Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

18 de julho de 2018

5 Competências essenciais para gerentes de projetos

Muitas são as competências essenciais para gerentes de projetos conquistarem o seu êxito profissional de maneira efetiva. Mas para alcançar um resultado positivo o mais importante é que haja noção e critério quanto à escolha das habilidades a serem trabalhadas.

Mas antes de esclarecer algumas das competências essenciais para gerentes de projetos, precisamos entender quais são suas responsabilidades. Entre outras coisas, um gerente de projetos é responsável por: planejar, executar e acompanhar resultados.

Esse profissional precisa ter a capacidade de motivar e intermediar a comunicação perfeita entre os membros de uma equipe. Ou seja, ele precisa ser capaz de se organizar de forma a desempenhar seu papel da melhor forma possível o que tornará, consequentemente, os processos da empresa mais assertivos.

A organização

Um bom gestor de projetos é uma pessoa organizada e que está preparada para driblar os imprevistos. Ou seja, ele é capaz de entender quais são as demandas naturais de seus projetos e de adequar as urgências sem causar um desconforto na sua equipe.

Esse profissional tem necessidade de entender sobre gestão de custos, adequação dos recursos, atingimento de metas e entregáveis, e questões como evolução e controle do escopo de trabalho do projeto.

 

Liderança e Gestão de Crises

Entender o que está acontecendo dentro do seu universo de atuação e saber como agir em todas as situações. Isso é parte integrante da função de um gestor de projetos. Ele precisa entender sua equipe, agir em prol do bem de todos e do bem estar.

A partir do momento em que imprevistos surgem, como citado no item acima, ele precisa gerenciá-los. Isso para manter o nível de comprometimento ativo e não gerar conflitos.

Empatia

Dá para perceber que para ser um bom gestor de projetos é preciso sentir a dor do outro. Ou seja, é preciso abraçar as suas causas para trabalhar pelo bem do projeto como um todo.

Sem empatia, não adianta o gestor saber todos os procedimentos de execução do projeto. Isso porque ele estará trabalhando “sozinho”, sem contribuição da equipe e sem a compreensão dela. Entender a dor da equipe é, consequentemente, solicitar que os outros também te entendam.

Disciplina

Ter disciplina não é, necessariamente, ser organizado. Para ter disciplina um gestor de projetos precisa saber gerir também o seu tempo. Entender o que é possível de ser entregue e em quanto tempo isso pode ser realizado. Além disso, entender o mesmo sobre as demandas de sua equipe.

Dentro desse pensamento é super relevante que haja acompanhamento e auxilio de ferramentas de gestão de tarefas, por exemplo.

Persistência

Uma das competências essenciais para gerentes de projetos é a capacidade de persistir em todas as situações. Não é a insistência, mas sim a identificação de problemas, proposta de soluções, agir dentro da necessidade e liderar da forma esperada.

Agindo com essas cinco competências essenciais para gerentes de projetos, com certeza o profissional dará um passo grandioso rumo ao sucesso da sua empresa e equipe.

Para saber mais sobre o tema, fale com um especialista e desenvolva as suas habilidades.

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by