BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

28 de abril de 2020

Entenda melhor a diferença entre OKR e KPI

Você tem dúvidas sobre a diferença entre OKR e KPI? Estes dois modelos de gestão de resultados estão entre os mais discutidos no mundo moderno, mas como tratam de assuntos semelhantes, é natural ter certa confusão.

Por isso, este post vai ajudar você a entender a diferença entre OKR e KPI, para que você empregue estas ferramentas na sua empresa da melhor maneira possível. Vamos começar conferindo o que é cada um deles.

O que é OKR?

OKR (Objective and Key Results)  é um framework para gerenciar metas e resultados de forma simples, dinâmica, ágil e que é capaz de adaptar as mudanças.

Ou seja, é aonde a empresa quer chegar (objetivo) e quais são os passos (resultados chave) que podem ajudá-la a chegar lá. Esta é uma metodologia bem interessante, pois ajuda a empresa a ter uma visão conjunta e simples de para onde ela caminha, algo que não é tão fácil de conseguir.

O conceito é mais fácil de definir com um exemplo. Digamos que a empresa tenha o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca. Já os resultados chave, podem ser aumentar o engajamento nas redes sociais, aumentar o número de clientes vindos de indicação e aumentar o Market Share.

Então essa OKR, poderia ser organizada assim:

Objetivo: Aumentar o reconhecimento de marca

Resultados Chave:

KR1: Aumentar o engajamento nas redes sociais em 10%;

KR2: Fechar negócio 10 clientes vindos de indicação;

KR3: Aumentar o Market Share em 10%.

É claro que existem algumas especificidades e boas práticas para a definição de OKRs efetivas. Por isso, fizemos um post no Blog IEEP com um Guia Definitivo para ajudar você a entender e aplicar OKRs na sua realidade! Clique aqui para acessar este guia.

O que são os KPIs?

Os KPIs são Key Performance Indicators, ou os Indicadores Chave de Performance. Ou seja, são métricas importantes para a empresa que ela usa para avaliar se determinadas ações estão atingindo os objetivos propostos.

Existem inúmeros tipos de indicadores diferentes, visto que podem medir praticamente qualquer coisa, e as empresas devem adaptar os que se encaixam melhor a cada objetivo e estratégia. Mas isso não significa que qualquer indicador é um KPI!

Como dito acima, os KPI’s são indicadores chave de performance, ou seja, são os indicadores mais importantes para a empresa ou ação. Já um indicador é apenas uma métrica a ser monitorada, podendo ter grande relevância, ou não.

Diferença entre OKR x KPI

Qual é a diferença entre OKR e KPI?

Então, agora ficou mais fácil perceber a diferença entre OKR e KPI. Cada um é usado para diferentes fins, visto que a maior diferença entre eles é o seu objetivo.

O KPI é uma meta de desempenho de algo mais constante na organização ou área. É provável que os KPIs se mantenham mesmo em uma mudança de estratégia, afinal, alguns indicadores (como o lucro e satisfação dos clientes)  são independentes de ações específicas.

Já OKR, é uma metodologia que ajuda a colocar a estratégia em prática. Por mais que existam diversos indicadores e KPIs monitorados pela organização, durante um ciclo curto de execução (normalmente de 3 meses), os indicadores colocados como Resultados Chave, ou Key Results (o “KR” de “OKR”), são os mais importantes para a equipe e devem ser priorizados (com bom senso) frente a outros indicadores. Afinal, são eles que irão garantir o atingimento os objetivos traçados para a equipe naquele período e, consequentemente, irão garantir o atingimento dos objetivos traçados para a organização.

Existe, até mesmo, uma relação entre ambos. Um KPI importante que está tendo resultados ruins, pode se transformar em uma KR de um ciclo de OKRs para receber o foco total da equipe com o objetivo de melhorá-lo.

De certa forma, ambos ajudam a monitorar o desempenho da empresa e a garantir que ela está seguindo no rumo desejado e podem até mesmo serem aplicados ao mesmo tempo!

Se já existem planos e projetos que estão sendo efetuados, os KPIs podem entrar em ação, pois eles são muito diretos e, de certa maneira, independentes de uma estratégia única por trás.

Já os ORK, ajudam a manter o foco da equipe para o atingimento de objetivos específicos da organização ou de um projeto. Eles tendem a reduzir o número de indicadores com os quais você precisa “se preocupar” com o intuito de aumentar a dedicação naqueles considerados cruciais para a realização da estratégia.

Agora você já sabe qual é a diferença entre OKR e KPI. Que tal aprofundar nos conhecimentos de OKR? Temos um e-book completo que pode te ajudar (e muito!) a entender e implementar essa metodologia de gestão de objetivos e resultados.

Banner Ebook OKR

Veja Mais Artigos
Open chat
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Augusto, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!