Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

22 de agosto de 2018

Treinamento para equipes nas empresas: por que fazer?

treinamento para equipes nas empresas

Para melhorar o desenvolvimento da sua empresa é preciso muito mais do que executar atividades corretamente. Isto é, entender a importância de treinamento para equipes nas empresas é fundamental para obter desenvolvimento profissional e alta performance.

Geralmente relacionadas à área de Recursos Humanos, o treinamento para equipes nas empresas precisa estar inserido no dia a dia de toda a organização. Isso porque ele deve ter frequência suficiente para ser considerado como importante para a cultura organizacional.

Vantagens para a empresa

Quando a sua organização oferece uma treinamentos para um colaborador não é só ele quem está ganhando. Isso porque ao identificar quais os pontos fracos da equipe – e de cada funcionário – você conseguirá impulsionar o se crescimento através do engajamento coletivo.

Nesse sentido, a sua empresa ganha em capacidade de produção e estratégia dentro de cada núcleo. Porém, não é apenas um retorno de produtividade que ela terá. Isso porque é natural que os colaboradores estejam cada vez mais inspirados a trabalhar em uma empresa que estimula o seu crescimento profissional.

Sabendo que esses treinamentos interferem positivamente no psicológico das pessoas, é imprescindível que as empresas passem a enxergá-las como carro chefe de sua organização. Além disso, é importante que haja estímulos maiores do que apenas treinamentos. Isto é, a cultura organizacional interfere diretamente na forma que a empresa é aceita por um funcionário.

Qual treinamento minha equipe precisa?

Para entender sobre quais as habilidades o seu time precisa desenvolver, primeiro você tem que diagnosticar quais são as competências necessárias para desempenhar as funções principais da área. Por exemplo, se você está buscando treinamento para equipes de designer, precisa incentivar o domínio de novas ferramentas, novas mídias e novos formatos.

Em um outro contexto, se você está buscando incentivar o crescimento de uma equipe de Líderes, precisa gerar estímulo. Nesse sentido, impulsionar a sua capacidade de conexão, gestão, empatia, diálogo, entre outras características.

Ou seja, tudo que uma determinada função exige, deve ser considerado na hora de escolher qual treinamento será direcionado para ela. Mais do que isso, os profissionais precisam ser considerados por suas individualidades também. Dessa forma, as pessoas que têm dificuldades ou facilidades começarão a se alinhar.

Leia também: Como ser mais produtivo no trabalho

Personalização de treinamento para equipes nas empresas

Treinamento é muito mais do que um curso teórico. Isso porque para que uma equipe seja realmente treinada e preparada para ascender na sua função, é preciso receber estímulos e colocar em práticas para que haja fixação do novo conhecimento.

Segundo um estudo da Center for Creative Leadership, o nosso aprendizado vem predominantemente da prática e do compartilhamento de ideias. Ou seja, precisa ir muito além da absorção. Por isso, qualquer capacitação que prometa um papel de crescimento no receptor deve dedicar parte do seu tempo para uma atividade.

Outro estudo que comprova esta ideia é do National Training Laboratories. Ele mostrou que a taxa média de aprendizado para métodos ativos é muito maior que para os métodos passivos. Veja a Pirâmide de Aprendizado abaixo:

método prático de treinamentos

Nesse sentido, sabemos que todas as empresas existentes possuem realidades específicas e individuais. Ou seja, por mais parecidas que sejam, as organizações não são iguais e não merecem o mesmo tratamento. Isso porque o que pode ser eficiente para uma, talvez seja totalmente inútil para outra.

Percebendo essa realidade, o IEEP desenvolveu uma metodologia de personalização para cada empresa. Dessa forma, montamos nossos cursos levando em consideração as dores e necessidades de cada uma delas.

Voltadas para o desenvolvimento em conjunto, essas capacitações levam em consideração um formato de sucesso. 70% prático, 20% de compartilhamento de conhecimentos e apenas 10% teórico. Isso é o que pode ajudar a sua empresa a alavancar resultados e cativar cada vez mais a equipe.

treinamentos para equipes nas empresas

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by