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Você sabe como ser uma liderança focada no cliente?

Já é de conhecimento comum que o mercado cresce cada vez mais, assim como a concorrência. Neste novo cenário mercadológico, você sabe como e qual a importância de ser uma liderança focada nos objetivos do cliente e no engajamento cultural do seu time?

Introdução

Não é novidade que as tecnologias digitais e emergentes têm trazido mudanças drásticas para as relações de consumo em todas as cadeias produtivas. Neste novo cenário, os clientes esperam cada vez mais que os produtos sejam adaptáveis às suas necessidades. Além disso, os consumidores também esperam que esses produtos/serviços consigam auxiliá-los nas demandas para as quais foram adquiridos. 

Dessa forma, pode-se tratar sobre o Jobs to be Done. Esta metodologia traz uma abordagem centrada no cliente. Ou seja, focada em entender seus objetivos, assim como o que os leva a “contratar” um produto ou serviço para realizar um determinado “trabalho”. Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, temos um vídeo completo no youtube sobre o tema.

Por meio deste novo panorama, é possível afirmar que a antiga ideia de que as empresas eram centrais e os clientes orbitavam ao seu entorno foi descartada. Neste sentido, devido à grande concorrência entre as corporações, assim como a grande quantidade de produtos no mercado, o novo cenário se caracteriza pela centralidade do cliente. Dessa forma, culminando em uma consequente orbitação das empresas ao seu entorno, tentando ao máximo satisfazer suas necessidades.

Assim, é imprescindível que a liderança das empresas estejam cientes a esse novo paradigma a fim de orientar o time em direção à uma eficiência operacional relacionado ao foco no cliente. Assim como direcionar a equipe para uma constante geração de valor no que tange o produto/serviço oferecido. 

A centralidade no cliente na cultura organizacional

Na perspectiva do Jobs to Be Done, a centralidade no cliente é um dos tópicos mais relevantes. Essa abordagem diz respeito ao foco em entender às suas necessidades, em detrimento de uma visão que se concentra apenas em produtos/serviços ou características específicas, sem levar em consideração o objetivo do cliente. 

O Jobs To Be Done fomenta uma cultura de inovação, orientada para as demandas do cliente. Dessa forma, os líderes e gestores devem estar atentos em como essa cultura interna da empresa incentiva o foco no cliente. Para isso, podem utilizar-se de abordagens que engajam suas equipes a pensarem de forma inovadora, criando soluções que realmente resolvam os problemas destes consumidores.

No papel de liderança, é importante que os gestores tenham em mente as seguintes perguntas, a fim de analisar e compreender acerca do quanto o Jobs to Be Done está inserido na realidade da empresa. Vamos lá?

  • Na  empresa e nas reuniões, com que frequência se fala sobre o cliente? E de que modo sua importância é tratada?
  • Caracterizamos nosso cliente enquanto um mal necessário ou parte central e norteadora da estratégia?
  • Em relação aos serviços/produtos da empresa, temos foco em relação às reais necessidades dos clientes?

Neste cenário de inovação e ampla concorrência, atreladas aos avanços tecnológicos, as empresas que não se adaptam às  expectativas do cliente, demonstram sinais de declínio. Enquanto as empresas que fazem isso de maneira eficaz, apresentam crescimento no mercado, como é o caso da Shein, Amazon, Apple e Google, por exemplo.

Conclusão

Logo, enquanto liderança, é preciso que se entenda quais mudanças devem acontecer no seu negócio no âmbito do modelo de negócio, estratégia de atuação e no âmbito da cultura para sustentar essa cultura voltada para o Jobs to Be Done e o foco no cliente.

Por isso, atenção, é importante estudar a aprofundar sobre essas temáticas. Uma coisa é resolver o problema do cliente sendo uma empresa relevante e outra é fazer tudo que ele quer sem analisar o mercado e a estrutura do seu modelo de negócio. 

Assim, desenvolver um time que tenha centralidade no cliente é muito importante para a cultura das empresas vencedoras nessa nova economia. Aqui no IEEP temos soluções que desenvolvem times a se alinharem com os interesses dos clientes, e criarem negócios que gerem valor.

Que tal uma vídeo aula sobre o tema?

Clique e assista o video completo no youtube

Se você quer saber um pouco mais sobre entre em contato com nossos consultores especialistas no assunto.

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