BLOG IEEP

Os melhores artigos em
Gestão Ágil e Liderança

29 de abril de 2020

O ágil na prática: entenda sobre Squads, o modelo do Spotify

Você conhece o “Squads”, o modelo do Spotify? A esta altura do campeonato, certamente já ouviu falar sobre o Spotify, isso se você não for cliente da empresa!

O Spotify é um aplicativo de música e de podcasts, um dos maiores do mundo no seu segmento. É uma das marcas mais fortes do planeta. Afinal, é uma empresa avaliada em quase U$ 30 bilhões de dólares. E o modelo de organização das equipes, conhecido também como “Spotify Squads”, certamente é um dos motivos para isso.

Ficou curioso para saber como o Spotify adaptou a formação dos times do Scrum para as suas necessidades? É isso que este post vai mostrar!

Confira até o final e inspire-se, afinal, você também pode desenhar o modelo de equipes auto organizadas para a sua realidade.

Spotify Squads como funciona

O que é o Spotify Squad’s?

Spotify começou como uma startup de tecnologia. Bem pequena, tímida e até mesmo usando os conceitos mais básicos do Scrum desde o seu início. Porém, ao longo do tempo, o volume de colaboradores foi aumentando e a aplicação básica do Scrum passou a não fazer mais tanto sentido. Era preciso desenvolver uma forma de inovar.

Portanto, a empresa teve algumas ideias. Primeiro, mudou a figura do Scrum Master para um Agile Coach, ou seja, um profissional que não necessariamente precisa ser especialista em Scrum. Sua maior função era facilitar uma transformação com práticas ágeis na organização, com foco na segunda medida: uma mudança dos “times Scrum” para “Squads”.

Entenda melhor o que é e o que faz um Agile Coach neste texto, que aborda essa função muito importante para a cultura ágil.

Squads são equipes pequenas, com até 8 pessoas, que precisam trabalhar juntas e que possuem responsabilidades de ponta a ponta.

Ou seja, os Squads eram quem controlava determinada funcionalidade produto do Spotify desde sua projeção, desenvolvimento e manutenção, com um nível muito alto de autonomia. Afinal, essa designação de responsabilidade por funcionalidade, ou feature, torna as equipes “independentes”, já que todas as tomadas de decisão e necessidades técnicas são concentradas internamente em cada Squad.

autonomia é uma das palavras-chave que fez o Spotify ter tanto sucesso com os Squads. Além de ser um motivador bem forte, é uma forma de agilizar a produção e focar em certos aspectos cruciais.

alinhamento é a outra palavra-chave que permitiu o sucesso dos Spotify Squad’s. Não somente todos os squads precisam estar alinhados, como a missão de nenhum suplanta a missão do Spotify. É como se fossem várias células altamente produtivas que formam um organismo vivo único.

Os elementos que compõem os Squads do Spotify

Estas informações saíram de um vídeo que o Spotify publicou explicando sua cultura. Nele, a empresa fala que, em 2014, tinha mais de 50 squads. Isso gera um pequeno problema. Como gerenciar toda essa galera?

É por isso que foi necessário implementar alguns outros conceitos, como as tribes e os chapters.

Os chapters são disciplinas dentro da empresa que têm uma competência semelhante, como desenvolvimento, marketing, atendimento e diversas outras. Já as tribes são compostas por squads e chapters, com uma divisão que faça sentido lógico. Ou seja, eles trabalham em produtos semelhantes, mesmo que não tenham a mesma disciplina.

Organização dos Squads no Spotify
Imagem retirada do Spotify Labs

Fora desse conceito, existem ainda as guilds. É uma estrutura voluntárias que atravessa os squads, as tribes e os chapters. O objetivo é unir colaboradores em torno de um tema de interesse comum.

Confira também em nosso blog como outras empresas aplicam o ágil, como a Globo.com, LocaWeb, Yahoo e Google.

O modelo de Squads pode funcionar para o seu negócio?

A inspiração por trás do Spotify Squad’s é realmente muito grande. Ele mostra como um modelo organizacional eficiente pode transformar uma empresa. Porém é preciso tomar cuidado, pois não é somente dar um “Crtl + C” e “Crtl + V”, é preciso entender as necessidades do seu negócio e adaptar um modelo de gestão condizente.

Aqui no IEEP nós também nos organizamos por Squads, de acordo com as necessidades do momento. Acreditamos que essa forma de organização nos ajuda a tomar decisões de forma mais inteligente e rápida, além de garantir uma boa divisão de energia em focos diferentes.

Se você quiser se aprofundar nos conhecimentos do Scrum e aprender outros pontos, além dos Squads, baixe o nosso E-Book gratuito de Scrum e otimize as entregas da sua equipe.

Banner Ebook Scrum

Veja Mais Artigos