Blog

7 dicas valiosas para se tornar um líder coach de sucesso

Dentre os muitos estilos de liderança que se fazem presentes dentro das empresas, encontramos um que se destaca por suas características únicas e transformadoras: o de líder coach.

Com práticas que mesclam as habilidades de influência da liderança com técnicas utilizadas pelo coaching, esse comportamento comumente visto em muitos líderes está direcionado para a capacitação e aprimoramento da equipe.

Ao longo das experiências do IEEP, percebemos que esse modo de conduzir tem se tornado cada vez mais essencial por prezar pelo desenvolvimento máximo de cada colaborador e pela gestão baseada no exemplo.

Vemos, inclusive, essa habilidade ser frequentemente requisitada dentro de empresas que querem ver o crescimento dos próprios líderes, sejam eles coaches com formação e certificação ou não.

Por isso, trouxemos, neste post, sete dicas valiosas que vão ajudá-lo na jornada de se tornar um líder coach de sucesso. Vamos lá?

1. Faça mais perguntas em vez de dar apenas respostas

Um líder coach que visa alcançar seus objetivos não está aberto apenas a tirar dúvidas e oferecer respostas para os problemas que surgem ao longo do caminho.

Ele precisa estar preparado para questionar seus liderados sobre essas situações, estimular o aprendizado e observar tudo que acontece à sua volta.

Cada pessoa possui habilidades e hábitos diferentes, o que significa que você precisa entender de que forma elas pensam, como agem e o que necessitam para se desenvolver naquele ambiente.

A única forma de explorar a realidade dos seus liderados é descobrindo o que motiva ou impede seu crescimento – algo que só é alcançado quando você se dispõe a fazer perguntas com mais frequência e ouvir o que eles têm a dizer com total atenção.

2. Desafie o seu liderado continuamente

Se um dos principais papéis atribuídos ao líder é o estímulo ao aprendizado, então ele deve estar preparado para desafiar seus colaboradores continuamente.

Mais que apresentar as ferramentas necessárias para concluir cada demanda, o líder coach incentiva a equipe a refletir sobre cada situação e sobre como ela pode atingir melhores resultados.

Quando um colaborador se sente desafiado a fazer mais e melhor, ele alcança níveis maiores de produtividade e busca por soluções inovadoras para realizar entregas de uma forma eficaz.

3. Desenvolva uma visão estratégica dentro do seu time

Um bom líder coach tem a capacidade de enxergar o negócio e o trabalho desenvolvido por sua equipe sob uma ótica ampliada.

Essa facilidade de entender cada parte que compõe o ambiente da empresa e fazer com que os liderados compreendam os papéis que desempenham no todo é extremamente importante para quem busca melhorias constantes nos resultados da organização.

Isso fará com que você consiga desenvolver uma visão estratégica junto aos seus colaboradores, inovando em suas atividades e sendo mais assertivo na execução de suas demandas.

4. Aprenda com todas as experiências que a gestão proporcionar

“Quem não aprende, repete os erros”: essa é a principal frase que deve coordenar o trabalho de um líder coach que visa alcançar o êxito em sua empresa.

Por isso, precisamos estar abertos a avaliações constantes sobre as experiências que temos e às melhorias que podemos gerar para a equipe.

A cada situação controversa ou desafio, reserve um tempo para refletir, junto ao seu time, sobre os acertos que tiveram e o que poderia ser feito de forma diferente.

Esse momento é essencial para incentivar o aprendizado contínuo e criar um ambiente de colaboração, onde todos podem expressar seus pontos de vista e contribuir para aprimorar os resultados.

5. Busque o relacionamento próximo com seus liderados

A proximidade entre o comandante e seus liderados é uma questão essencial para quem deseja se tornar um líder coach.

Se você está preparado para liderar pelo exemplo e ajudar a sua equipe a se desenvolver, é preciso quebrar todas as barreiras que impedem que os colaboradores se expresse livremente e se sintam parte do seu time.

Trata-se de um processo constante de avaliações (livres de julgamentos) que levam a feedbacks construtivos e à constante busca por mudanças coletivas e individuais.

 

Quando você conhece todas as forças e fraquezas que cercam cada um, consegue encontrar meios para solucionar problemas com mais facilidade e capacitar todos os membros da mesma forma.

Do mesmo jeito que cabe ao líder coach iniciar essa relação de proximidade com a equipe, também é dever dele cultivar esse vínculo no grupo para unir habilidades em prol de um resultado em comum.

Afinal, a falta de foco no relacionamento entre os membros do mesmo time é um dos principais erros que não podem ser cometidos na gestão de equipes.

6. Tenha empatia para se tornar um líder coach de sucesso

Para se aproximar mais dos colaboradores e conhecer quem eles são, um líder coach precisa desenvolver a habilidade de ter empatia.

Afinal, as relações de confiança só são criadas quando conseguimos nos colocar no lugar do outro e entender o que acontece em cada situação do dia a dia.

Quando ouvimos com atenção, passamos a entender o que se passa na cabeça das pessoas à nossa volta e assimilamos com mais clareza quais são as necessidades da equipe.

Assim, fica mais fácil lidar com eventuais problemas, criar conexões entre os membros e envolver a todos em um objetivo comum, gerando e propagando o sentimento de pertencimento.

7. Conecte o trabalho do colaborador ao seu sonho

Cada colaborador que trabalha no seu time possui um objetivo profissional e um sonho que deseja alcançar ao longo de sua carreira.

Mas, para que isso aconteça no futuro, ele precisa ter um bom desempenho nas atividades que desenvolve agora.

Por isso, o líder coach que quer ver seus colaboradores crescerem dentro da empresa precisa estar preparado para motivá-los profissionalmente e se tornar um exemplo a ser seguido.

É por meio da aproximação e da empatia que os liderados são incentivados a buscar melhorias contínuas que irão jogá-los para cima e encaminhá-los para os melhores resultados.

Quando um colaborador sente que o seu trabalho está conectado aos seu propósito, ele se envolve na equipe e realiza entregas com muito mais produtividade e eficácia.

Essa missão de alinhar as expectativas profissionais às tarefas do cotidiano não é simples. Pelo contrário, exige que o líder coach esteja aberto ao seu próprio desenvolvimento contínuo.

Ele só irá conhecer as fontes de motivação de seus liderados e estar preparado para acompanhar o progresso de cada um deles se souber investir em treinamentos e estiver pronto para aprender com suas próprias experiências.

O caminho exige comprometimento, mas as recompensas geradas por ele são essenciais para o crescimento cada colaborador e, consequentemente, da empresa.

Gostou das nossas dicas para se tornar um líder coach de sucesso? Então confira este artigo onde abordamos todos os 6 Estilos de Liderança.

plugins premium WordPress