Blog

Gostou dos nossos conteúdos? Cadastre-se abaixo e receba em seu e-mail

13 de novembro de 2018

Como ser um bom líder influencia no alcance de resultados da sua organização?

Liderança é a ciência humana mais estudada no mundo e um dos assuntos mais falados em palestras, treinamentos, processos seletivos e conversas de negócios. Todos querem desenvolver essa habilidade, mas poucos tem a visão clara sobre o que isso significa na prática.  Para entender como ser um bom líder, você precisa antes o que significa na sua realidade.

A definição que mais compartilhamos no IEEP é uma que vem do livro o Monge Executivo:

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente em prol de um objetivo comum”.

Situações de liderança

Nesse contexto, para você entender como melhor influenciar as pessoas com quem trabalha, você precisa conhecer o seu contexto. Portanto, acreditamos que saber liderar pessoas é algo situacional e cada momento vai demandar habilidades distintas:

  • Terão situações que você irá precisar ser mais coach;
  • Terão momentos que você irá precisar ser mais visionário;
  • Terão momentos que você precisará de ser mais incisivo.

E neste instante, paramos para refletir: Mas por que saber como ser um bom líder vai me ajudar? É por que a jornada de como ser um bom líder é uma caminhada infinita. Eu particularmente, não conheço nenhuma pessoa que chegou a um estágio que se considera um líder tão bom, que não tenha nada a melhorar.

Isso acontece pois, a partir que desenvolvemos essa habilidade e vamos crescendo na carreira, novos desafios aparecem. Além disso, nossas situações que irão desafiar você a ser melhor. E quando falamos de desafios maiores, alcançar melhores resultados na empresa e atingir metas corporativas, uma pessoa nunca vai conseguir superá-los sozinhos.

Influencie as pessoas

Isso porque ela vai precisar de uma equipe para tal. Fator que torna a habilidade de liderança ainda mais relevante: você terá que influenciar as pessoas para elas darem o seu melhor e assim a sua equipe atingir os resultados necessários.

Mario Sergio Cortella, um dos principais filósofos brasileiros, diz que um líder é alguém que busca constantemente a excelência. Isto é, melhores resultados. Já o próprio Professor Vicente Falconi, define um bom líder como alguém que “atinge metas consistentemente, com o time e fazendo o certo”.

Portanto, é válido pontuar que um bom líder é capaz de melhorar os resultados da organização. Como dito, não basta saber como ser um bom líder, é preciso desenvolver algumas das práticas que caracterizam uma liderança de excelência e que garantem os resultados corporativos.

Barry Posner e James Kouzes são estudiosos apaixonados pelo tema. Ambos eram focados em análises sobre líderes altamente eficazes e promoviam mudanças cruciais nas organizações. Foi quando eles perceberam a existência de algumas práticas em comum para o sucesso desses gestores.

Estudos de liderança

A conclusão do estudo de Barry Posner e James Kouzes é que liderança não é um “estado” e, sim, uma “ação”. Por isso, no estudo de líderes eficazes viu-se uma grande semelhança entre determinadas ações e foi feito o levantamento de “práticas exemplares de liderança”. Nesse, a liderança está diretamente relacionada ao que se faz e não ao que se é, portanto, as práticas de liderança não são propriedade das pessoas que participaram do estudo.

As cinco práticas de liderança descritas neste estudo são:

  1. Modele o Caminho
  2. Inspire uma visão Compartilhada
  3. Desafie o Processo
  4. Capacite os outros a agirem
  5. Inspire os seus corações

Modele o Caminho

O primeiro passo é se tornar um bom líder pelo exemplo, ou seja, começa sempre com você mesmo (a auto liderança). É voltar-se para si mesmo, na direção da descoberta de seus valores e crenças pessoais. Todos devem descobrir os seus sonhos e motivações. Eles devem descobrir o conjunto de princípios e valores que guiam suas decisões e ações. E depois, você deve alinhar esses valores com toda a sua equipe, assim como conhecer os valores, crenças e propósito de todos na equipe. A partir, alinha-se o caminho para a ação da equipe;

Inspire uma visão Compartilhada

Líderes olham positivamente para o futuro e seus sonhos. Eles mantêm em suas mentes pensamentos e visões de como o futuro pode ser e partir disso, motiva as pessoas a sua volta. Eles cativam as pessoas para construir o futuro junto com ele, alinhando o futuro ao propósito individual de cada um.

Desafie o Processo

Grandes líderes são aqueles que conseguem fazer transformações significativas ao seu redor.  Porém, isso só é possível quando eles saem do status quo e fazem sempre além do que é esperado deles. A manutenção do status quo simplesmente gera mediocridade e isso é inaceitável para um bom líder. A mentalidade do líder é desafiar todos a darem o seu melhor e a questionar o processo.

Capacite os outros a agirem

Conforme comentamos, precisamos de uma equipe para fazerem coisas extraordinárias acontecerem. Portanto, você deve investir no fortalecimento de relações de empoderamento e confiança com a sua equipe.   É importante, desenvolver colaboração e de cooperação e a partir disso, capacitar e dar autonomia para o time dar o seu melhor. Ninguém gosta de um líder no seu pé o tempo todo.

Inspire os seus corações

Como dizem os próprios pesquisadores: “Pessoas facilmente se cansam, frustram, se desencantam e são tentadas a desistir. Líderes devem encorajar seus corações. Líderes normalmente fazem reconhecimentos individuais e celebrações entre o grupo. Atos genuínos de cuidado estimulam pessoas a continuar a caminhada.” Devemos elogiar sempre o trabalho dos outros. Não há nada mais frustrante que um bom trabalho sem o devido reconhecimento. E sempre celebre as suas conquistas com o time.

Para entender a fundo as 5 práticas exemplares, clique aqui e faça download do ebook sobre liderança.

Agora que você já sabe como ser um bom líder, ou pelo menos as práticas exemplares de liderança, é a hora de gerar ação. Um dos principais pecados quando falamos de liderança é ficar na inércia e não agir.

Entender como ser um bom líder é um passo fundamental para se familiarizar com o conceito, as práticas, a teoria como influenciar pessoas. E muita gente sabe isso, mas quando vamos pra prática, são realmente poucos que colocam isso dentro da sua organização.

É exatamente por isso, que a HSM em um estudo feito no Brasil, chegou à conclusão que 70% dos empresários brasileiros consideram que sua empresa não tem boas lideranças. Aliás, se você não faz nada com esse conhecimento que você acabou de ler, seu tempo não terá valido a pena. Portanto, te pergunto: Você pretende colocar em prática a ideia de como ser um bom líder? O que você vai mudar nas suas práticas de liderança? Qual o seu próximo desafio da sua equipe?

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by