BLOG

Os melhores artigos em Gestão Ágil e Liderança

17 de agosto de 2018

Como ser mais produtivo no trabalho: Veja as dicas

como ser mais produtivo

Metas para cumprir, muitas tarefas finalizar. O celular toca, um e-mail chega, algo de urgente aparece. Ser produtivo não significa, necessariamente, entregar mais de uma coisa ao mesmo tempo. Inclusive, isso pode atrapalhar a sua produtividade uma vez que não estará focado em nada. Sendo assim, como ser mais produtivo no trabalho?

Como ser mais produtivo no trabalho

Bem, o foco não é algo fácil de ser conquistado, apesar disso, você precisa encontrar o seu ponto focal. Por isso, reunimos dicas excelentes para você entender como alcançar o marco de alta produtividade.

Para início de conversa, não é preciso se desesperar! Ou seja, a partir de atividades simples e totalmente acessíveis você consegue ter uma balança de entregas muito mais favorável. Veja como:

1) Planejamento

Não é um mito. O planejamento é essencial para que o máximo de coisas possíveis estejam alinhadas para você construir um cenário da rotina. Ou seja, você precisa pensar – e anotar – todas as coisas que faz para estar sempre com os pés no chão. Nunca achar que faz menos ou que faz mais do que realmente tem como atividade.

Uma dica legal é você classificar suas atividades em prioridades e níveis de dificuldade. Além, de, é claro, indicar quanto tempo você gasta para fazer cada coisa. Não precisa ser altamente cronometrado, mas não enrole falando que gasta uma hora em algo que leva apenas vinte minutos. Para entender como ser mais produtivo no trabalho você precisa ser fiel a sua realidade.

como ser mais produtivo no trabalho

Produtividade Nível A

Pensando nessa classificação de tarefas, sabemos que pessoas com produtividade “Nível A” costumam rever suas tarefas todos os dias. Assim acontece para que elas estejam sempre cientes de como será o dia seguinte. Ou seja, esse planejamento não diz respeito a algo fixo e imutável. Pelo contrário, é necessário que você esteja sempre revendo as suas tarefas e agendando-as dentro da sua realidade.

Em nossos cursos de Gestão de Tempo costumamos dar o exemplo do Princípio de Pareto, ou regra do 80/20. Essa defende que a totalidade de atividades que realizamos está dividida em:

  • 20% das tarefas são responsáveis por 80% dos resultados de valor que alcançamos. Isso quer dizer que a maior parte dos nossos resultados vêm da menor parte de tarefas que realizamos.

Tendo isso em mente, conseguimos perceber que é preciso identificar quais são essas tarefas e, dessa forma, dedicar nossos esforços à elas. Isso porque precisamos relembrar as nossas metas e estar cientes de que temos que estar sempre alinhados à elas.

2) Organize o seu ambiente

Parece ilusório, mas é uma realidade que quanto mais desorganizada estiverem as coisas ao seu redor, mais desorganizada estará a sua vida. O seu trabalho pode ser muito bem organizado conforme você perceber o que tem te atrapalhado e tirado a sua concentração. Não são as diversas atividades, na maioria das vezes. Geralmente as redes sociais abertas, a mesa desorganizada, um elemento que você sempre para para analisar. Tudo isso pode interferir no seu foco.

Se você se preparou para realizar uma atividade que demanda muita atenção, então tente se desconectar de tudo o que te fará perder a atenção. Inclusive de pessoas. Solicite aos seus companheiros de trabalho, por exemplo, que não te chame por determinado tempo. Organizando-se dessa forma você conseguirá otimizar o seu tempo e ambiente. E cada vez mais perceberá o resultado no número (e no valor) das suas atividades cumpridas.

3) Apoie-se no que pode ser auxiliar

Nem todas as tecnologias são proibidas para entender como ser mais produtivo no trabalho. Isto é, existem muitas ferramentas que podem ser altamente auxiliares para o seu momento de controle, planejamento e finalização de tarefas. Então, para aumentar a sua produtividade leve em consideração utilizar alguma dessas: Trello; Asana; Basecamp; Todoist.

Você também pode utilizar outras. O ideal é que encontre a que mais se adaptar com seu estilo de trabalho e de gestão. Todas essas citadas acima podem ser utilizadas tanto individual quanto coletivamente.

Tendo essas ferramentas como fontes de controle das suas tarefas, você terá uma visão macro de tudo o que fez, precisa ser feito e o que está em andamento. Mas para que isso realmente aconteça como esperado é preciso disciplina.

4) Técnicas avançadas de Gestão de Tempo e Produtividade

É importante que você saiba mais do que apenas planejar e controlar as suas tarefas. Entender o que é ou não é prioridade, saber dizer não, otimizar o tempo de produção e outras coisas, devem ser parceiros seus na busca pela alta performance produtiva.

Para você alcançar o êxito nos projetos, não basta buscar apenas o resultado individual. Desejar que isso seja reflexo para o resto da equipe é igualmente necessário. Isto porque, geralmente os resultados dependem de mais de uma pessoa.

Para que você consiga transmitir o conhecimento de Como ser mais produtivo no trabalho para o resto da sua empresa, temos cursos que são ligados à essa área e que já auxiliam muitas empresas. Sendo assim, você pode verificar os cursos que estão em aberto clicando aqui ou demonstrar interesse em levar o IEEP para sua cidade, acessando este link.

que tipo de lider

Veja Mais Artigos
1
Oi, tudo bem? 😄
Aqui é o Bruno, do IEEP
Tem alguma dúvida? Ficarei feliz em te ajudar!
Powered by