Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

19 de dezembro de 2018

Planejamento Pessoal: onde você quer estar amanhã?

planejamento pessoal

Todo final de ano é época de retrospectiva. Para quem possui um planejamento pessoal com objetivos claros sobre onde quer chegar, faça uma reflexão: neste último ano o que foi feito de gratificante? O que gerou esforço e pouco resultado? O que não conseguiu sair do papel?

Essas perguntas são importantes para fazer você perceber quais são os seus objetivos que estão encaminhados e o que falta para conseguir alcançar o seu êxito. Porém, não basta saber responder o que foi ou não foi feito. É preciso entender quais são os seus hábitos e os seus esforços depositados para conquistar cada um desses.

Você tem um planejamento pessoal?

Como já diria Lewis Carroll, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Se até hoje você andou executando tarefas no modo automático sem almejar nada além daquilo, pare agora mesmo para refletir sobre o que você tem feito com a sua vida.

Não é sobre ser ganancioso e “querer sempre mais”. É sobre “fazer mais” por você mesmo. Quando você dispersa a sua energia de trabalho e não tem um direcionamento sobre o que está fazendo, o seu trabalho pode ser substituído com muita facilidade.

Isso porque geralmente um profissional que não tem objetivos claros se contenta com “qualquer coisa”. Sendo assim, não busca se especializar ou se capacitar para se diferenciar no mercado competitivo.

Mas o que um planejamento pessoal tem a ver com o mercado de trabalho?

É simples. Um planejamento pessoal diz exatamente onde você quer estar e te leva a alcançar esse local. Se você não tem isso claro, dificilmente conseguirá obter prosperidade financeira, sucesso profissional e autossatisfação. Esses que são fatores primordiais para garantir tranquilidade no âmbito pessoal.

Um planejamento pessoal nada mais é do que uma maneira de definir e organizar metas e objetivos. Assim, direcionando ações e escolhas. Esse planejamento precisa ter estratégias estabelecidas, assim como recursos e prazos. Pode não parecer, mas nossa vida é baseada na escolha que fazemos tanto como uma empresa. Ou seja, toda conquista provém de um esforço depositado em algo.

Onde você quer estar amanhã?

O seu planejamento pessoal precisa incluir um objetivo muito claro. E você precisa dividi-lo em etapas de conquista. Dessa forma saberá qual caminho seguir para alcançá-lo.

Vamos supor que um dos seus objetivos seja aprimorar o seu inglês. Para isso você sabe que precisa: pesquisar cursos de idiomas; verificar o preço deles; avaliar quanto de dinheiro você tem disponível para investir; guardá-lo; escolher os dias da semana que terá aulas; reservar tempo para estudar em casa; se dedicar à prática para aprimorar o seu inglês.

Ou seja, dentro da simples escolha de melhorar o seu conhecimento em língua estrangeira estão diversas atitudes que precisam ser tomadas por você. Se você não guardar o dinheiro, por exemplo, não conseguirá alcançar o seu objetivo. Da mesma forma que se não pesquisar as opções, nunca saberá se fez a melhor escolha.

Leia também: Como traçar metas pessoais e profissionais

Sendo assim, para você estabelecer e alcançar o seu lugar de amanhã é preciso que você esteja comprometido. Não basta apenas listar três ou quatro coisas para conquistar no ano novo e depois simplesmente pegar um caminho alternativo que seja menos cansativo.

Assim como toda luta, a luta pelas conquistas pessoais também podem parecer cansativas. Mas não desista.

Faça o seu planejamento pessoal

Aproveite todo momento de recomeço para se reavaliar. Se você ainda não tem suas metas e objetivos traçados de maneira clara, siga os passos a seguir para traçá-los agora mesmo:

  • Defina as suas metas;
  • Se organize;
  • Se aprimore;
  • Conheça os seus recursos;
  • Tenha foco;
  • Mantenha a motivação;

Não pense que está “tarde demais” para começar a pensar em uma mudança na trajetória. Nem que está “cedo demais” para pensar onde você quer estar daqui a um tempo. O momento certo para você começar a agir em prol de si mesmo é agora.

Por isso, pegue um papel e uma caneta e comece a se organizar para que todos os seus sonhos se concretizem de maneira gratificante através de um planejamento pessoal.

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by