BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

22 de abril de 2020

O que é o Modern Agile? Descubra a abordagem mais atual sobre o Ágil e veja como aplicá-la na sua equipe

Você já ouviu falar no modern agile? As metodologias ágeis já são bem populares no mercado, com empresas que já as aplicam com o intuito de gerar mais valor para seus clientes e se adaptarem em um mundo cada vez mais complexo, conhecido também como Mundo VUCA.

Porém, como praticamente tudo no mundo atual, os conceitos também precisam estar sempre evoluindo. É daí que surgiu o modern agile, uma abordagem mais atual à filosofia ágil.

Portanto, se você tem dúvidas ou quer conhecer, entenda o que é o modern agile, e quais são os 4 princípios básicos desta abordagem.

O que é modern agile?

O modern agile é uma evolução da linha de pensamento ágil. Desde a ampla disseminação das metodologias e mentalidade ágil na última década, algumas empresas, líderes ágeis  e profissionais pioneiros nesta abordagem descobriam uma forma mais simples e consistente de ser ágil. Tudo isso com o foco genuíno em produzir resultados incríveis e desenvolver uma cultura excepcional.

Ágil moderno

Para isso, o Moder Agile é baseado em 4 princípios guia:

  • Torne as pessoas impressionantes;
  • A segurança é um pré-requisito;
  • Teste e aprenda cedo;
  • Ofereça valor de forma contínua.

Mas o que estes princípios significam? Confira a explicação de cada um deles abaixo!

Quais são os 4 princípios do Modern Agile?

Torne as pessoas sensacionais

Esse princípio é um dos mais interessantes. Ele propõe uma mudança de paradigma quando pensamos em gestão, pois mostra como a gestão evoluiu de um ponto onde era obcecada por processos para ser obcecada por pessoas.

Na agilidade moderna, nos questionamos como podemos tornar as pessoas em nosso ecossistema impressionantes. Isso inclui as mais diversas pessoas interessadas em nosso produto ou serviço, incluindo quem usa, fabrica, compra, vende ou financia nossos negócio.

Para tornar as pessoas sensacionais, precisamos ter um entendimento profundo sobre elas: qual o seu contexto? O que aspiram? Quais são suas dificuldades? Quais são seus impedimentos?

Faça da segurança um pré-requisito

O que você pensa sobre segurança? É possível que a primeira coisa que veio a sua cabeça é a segurança dos dados ou a segurança do espaço físico. Mas, este princípio tem ligação direta com o anterior.

Segurança, neste caso, é das pessoas, nos mais variados aspectos.

Elas precisam se sentir à vontade para dar sua opinião, ter sua voz ouvida e até mesmo errar. Afinal, quem tem medo de errar não arrisca, e não inova. Abordamos o conceito de Segurança Psicológica em outro post, caso queira se inteirar sobre o assunto, clique aqui.

Para isso, precisam sentir que o tempo, a informação, a reputação, o dinheiro, a saúde e os relacionamentos interpessoais estão seguros para poderem dar o melhor de si. Afinal, segurança é uma necessidade humana básica e uma chave para obter o alto desempenho.

Experimente e aprenda rapidamente

Esse princípio diz que errar não é um problema, desde que você aprenda.

Imagina só estar realizando um projeto gigantesco e apenas no final da jornada descobrir que ele não traz os resultados esperados. Se não der certo, é melhor aprender o mais cedo possível, para poder corrigir a rota o mais rápido possível. Sua equipe precisa ter a segurança para errar.

Quando nos sentimos travados ou não estamos aprendendo o suficiente, tomamos isso como um sinal de que precisamos aprender mais executando mais experimentos.

Entregue valor continuamente

O último princípio é a culminação dos anteriores. Afinal, tudo aquilo que não é entregue não ajuda ninguém a se tornar mais incrível, seguro ou a aprender.

E isso é possível independente da dimensão do trabalho: a entrega de valor continuamente exige que dividamos grandes quantidades de valor em pedaços menores que podem ser entregues com segurança agora ou mais tarde.

Como implementar o Modern Agile?

Assim como a abordagem ágil tradicional, o modern agile é uma questão muito mais de mentalidade do que da utilização de ferramentas específicas. Cada equipe deve encontrar o modelo que mais se adequa às suas especificidades, entendendo como cada princípio pode ser aplicado na sua realidade.

Lembre-se que mudanças culturais não acontecem “do dia para a noite”, mas também não precisam de períodos eternos para acontecerem. O mais importante é ter os 4 princípios em mente, se questionando sempre se estão sendo aplicados da melhor forma possível e reservando algum tempo de vez em quando para refletir como evoluir no quesito agilidade.

Esta é a melhor forma garantir que sua equipe será cada vez mais ágil.

Agora que você já sabe o que é o Modern Agile, que tal entender o que é ser ágil na prática? Confira o nosso E-Book completo sobre o assunto e descubra como incorporar “o dobro de valor com a metade do trabalho” na sua rotina!

Banner Ebook Mentalidade Agil

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!