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7 de novembro de 2018

4 dicas: Como melhorar o ambiente de trabalho ainda hoje

Não basta contratar boas pessoas para sua empresa se você oferece um local de atividade ruim e desestimulante. Por isso, é ideal que você entenda como melhorar o ambiente de trabalho para que as pessoas realmente se sintam parte da organização. Mais do que isso, que elas tenham vontade de lutar diariamente pela causa comum.

Nesse sentido, é importante que os colaboradores consigam perceber a sua importância naquele espaço. Para isso, selecionamos quatro dicas indispensáveis para você começar a colocar em prática hoje mesmo essas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho.

Como é a sua organização?

Antes de partir para o entendimento de como melhorar o ambiente de trabalho, é fundamental que você comece a considerar alguns termos chaves como: clima organizacional, feedback, liderança participativa, treinamentos frequentes. Isso porque quando estamos falando sobre a melhora do ambiente, não é simplesmente sobre a estação de trabalho de um colaborador. Ou seja, é bem provável que um computador que cai a internet frequentemente irrite muito menos do que um líder arrogante e desestimulante.

Tendo isso em mente, partiremos agora para quatro dicas de como melhorar o ambiente de trabalho ainda hoje. Para colocá-las em prática, tome nota o seguinte:

  • Qualidade de vida precisa ser levada a sério;
  • Gestão de tempo é fundamental para que tudo saia como planejado;
  • Divisão de tarefas é indispensável para garantir produtividade;
  • E é possível criar um ambiente saudável sem ter que trocar todos os colaboradores da sua empresa.

Como melhorar o ambiente de trabalho

Dica 1: Melhore a comunicação interpessoal da sua empresa

Toda organização precisa de interação entre seus colaboradores. Afinal de contas, a maior riqueza de uma empresa é justamente essa força de equipe. Por isso é imprescindível que o primeiro passo para entender como melhorar o ambiente de trabalho ainda hoje é perceber que sua comunicação precisa se aprimorar.

Nesse sentido, é válido ressaltar que isso não é algo natural. Isto é, a melhora da comunicação precisa partir do estímulo de alguém que está em uma posição de liderança. Isso porque é dessa forma que os liderados começarão a perceber sua importância e valorização.

Mas, quando falamos sobre melhora de comunicação é importante saber que não é referente a um bate papo sobre o dia a dia, por exemplo. Essa melhora precisa estar relacionada a questões profissionais. Feedbacks, por exemplo, são fundamentais para que um colaborador consiga perceber sua importância e seu impacto na organização. Sendo um feedback negativo, ele perceberá pontos de melhoria. Já um feedback positivo, ele perceberá que pode se aprimorar ainda mais para continuar crescendo.

Por isso é importante que para ter um bom ambiente você estimule o repasse dos dois tipos de feedbacks. Dessa forma, evita que o colaborador se sinta apenas desestimulado – percebendo que só faz coisas erradas; e também evita que ele ache que não precisa melhorar nunca, que já está perfeito da forma que está.

Dica 2: Valorize a opinião dos colaboradores

Outra forma de melhorar a comunicação interpessoal no ambiente de trabalho é valorizar a opinião dos colaboradores. Ou seja, solicitar a intervenção de pessoas das equipes enquanto pertencentes de um grupo organizacional amplo. Assim, você consegue construir um ambiente que seja de todos e não apenas de alguns que estão em posição privilegiada de escolha.

Para isso você pode iniciar um processo simples como “colocar uma caixinha de sugestões” (e dar feedbacks sobre essas sugestões); ou até mesmo disparar um e-mail para todos os funcionários mostrando o quão importante sua participação é e solicitando que dê um retorno sobre o que acha que pode ser melhorado no ambiente.

O mesmo vale para processos organizacionais. Sabendo que estão ou não de acordo com a estruturação desses pela sua empresa, você consegue perceber o nível de satisfação do colaborador também.

treinamentos para equipes nas empresas

Dica 3: Busque benefícios para oferecer aos colaboradores

A vida no trabalho não diz respeito apenas ao que é vivenciado no ambiente específico do escritório. Quer dizer, a vida da pessoa fora desse local também diz muito respeito sobre como sua atitude é refletida. Por isso é essencial que você busque benefícios para eles. É claro que você pode selecionar aqueles que também agregam à sua sua empresa, mas não foque apenas nisso. O seu colaborador vai ficar satisfeito em ver que você se importa com seu crescimento em todos os âmbitos.

Por isso, investir em capacitações e treinamentos práticos é muito importante. Tanto aqueles que vão agregar para a melhora do trabalho e rendimento, quanto aqueles que seus colaboradores têm curiosidades em expandir conhecimentos.

Além disso, você pode buscar benefícios como descontos em faculdades particulares, em cursos de línguas estrangeiras, academia, restaurantes, entre outros. Assim, você mostra como melhorar o ambiente de trabalho é importante para que o rendimento das pessoas fique cada vez mais satisfatório. Isso porque, como dissemos, a qualidade de vida é ponto fundamental para que o clima de trabalho seja saudável.

Dica 4: Foque em pensamentos positivos

Estimular a positividade dos colaboradores é uma das formas de melhorar o ambiente de trabalho de maneira eficiente. Isso porque reclamar de clientes que fazem coisas erradas, de um produto que está em falta no estoque, de um fornecedor que sempre pisa na bola são atitudes que acabam fomentando um pensamento de desânimo e desmotivação na equipe como um todo. Inclusive naquelas pessoas que só ouviram o comentário e não têm relação direta com o acontecimento.

Por isso, incentive um trabalho que encontre mais soluções do que relate problemas. Porém, não deixe que seus colaboradores não tenham suporte para isso. Ou seja, dê todos os instrumentos necessários para que eles possam construir pensamentos positivos sobre o ambiente de trabalho e também sobre os colegas que trabalham no mesmo local.

Assim, todos podem fazer parte de uma organização saudável. E você terá entendido, finalmente, como melhorar o ambiente de trabalho para seus colaboradores. Nesse caso, estamos dispostos a te ajudar. Clique aqui e converse com nossos especialistas.

Extra: Capacite suas lideranças

Pessoas em posição de liderança precisam agir como tal. Apenas dessa forma o desempenho de todos os seus liderados estará de acordo com o esperado. Mais do que isso, um bom líder precisa saber quais são as necessidades de sua equipe para auxiliar na compreensão de como melhorar o ambiente de trabalho.

Leia também: Competências de um líder – todos precisam ter as mesmas?

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