BLOG

Os melhores artigos em Gestão Ágil e Liderança

29 de agosto de 2018

A importância do treinamento nas empresas: Prática x Teoria

Estar preparado para as adversidades cotidianas no ambiente empresarial é essencial. Isso tanto para líderes quanto para liderados. Mas a verdade é que nós não nascemos prontos para todos os tipos de situações e nem capazes de exercer todas as funções que nos são direcionadas. Para isso, é preciso entender a importância do treinamento nas empresas.

Uma vez que esse tópico é valorizado e posto em prática, é possível enxergar a diferença entre “prática e teoria”, e, assim, começar a enxergar todo o funcionamento organizacional melhorando exponencialmente.

Para obter o resultado esperado em algo você precisa, previamente, saber que o responsável pela tarefa têm capacidade para desenvolvê-la. Do contrário, não é justo cobrar demais. Nesse sentido, para justificar cobranças por resultados surpreendentes, gestores e colaboradores devem estar sempre alinhados com os procedimentos da empresa e com capacitações.

Capacitações individuais

É natural que colaboradores engajados com o próprio crescimento e da empresa busquem sempre novos conhecimentos. Assim, assegurando-se cada vez mais sobre a qualidade dos serviços realizados, o profissional anda com seus próprios pés na busca por consequências marcantes.

Nesse contexto, a empresa é um local de prática para os conhecimentos adquiridos em paralelo. Seja em cursos práticos, livros teóricos, cursos online, ou outras formas de aprendizado, é sempre importante que um profissional tenha vontade de se desenvolver por si, assim como espere incentivo da sua empresa para tal.

Importância do treinamento nas empresas

Passando para a posição das empresas nos treinamentos, é importante que – mesmo que ela não proporcione um treinamento interno -, esteja sempre em busca do desenvolvimento coletivo. Isto é, através das áreas que lidam com pessoas (recursos humanos), devem ser avaliadas as habilidades essenciais em cada área da empresa para, dessa forma, identificar quais os gaps precisam ser preenchidos.

É durante esse processo de avaliação que haverá a percepção das necessidades mais fortes da empresa. Dessa forma, o treinamento nas organizações poderá ser estruturado. E nesse contexto, a prática deve ser favorecida (como veremos adiante).

No momento de diagnóstico das habilidades essenciais, é recomendado que se crie um documento com listagem de competências para cada área da empresa. Para isso, vale consultar o líder de cada equipe, assim como referências no segmento. Esses profissionais conseguirão descrever as características (comportamentais e técnicas) que os colegas de equipe devem ter.

Esse momento de diagnóstico é totalmente importante para o treinamento nas empresas. Isso porque você estará solucionando diretamente uma dor interna. Por isso, os treinamentos devem andar sempre alinhados com o desenvolvimento de times. Essa compreensão é necessária para entendermos quais as consequências dos treinamentos nas empresas. 

Consequência de treinamento nas empresas

Dando ao colaborador a oportunidade de crescer – pessoal e profissionalmente -, o esperado é que ele esteja cada vez mais engajado com as causas da sua empresa. Isto é, uma vez que uma pessoa se sente importante e necessária para a realização de uma tarefa, ela age com mais dedicação e empenho.

Mais do que isso, vale destacar também as consequências abaixo:

  • Baixa rotatividade de equipes: oferecendo recursos de grande valia para esses profissionais, uma das consequências mais esperadas pelas empresas é que a rotatividade seja baixa. E isso é um fato real, uma vez que a satisfação aumenta e a sua estabilidade tende a aumentar também.
  • Alta produtividade: tendo os recursos técnicos, intelectuais e comportamentais necessários para o desenvolvimento de tarefas específicas, o profissional consequentemente produz mais. Para isso, vale acrescentar um treinamento sobre melhoria de processos.
  • Aumento do espirito de liderança: oferecendo oportunidade de crescimento intelectual para profissionais em posição de líder, eles podem coordenar e gerir cada vez melhor os times, gerando cada vez mais resultados positivos para o todo. Veja: Equipes de Alta Performance

 

A importância do treinamento nas empresas e na cultura organizacional

Mais do que capacitar equipes e conquistar todos os benefícios citados anteriormente, as empresas que investem em treinamento para equipes conseguem posicionar-se muito melhor quanto a sua imagem – interna e externa. Isso porque profissionais que investem no bem estar e na qualidade dos outros tendem a ser bem vistos. Nesse sentido, ter uma cultura organizacional bem definida é essencial para que todos estejam lutando por uma mesma causa e sabendo onde querem e esperam chegar.

Entendendo que o treinamento pode salvar a sua organização em diversos aspectos, percebe-se que para ser o melhor não é necessário apenas adotar novas tecnologias. Ou seja, produzir conhecimento é totalmente relevante e essencial.

Prática x Teoria

É uma verdade que profissionais de diferentes áreas tendem a pensar de forma divergente quanto a melhor forma de aprendizado. Isso acontece porque cada um tem a sua forma de compreensão própria. Apesar disso, um estudo da Center for Creative Leadership aponta que o aprendizado – em geral -, vem na sua maioria da prática e do compartilhamento de ideias.

Isso não quer dizer, obviamente, que a teoria não funciona. Apesar disso, é uma verdade que a teoria sozinha não conseguirá atingir a excelência profissional esperada. Isto é, o processo de aprendizagem vai muito além da absorção de conteúdos.

Além dessa pesquisa, outro apontamento vem do National Training Laboratories. Esse mostra que a taxa média de aprendizado para treinamentos práticos é muito maior do que para capacitações passivas. Ou seja, mais uma vez a prática se sobressai da teoria.

É por isso que o IEEP trabalha com capacitações muito mais práticas do que teóricas. Nosso tempo de treinamento é dividido 70% para prática, 20% para compartilhar conhecimentos e 10% para parte teórica. Reforçando, assim, toda a ideia de que precisamos praticar para que a excelência seja alcançada e o conhecimento afixado.

Dessa forma, sabendo a importância do treinamento nas empresas, convidamos você a conhecer as capacitações oferecidas pelo IEEP clicando aqui. Você pode levar o IEEP até a sua empresa clicando na imagem abaixo.

importância do treinamento nas empresas

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by