI Agile Certified Practitioner – PMI

O PMI (Project Management Institute) é um dos institutos mais respeitados do mundo em relação ao tema de gestão de projetos. O PMBoK, é um dos maiores guias do assunto, sendo referência praticamente desde a origem do instituto.

Já esta certificação, como o nome indica, não é voltada especificamente para o Scrum, mas sim para a o ágil em geral.

Por conta disso, acaba abordando temas como o Kanban, Lean e outros. Além disso, também é uma certificação considerada avançada.

Contudo, vale a pena mencioná-la por dois motivos: primeiro, por ser uma certificação mais completa o que possibilita uma expansão de horizontes para o praticante do ágil. Segundo, como é aplicada pelo próprio PMI, também é bastante respeitada.

Estas são as principais certificações em Scrum que você encontra no mercado. Quer conhecer mais sobre o assunto para se dedicar às provas? Então, confira o nosso material completo sobre Scrum e aprenda ainda mais!

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!